Pular para o conteúdo

Descubra em qual estado seu carro usado foi emplacado

em qual estado carro foi emplacado

O atual sistema de placas brasileiro entrou em vigor em 1991 e é funciona por um método alfanumérico dividido por unidade federativa – os estados. Por meio dele, é possível descobrir em qual estado o veículo recebeu seu primeiro registro, ao sair da concessionária.

Com o aumento da frota e baixas nos registros de modelos tirados de circulação pelo fim da vida útil, acidentados ou roubados, novos lotes foram liberados, fazendo com que a identificação do primeiro estado de emplacamento fique confuso.

A tabela abaixo mostra os intervalos de registro de novas placas por estado.

tabela de siglas alfanuméricas placas por estado

É POSSÍVEL OBTER UM NÚMERO DE PLACA ESPECIAL OU PERSONALIZADO?

Sim, mediante o pagamento de uma taxa adicional, cujo valor varia conforme o estado. Porém, a escolha se restringe aos intervalos liberados para cada estado. Não é possível escolher um número registrado em outro estado ou fora dos lotes liberados pelo Renavam.

Naturalmente, o número a ser escolhido não deve ser sido utilizado por outro veículo.

OS LOTES DE QLU 0001 A ZZZ 9999 NÃO FORAM LIBERADOS E NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PARA ESCOLHA DE PLACA PERSONALIZADA.

É PRECISO MUDAR O NÚMERO DE PLACA APÓS VENDA PARA OUTRO ESTADO?

Não. O número de placa fica mantido e apenas a tarjeta com a cidade e estado de registro são substituídos. As vantagens consistem na redução dos custos de transferência de veículos e a possibilidade de saber o estado de origem do veículo, no qual ele foi comprado zero quilômetro.

AO MUDAR A MODALIDADE DE LICENCIAMENTO, É NECESSÁRIO ALTERAR O NÚMERO DA PLACA?

Não. Esta situação ocorre com maior frequência ao transformar um veículo comercial, de placas vermelhas, em particular, de placas cinza. Não é necessária a troca no número de placa, e a regra vale para qualquer modalidade.

Você sabia que é possível descobrir a marca, o modelo, motor, ano/modelo e em qual fábrica um carro foi feito sem vê-lo pessoalmente? Clique aqui e aprenda também o que significa cada dígito do número de chassis!

 

1 Comentário »

    • Não há como saber em qual estado ocorreu o primeiro licenciamento com placa amarela porque aquele sistema exigia a troca do número ao mudar o estado de licenciamento.

      Encontrar o histórico não é nada fácil, já que não tinha nenhum sistema informatizado que contenha dados tão antigos, de fácil acesso.

      Obrigado pelo contato.

      Curtir

    • Boa tarde Anderson.

      Assim como existe a tabela de siglas liberadas para cada estado, também existe outra das subdivisões para cada município. Como são 5571 cidades no Brasil, não é possível decorar todas as siglas, rs.

      Grosso modo, a sigla DHZ saiu para cidades na região de Bauru, entre 2001 e 2003.

      Obrigado pelo comentário.

      Curtir

  1. consultei um veiculo cuja plca é GKM, que teoricamente seria de MG, mas ao consultar os dados do veiculo no detram MG consta: veiculo nao cadastrado na base de MG!? não entendi

    Curtir

    • Olá Isaias.

      O veículo não aparece na base de dados do Detran/MG porque mudou de estado ou foi dada baixa no registro. Sugiro pesquisar pelo aplicativo do Sinesp para verificar a situação legal do veículo.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

    • Olá Juliana.

      Descobrir a cidade onde foi feito o primeiro emplacamento de um veículo demanda um trabalho de pesquisa mais aprofundado, que exige a busca de publicações em Diários Oficiais estaduais.

      Ele pode ser obtido em serviços de despachantes, mediante contratação.

      Mencionei alguns municípios aqui nos comentários por ter os dados guardados em meus registros, mas não tenho a base completa.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

    • Olá Rodrigo

      No ato do emplacamento, é possível fazer uma consulta para ver se o número está disponível.

      Como o novo sistema Mercosul de placas já entrou em vigor, vale lembrar que ele funciona com três letras- um número- três letras.

      Obrigado pela participação

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.