Como serão os carros daqui a dez anos
Carros autônomos e carros compartilhados são elementos obrigatórios para a melhoria da mobilidade urbana em todo o mundo.
Nos tempos modernos, não faz sentido manter a propriedade de um bem que fica parado 23 horas por dia, sendo que muitos indivíduos poderiam se beneficiar de seu uso, ajudando o dono a reduzir os custos com o veículo. Todo mundo ganha com o car sharing.
Ao contrário do senso comum, carros autônomos aumentarão a segurança no trânsito, pois são menos sujeitos à falha humana, responsável por mais de 90% dos acidentes. Após o desenvolvimento de sistemas confiáveis, alterações nas vias e educação dos condutores para usar a nova tecnologia, as mortes no trânsito terão drástica redução, ao contrário do que pensa o cidadão médio, sem conhecimento do assunto.
O mesmo ocorrerá com os congestionamentos, os quais serão raridade com a melhor organização do tráfego e montagem de comboios, possibilitando dobrar ou até triplicar o número de veículos/hora que transitam em uma via pública.
Daqui a alguns anos, lembraremos de engarrafamentos como algo retrógrado do passado, como vemos hoje o afogador nos carros carburados. O advento dos carros autônomos e compartilhados trará grande melhora na qualidade de vida dos moradores das grandes cidades.
Unindo as duas inovações, o transporte privado terá uma nova cara em um futuro próximo, no qual a propriedade de um veículo para uso pessoal será visto como um luxo para os abastados e dirigir você mesmo seu veículo será visto como coisa para gearheads aficionados por carros, puro fetiche.
Para o cidadão comum, cujo principal objetivo é ir do ponto A ao B, alugar um carro autônomo compartilhado vai ser a opção mais barata e inteligente, como pegar ônibus e metrô nos dias de hoje. Consequentemente, os preços de locomoção cairão em todos os modais e a disponibilidade será plena para todos os cidadãos.
É impossível conceber o futuro sem carros autônomos, compartilhados e elétricos.
muito bom o seu artigo
CurtirCurtir