Um motor potente sempre faz um carro ter bom desempenho?
O desempenho do carro não se baseia apenas no número de cavalos do motor. Se fosse assim, um Renault Duster (142 cv) seria mais rápido que um VW up! TSI (104 cv), mas no 0 a 100 km/h o SUV francês é 1,4 segundo mais lento que o compacto alemão (10,7 s contra 9,3s). Entenda o porquê neste post.
Esta afirmação é uma das generalizações que o senso comum criou a partir dos carros de competição, mais especialmente Fórmula 1. Não passa de uma tentativa de criar um atalho mental para entender um conceito complexo sem fazer o esforço de aprender mais sobre o assunto. Este post quebra este mito, explicando de forma simplificada.
O consumidor pouco instruído tende a valorizar somente a potência do motor, sem considerar outros parâmetros técnicos até mais importantes, descritos a seguir:
- Torque – o torque (ou momento torsor) de um motor define a capacidade deste de tirar o veículo da mobilidade e carregar peso, incluindo o do próprio veículo. Ele é medido em N.m (newton x metro) ou kgf.m (quilograma-força x metro). Comparando dois motores de mesma potência (ambos com 140 cavalos, por exemplo), mas com valores diferentes de força motriz (um com 200 N.m e outro com 250 N.m), o segundo apresentará desempenho…
Ver o post original 640 mais palavras