Pular para o conteúdo

Escolhas entusiastas – Os 8 melhores carros para entregar prazer ao dirigir

O artigo anterior listou oito modelos de “carro para quem não gosta de carro” e “dirige para viver”. Agora é a vez dos apaixonados por carros.

Os autoentusiastas consideram o ato de dirigir algo sacrossanto, e dirigir modelos comuns e sem sal uma heresia. Este artigo traz o exato oposto: os carros para quem é apaixonado por carro.

À exceção do modelo de número 7 da lista – muito amado por este público pequeno mas fanático – todos receberam motores turbo de seus fabricantes, pois nada mais apaixonante que a arrancada bruta proporcionada por um modelo com 95% do torque disponível logo às 1500 rpm.

Ao contrário dos não-entusiastas, os aficionados por automóveis se dispõem a ralar para ter o carro dos sonhos, e nenhum contratempo os fará desistir de seu objeto do desejo. Exceto outro exemplar ainda mais empolgante.

Novo ou usado, esses modelos trarão a maior quantidade de sorrisos por real que um carro pode proporcionar aos seus compradores. Veja quais são a seguir.

1 – VW up! TSI

Este pocket rocket (“foguetinho de bolso”, em tradução livre do inglês) é o subcompacto dos sonhos de 9 em 10 entusiastas. Com motor 1.0 sobrealimentado de 105 cv para 951 quilos, a “caixa de fósforo” da Volkswagen deixa para trás modelos muito mais caros como Honda Civic, Mitsubishi ASX e Hyundai iX35, para citar alguns.

Apesar de caro para sua categoria, este pequeno foguete oferece conteúdo generoso para sua categoria, juntamente com a facilidade em manobras e tamanho compacto procurado pelos seus compradores.

Os apaixonados por carro preferirão, sem dúvida, um VW up! turbinado ao um Chevrolet Onix 1.4 ou Hyundai HB20. Certamente, pode-se dizer que consistem em bons negócios, mas carecem da pegada entusiasta tão desejada por este pequeno e fanático fã-clube do VW up! TSI.

2 – Ford Fiesta Titanium 1.0 EcoBoost

Raros e caros, o Ford Fiesta 1.0 EcoBoost é considerado o compacto premium mais avançado disponível no Brasil. Ter uma das unidades motrizes mais admiradas do mundo debaixo do capô custa caro, afastando a maioria dos consumidores comuns. Somando-se a tecnologia embarcada, a versão topo-de-linha do compacto da marca do oval azul oferece a tecnologia mais avançada do mundo para o segmento, excetuando os modelos de luxo.

Muitos perguntarão o porquê o novo Volkswagen Polo não foi escolhido o melhor compacto para os entusiastas. O modelo a seguir responde esta indagação, deixando a menção honrosa ao arquirrival do Ford Fiesta na Europa.

3 – Volkswagen Virtus 200 TSI

O sedã do Polo conquistou a categoria de sedã compacto preferido dos entusiastas, mesmo antes de seu lançamento. O motor 1.0 TSI de 128 cavalos, a eletrônica embarcada herdada dos modelos da Audi e o porta-malas de mais de 500 litros fazem a alegria do motorista que precisa de espaço e conforto para transportar a família, mas repudiam a pobreza de acabamento, tecnologia e equipamentos de seus concorrentes.

A nota máxima nos testes de impacto do LatinNCAP se mostra mais um apelo àqueles que desejam o modelo mais seguro para sua família. E o mais potente, econômico, conectado e moderno da categoria, saindo da mesmice dos rivais Chevrolet Prisma, Hyundai HB20S e Toyota Etios.

4 – Chevrolet Cruze LTZ2 1.4 Turbo

No passado, os sedãs médios e grandes da Chevrolet dominaram a categoria. A partir dos anos 2000, essa hegemonia foi quebrada pela dupla nipônica Honda Civic e Toyota Corolla, os quais não apenas tomaram de assalto a liderança de vendas como fizeram o brasileiro esquecer de todo o prestígio que os modelos topo-de-linha da marca da gravata azul (hoje dourada) desfrutaram no passado.

Pois bem. O herdeiro direto de Monza, Opala, Vectra e Omega honra a tradição da marca e traz um conjunto muito entusiasta por menos que o líder do segmento – o Toyota Corolla. Teto solar na versão Sport6, assistente de manobra, sistema de concierge OnRoad, sensor de permanência na faixa e piloto automático adaptativo completam o pacote tecnológico.

O motor 1.4 turbo é a redenção do antigo 1.8 Ecotec, considerado lento e gastão. Com 153 cv e 24,5 kgf.m de torque, o sedã da Chevrolet anda mais e bebe menos que todos os modelos da sua faixa de preço. Este pacote de equipamentos generoso com propulsor moderno desbancou o antigo queridinho dos GearHeads: o Volkswagen Jetta 1.4 TSI. Cansado e à espera da nova geração, ele cedeu a preferência deste público para o Cruze.

Para sair da mesmice da dupla nipônica, o Chevrolet Cruze tem agradado até o público menos entusiasta, assim como sua modernidade tem chamado a atenção dos apaixonados por tecnologia automotiva avançada.

Menção honrosa: o Honda Civic Touring, versão topo-de-linha, recebeu o motor 1.5 turbo de 176 cv e entrega desempenho e pacote de equipamentos mais completo que o Chevrolet. Porém, isso tem um preço: R$ 20 mil mais caro em relação ao modelo de São Caetano do Sul. Quem tiver bala na agulha (e não preferir partir para um BMW ou Audi) terá um Honda tão entusiasta quanto os VTEC antigos.

compra de carros entusiasta gearhead honda civic touring

5 – Audi A4

Entre os sedãs de luxo, o Audi A4 oferece o melhor de seus dois rivais: a modernidade e bom acabamento do Mercedes Classe C em conjunto com a dirigibilidade e prazer ao dirigir do BMW Série 3. Este modelo entrega tecnologia embarcada em quantidade e qualidade muito acima dos rivais, sendo o único a oferecer painel e instrumento combinado em TFT e a eletrônica mais avançada de sua categoria, quiçá do mundo.

O cliente que deseja o estado-da-arte da tecnologia automotiva e está disposto a por a mão no bolso para comprá-lo e mantê-lo, encontrará no Audi A4 o pacote mais completo do segmento, unindo acabamento esmerado, prazer ao dirigir e alta tecnologia em um só carro. O sonho de todo entusiasta.

6 – Volkswagen Golf Variant 1.4 TSI

Autoentusiastas, em sua maioria, repudiam SUV´s devido à sua dirigibilidade deficiente e visual carregado demais. As station wagons representam o carro ideal para a família entre a comunidade GearHead. Muitos de seus membros cresceram nos anos 70, 80 e 90, nos quais as peruas dominavam a mente dos motoristas que buscavam espaço e conforto para filhos, pais, irmãos, parentes e amigos.

A paulatina substituição das peruas por minivans e SUV´s desagrada aos apaixonados por carro devido à dirigibilidade pobre destes tipos de carrocerias, os quais devem muito em comportamento dinâmico, estabilidade e performance em relação às station wagons, as quais entregam desempenho quase idêntico aos hatches e sedãs que lhes deram origem.

Então o sujeito tem esposa, filhos, sogra e vive transportando parentes e amigos para todo lugar. Todavia, ele deseja manter a pegada esportiva do hatch médio de sua juventude, simultaneamente ao cumprir seus deveres de chefe de família.

Aí a Volkswagen Golf Variant desponta como a preferida dos entusiastas, a “última das moicanas” no meio de um mercado inundado de SUV´s e crossovers. Uma verdadeira heroína da resistência, a qual oferece o mesmo espaço interno dos concorrentes mais altos e desempenho de utilitários esportivos de categorias superiores, os quais custam o dobro do preço.

Ao buscar um carro para a família, mas sem abrir mão da paixão automotiva, o slogan deve ser dito em alto e bom som: SALVEM AS PERUAS!

7 – Subaru Outback

Um modelo de uma das marcas mais amadas pelos GearHeads com o tipo de carroceria mais desejado pelo mesmo público. Qual carro de família pode ser mais entusiasta que uma perua Subaru?

Nesta faixa de preço, existe boa oferta de station wagons, todas de origem alemã e muito legais. Entretanto, a receita Subaru se destaca na multidão de opções para famílias devido à sua diferenciação em relação aos demais concorrentes, entregando dirigibilidade ímpar para carros de família, com seu centro de gravidade mais baixo, surpreendentemente boa para um crossover de perua com SUV.

Consistindo no único modelo com motor aspirado deste artigo, seu 3.6 de 6 cilindros opostos faz bonito com seus 256 cv de potência. A simetria com baixo centro de gravidade torna a experiência ao volante algo extremamente prazeroso, superior a diversos sedãs premium alemães.

Os GearHeads mais viscerais, despegados à tecnologia eletrônica e ao acabamento luxuoso, desejarão esta perua até o último fio de cabelo. O prazer de dirigir de um Subaru falará mais alto que a opção de adquirir exemplares da Mercedes ou BMW pelo mesmo preço e a dificuldade de achar oficinas para manutenção.

8 – Volkswagen Amarok 3.0 V6 Turbodiesel

Apaixonados por carro torcem o nariz para a Toyota Hilux devido à sua construção robusta e confiável, mas simplória e completamente desprovida de tecnologia avançada e entusiasmo. A autodenominada “picape mais inteligente do Brasil” faz jus à propaganda e entrega todos os recursos mais avançados da categoria.

Para instigar ainda mais os agroboys apaixonados por carros imponentes, esta versão traz o motor 3.0 V6 Turbodiesel, com 224 cv (pode chegar até 245 cv com o overboost) de potência e impressionantes 55 kgf.m de torque. Pelo mesmo preço da concorrente nipônica best-sellertop of mind, o consumidor que valoriza tecnologia e alta performance leva para casa (ou fazenda) uma picape muito mais refinada.

O famoso “carro do patrão”.

MAXIMIZANDO O PRAZER AO DIRIGIR

Em oposição ao comprador racional, o entusiasta exige mais do modelo procurado, se dispõe a pagar mais para tê-los, empregar mais tempo e recursos para mantê-lo e pesquisar, estudar, guiar e empenhar toda a sua energia para adquirir o veículo que maximize seu prazer ao dirigir.

Para os apaixonados por carro, sentar atrás do volante, girar a chave e ouvir o ronco do motor consiste em um momento sagrado – quase transcendental – de sua rotina. Para eles, dirigir é um ato sagrado demais para aceitar modelos insípidos, lentos e ordinários. Esta lista traz uma pequena amostra dos desejos que um car lover pode levar para a sua garagem pelo valor dos modelos preferidos dos consumidores convencionais.

O lema dos GearHeads é: a vida é muito curta para dirigir carros chatos. Escolha qualquer um desta lista para fazer o coração dos aficionados bater forte.

Gostou do artigo? Siga o Educação Automotiva no Twitter e no Facebook, e receba em tempo real os novos artigos. Se preferir, digite seu endereço de e-mail na caixa Seguir Educação Automotiva no rodapé da página.

1 Comentário »

    • Excelente matéria, parabéns!!! Penso muito parecido na maioria dos carros apresentados (Up, Outback, Amarok, etc). Só achei que ficou faltando o BMW 320. Acho que em prazer ela supera em muito o A4.
      Grande abraço!

      Curtir

  1. Excelente matéria, parabéns!!! Penso muito parecido na maioria dos carros apresentados (Up, Outback, Amarok, etc). Só achei que ficou faltando o BMW 320. Acho que em prazer ela supera em muito o A4.
    Grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.