Ir para conteúdo
Anúncios

O primeiro carro do mundo

primeiro carro do mundo mercedes-benz

Grande parte os aficionados por carros desconhecem as origens do automóvel e seus inventores, assim como a origem do motor de combustão interna, o marco inicial do principal meio de transporte atual. Este post conta de forma sucinta o surgimento desta tecnologia indispensável, a qual desperta muitas paixões.

O pontapé inicial da criação do automóvel consiste no desenvolvimento do motor de combustão interna, com o claro intuito de substituir a tração animal. A primeira versão de um protótipo funcional foi construído na véspera de ano novo de 1879 por Karl Benz (foto acima).

O resultado foi um bloco estacionário de um cilindro e dois tempos, com o qual ele obteve grande sucesso comercial com a propulsão de equipamentos industriais. Mas o senhor Benz tinha um sonho maior: construir um veículo leve movido por um motor de combustão interna.

Após seis anos de trabalho e aprimoramentos, o lançamento do primeiro automóvel em escala comercial ocorreu em 1885. O veículo de dois lugares, o qual ilustra as fotos deste artigo, era equipado com um motor de um cilindro e quatro tempos instalado horizontalmente na parte traseira.

A unidade de lançamento em 1885 entregava 0,75 cv, chegando a 16 cv em 1900.

Já em versão aprimorada, suas principais tecnologias consistiam em coletor de admissão automático, válvula de escape com controle, vibrador de ignição de alta voltagem com velas e refrigeração a água com termo-sifão.  O bloco foi montado em um chassi tubular de três rodas.

A patente de número 37435 foi emitida em 29 de janeiro de 1886 e o primeiro automóvel entrou em comercialização. Um caminho sem volta.

No início, os céticos duvidaram da utilidade da invenção do Senhor Benz, como é de praxe em qualquer novo invento. Para comprovar a viabilidade do automóvel,  ele empreendeu uma viagem de 180 quilômetros entre Mannheim e Pforzheim com sua esposa Bertha ao volante e seus dois filhos, Eugen (15) e Richard (14), a bordo. Apesar de alguns desvios na rota, o percurso foi concluído com sucesso em uma versão aprimorada do modelo inicial.

Outras inovações patenteadas por Karl Benz foram a direção de duplo pivô, essencial para o esterçamento das rodas dianteiras e utilizada em muitos veículos e máquinas até os dias de hoje, e a caixa de marchas com engrenagens planetárias.

Confira abaixo algumas fotos do primeiro modelo de automóvel lançado em escala comercial e alguns de seus contemporâneos.

Fonte: Site da Daimler.
Anúncios

3 comentários em “O primeiro carro do mundo Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: