Ir para conteúdo
Anúncios

Os benefícios do sensor de ponto cego

sensor de ponto cego

ponto cego

Fazer mudanças de faixa, conversões e manobras em lugares apertados sempre foi um desafio, mesmo para os motoristas mais habilidosos. Quantos acidentes e danos não poderiam ser evitados se houvesse um sistema para auxiliar os motoristas? A boa notícia é que ele já existe há algum tempo e agora está chegando aos veículos mais acessíveis, como o sistema BLIS da Ford, disponível no Ka. Seu nome é sensor de ponto cego.

Seu princípio de funcionamento é muito semelhante ao do sensor de ré: um radar que emite ondas de infravermelho, que são refletidas no obstáculo ou outro veículo e retorna para o emissor, como na imagem acima.

Após medir o tempo de retorno, o sistema calcula a distância. Enquanto os alertas de manobra são feitos por sinais sonoros ou a distância aparece em uma tela, os sensores de ponto cego são posicionados dois leds, que piscam entre as cores verde, a qual indica ponto cego livre, sem obstáculos, ou vermelha, alertando sobre a presença de outros corpos. Assim, podemos evitar uma colisão mesmo sem poder ver o objeto. Normalmente o motorista recebe um aviso sonoro quando algo é detectado.

Os benefícios são muito claros: aumento do conforto e segurança do motorista com redução de acidentes. Facilita manobras, em alguns casos, o sistema faz a manobra sem intervenção do motorista. No caso de utilitários e veículos com pouca visibilidade traseira, melhora a segurança dos pedestres. E está cada vez mais acessível. Em poucos anos, a maioria dos veículos novos estará equipada com sensores de ponto cego, uma inovação simples, mas muito útil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: