Ir para conteúdo
Anúncios

Sistema start-stop: um aliado do meio ambiente e do bolso

botão start-stop

startstop

Com a urgência de redução de emissões de gases poluentes e combustível caro, não basta melhorar a eficiência energética dos motores. É preciso otimizar o tempo de funcionamento. No tráfego urbano, sabe-se que o veículo fica parado pelo menos 20% do tempo, em marcha lenta, mencionando ainda os congestionamentos, no qual o veículo passa menos de 10% do tempo em movimento.

Por que o propulsor precisa ficar ligado todo esse tempo, queimando combustível sem cumprir o seu papel? A partir desta pergunta, os engenheiros da Valeo criaram o sistema start-stop, o qual estreou em 2004 no Citroën C3 francês.

Seu princípio de funcionamento principal está no desligamento e repartida automáticos após o veículo permanecer parado e desengatado durante um determinado período de tempo, o qual varia entre 10 segundos e 1 minuto, conforme a configuração da central eletrônica. Simplificando: quando o veículo está parado no sinal ou congestionamento, o start-stop desliga o motor. Quando retomar o percurso, dá a partida de forma automática, sem atrasos. A economia de combustível é de pelo menos 8% e a redução de emissões pode chegar a até 20%. O silêncio interno também agrada bastante.

Na prática, o funcionamento é simples e não exige grandes intervenções do motorista: em veículo de câmbio manual, é necessário pisar no pedal de embreagem e deixar a alavanca de trocas em ponto morto para que o motor seja desligado. Ao engatar a primeira marcha e soltar a embreagem, o motor parte novamente. Em carros automáticos, basta manter o pedal de freio pressionado para parar o propulsor, que reiniciará ao soltar.

A desvantagem do sistema consiste no maior preço dos componentes do sistema elétrico, como bateria e motor de partida, de maior capacidade devido à carga significativamente maior. Outro ponto negativo consiste no fato de que o ar condicionado funciona apenas na ventilação com o motor desligado, como nos veículos sem o sistema. Eles possuem a opção de desativar o start-stop, deixando o propulsor ativo apenas para manter a refrigeração funcionando, anulando a economia pretendida e atuando como um veículo comum.

Alguém pode perguntar: se eu simular manualmente o funcionamento do sistema start-stop, vou economizar combustível?

A resposta é sim. A economia de combustível será a mesma ou até maior do que a do sistema automatizado, pois o motorista pode desligar o motor logo ao perceber que irá ficar parado, sem esperar os dez segundos.

Então todos os motoristas deveriam desligar o motor toda vez que parassem em um sinal?

Não. O sistema de partida de um veículo comum não é projetado para suportar tantas partidas, o que ocasionaria desgaste prematuro no motor de partida e na bateria, trazendo a necessidade de manutenção antecipada, cujo custo supera o valor economizado com combustível. O motorista pode ficar sem bateria em caso de muitas partidas sucessivas. Este procedimento só é recomendado caso o tanque esteja na reserva para aumentar a autonomia. Não deve ser usado como padrão, pois sobrecarrega o sistema elétrico.

O que aconteceria se todos os veículos fossem equipados com o sistema?

A queda nas emissões seria considerável, melhorando a qualidade do ar dos grandes centros. Com os veículos desligados enquanto parados, o nível de ruído também seria reduzido. Bilhões de litros de combustíveis seriam economizados, impactando positivamente o preço. A despesa com combustíveis seria 10% menos, em média. Os carros seriam mais confortáveis devido ao novo funcionamento, mas também mais caros, por conta dos componentes mais reforçados.

Veículos como o Audi A1, o BMW X1 e Porsche Panamera já são equipados com o sistema start-stop. Sua popularização traria diversos benefícios aos seus compradores e ao meio ambiente. Confira seu funcionamento no vídeo feito pela Bosch, para carros com transmissão manual:

Anúncios

Um comentário em “Sistema start-stop: um aliado do meio ambiente e do bolso Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: