Pular para o conteúdo

Descubra em qual país seu carro foi fabricado

O primeiro e segundo dígitos do número do chassis – conhecido internacionalmente como VIN Code – indica em qual região e país o veículo foi fabricado.

O primeiro dígito identifica a macrorregião na qual o veículo, como América do Norte, America do Sul, Europa, África, Ásia e Oceania. O segundo especifica o país ou microrregião na qual está localizada a fábrica, como Estados Unidos, Brasil ou Áustria.

Os primeiros dois caracteres do número do chassis permitem identificar a origem de produção do veículo. Este artigo traz a tabela completas de macrorregiões e a tabela resumida das microrregiões mais frequentes entre os automóveis nacionais e importados que circulam no Brasil.

Confira e descubra o país no qual o veículo, cujo VIN Code aparece na foto de capa, foi fabricado.

TABELA DE PAÍSES E REGIÕES DE FABRICAÇÃO

Esta tabela traz todas as macrorregiões de produção de veículos. O primeiro dígito revela esta informação. Esta informação constitui o primeiro passo para a identificação do veículo.

EDUCAÇÃO AUTOMOTIVA VIN CODE TABELA REGIÕES

TABELA DE PAÍSES DE PAÍSES DE FABRICAÇÃO

Esta segunda tabela traz a combinação do primeiro e segundo dígitos do VIN Code, revelando a nacionalidade de origem do veículo automotor. Vale ressaltar que esta é uma lista resumida, contendo apenas as combinações mais frequentes no Brasil.

EDUCAÇÃO AUTOMOTIVA VIN CODE TABELA PAÍSES

A lista completa contém centenas de combinações e uma imagem com todas teria leitura difícil.

APÓS A LEITURA, DESCOBRIMOS QUE O VEÍCULO CUJO NÚMERO DO CHASSIS APARECE NA FOTO DE CAPA FOI FABRICADO NA COREIA DO SUL, POIS OS DOIS PRIMEIROS DÍGITOS SÃO KM.

Mesmo sem constar na tabela de microrregiões, o intervalo KL a KR está reservado à Coreia do Sul.

Confira aqui a lista completa de sequências dos primeiros dois dígitos do VIN Code

Uma curiosidade muito comum reside em descobrir a marca do veículo pela leitura do VIN Code. Esta informação está contida no terceiro caractere e será assunto do próximo artigo.

Se desejar fazer a leitura completa da sequência dos 18 caracteres do VIN Code, clique no link abaixo, o qual contém um dos artigos mais lidos de Educação Automotiva:

Como é possível descobrir o modelo de um veículo sem vê-lo pessoalmente lendo o número do chassis

1 Comentário »

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.