Pular para o conteúdo

Trocar o banco original de tecido por couro influencia no acionamento dos airbags?

airbags laterais bancos de couro
A leitora Andrea enviou a dúvida abaixo, a respeito do acionamento dos airbags:
O fato de um consumidor trocar o banco original do banco de tecido por um de couro influencia no acionamento dos airbags? A concessionária pode ser acionada por um consumidor em razão do banco de couro ter atrapalhado seu acionamento?

Resposta do EA

Primeiramente, compreende-se que a questão se refere a airbags laterais – os side bags –  os quais têm seu mecanismo de acionamento embutidos na estrutura dos assentos dianteiros. Assim, precisa-se aprofundar como eles funcionam.

Os airbags de cortina estão anexos às colunas B (centrais, entre as portas dianteiras e traseiras) do veículo, ao passo que o airbag do motorista está contido no volante e os do passageiro do banco dianteiro e os para joelhos, no interior do painel.
Em veículos de entrada e/ou mais antigos, os assentos possuem uma tampa plástica pela qual o airbag dispara, como os mecanismos dos airbags frontais e de joelho embutidos no painel.
No acionamento, a peça se projeta para o assoalho e a bolsa infla em décimos de segundo, a uma velocidade em torno de 300 quilômetros por hora. Este sistema de airbag não recebe revestimento, e o serviço de instalação de couro não interfere no mecanismo.
Em modelos de luxo e/ou mais modernos, o mecanismo de acionamento do airbag fica embutido por baixo do revestimento e não pode-se observar cobertura aparente, e consegue-se saber sua posição ao tatear o assento. Em caso de acidente, o sistema rompe o revestimento e o airbag dispara.
No projeto da peça, feito pela montadora em conjunto com o fornecedor, é feito um manual de instalação do revestimento a ser seguido pelo fabricante, montadora e prestadores de serviço.
No ato da instalação de bancos em couro, o prestador de serviço recebe um mapa de instalação para veículos com bolsas laterais (side bags) para sua execução correta. Boa parte dos assentos com airbags embutidos também possuem mecanismos de regulagem e aquecimento/ventilação elétricos, o que torna a peça muito sensível e exige grande cuidado dos profissionais em seu manuseio, não apenas na instalação do revestimento como da ligação dos comandos elétricos.
O instalador precisa ligar corretamente o chicote dos airbags, regulagens elétricas e climatização dos assentos, quando houver. A montagem incorreta pode gerar falha no acionamento das bolsas, assim como quedas ou erros de montagem podem danificar a peça.

Respondendo às questões

O fato de o consumidor trocar o banco original de tecido por couro não influencia no acionamento dos airbags, quando o serviço é executado corretamente.

A concessionária ou oficina independente, prestadora do serviço, pode ser acionada pelo cliente em caso de falha no funcionamento dos airbags.

Em caso de processo judicial, o magistrado solicitará uma perícia a um engenheiro mecânico para concluir se a falha foi causada pela instalação do couro, por um erro da montadora/fornecedor ou por outro serviço feito no assento alheio à instalação do revestimento
 O fabricante possui histórico de aprovação de controle de qualidade e deve comprovar que o veículo foi aprovado e entregue com o sistema em plenas condições de funcionamento. Por sua vez, a concessionária deve manter histórico de serviços prestados e sua aprovação técnica.
O proprietário do veículo deve manter o registro de revisões e manutenções. O resultado sairá após a perícia técnica de engenharia e juntada de provas documentais das três partes.
Gostou do artigo? Siga Educação Automotiva cadastrando seu e-mail na opção “Seguir Educação Automotiva” no rodapé da página e receba todas as novidades em tempo real.

⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓

1 Comentário »

  1. Atualmente todos veículos deverão vir com essa cortina ,trabalho com instalação de bancos de couro há mais de quinze anos.ja instalamos em inúmeros veículos e até hoje não tivemos incidentes .Hoje se tem máquinas modernas que costuram conforme as normas de seguranças das montadoras,mas o mais importante é ter profissionais capacitamos para instalação dos bancos de couro!

    Curtir

  2. Bom dia Pedro! A Grancouro, é uma empresa especializada na fabricação de revestimentos de interiores automotivos. Sobre a fabricação de kits com side airbag, temos:
    1. Homolongação da MGA (empresa americana);
    2. Laboratório interno de teste de costura em kits com side airbag;
    3. Seguro de RC para o produto “kits com side airbag”;
    3. Processo em andamento de certificação ISO 9001.
    Julgamos importante ter o máximo de cuidado na fabricação desse produto, visto que é um item de segurança no qual o cliente paga pelo mesmo.

    Curtir

    • Olá Jefferson

      Se você fala em cobrir os bancos com capas fixadas por cima do revestimento de tecido ou couro com elásticos ou presilhas, a área de deflagração dos airbags laterais deve ficar descoberta.

      A capa não pode cobrir esta parte – sinalizadas com as escrita ‘SRS AIRBAG’ nas laterais externas do banco. Se isso ocorrer, o funcionamento do sistema ficará prejudicado em caso de acidente.

      Se a sua intenção é trocar o revestimento original de tecido por couro ou outro material, a oficina que executar o serviço fará de forma a mantê-los funcionando normalmente.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

  3. Se eu instalar o couro fora da concessionária eu perco a garantia do Air bag e, em caso de falha em acidente, o direito de recorrer? Pois essa informação está sendo passada pela equipe de acessórios da concessionária.
    Em caso afirmativo, na falha de um acionamento, quem será o responsável?

    Curtir

    • Olá Vanessa. Para que a garantia seja mantida, a oficina que faz a instalação do couro precisa ser credenciada pelo fabricante.

      Algumas marcas retiram a garantia para acessórios instalados por oficinas não credenciadas, mesmo em concessionária, a qual assume para si a garantia.

      Como as políticas de concessão de garantia variam muito entre as empresas e mudam ao longo do tempo, a melhor prática é ligar no SAC do fabricante do veículo e consultar se:

      – O fabricante mantém a garantia para empresas credenciadas, das quais muitas prestam serviços para concessionárias e seguradoras;

      – Se o fabricante possui uma lista de empresas credenciadas a instalar acessórios, a prestadora do serviço para o seu veículo está autorizada pela montadora;

      – Se resolver fazer a instalação na concessionária, se a garantia dos air-bags fica a cargo do fabricante ou da concessionária;

      – Caso a opção seja pela loja credenciada, se a garantia é de fábrica ou da instaladora;

      Após ligar para o SAC do fabricante, pergunte para a concessionária e para a empresa sobre a garantia, pois mesmo a instalação em concessionária pode ter problemas na garantia dos air-bags.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.