O primeiro carro do mundo
Grande parte os aficionados por carros desconhecem as origens do automóvel e seus inventores, assim como a origem do motor de combustão interna, o marco inicial do principal meio de transporte atual. Este post conta de forma sucinta o surgimento desta tecnologia indispensável, a qual desperta muitas paixões.
O pontapé inicial da criação do automóvel consiste no desenvolvimento do motor de combustão interna, com o claro intuito de substituir a tração animal. A primeira versão de um protótipo funcional foi construído na véspera de ano novo de 1879 por Karl Benz (foto acima).
O resultado foi um bloco estacionário de um cilindro e dois tempos, com o qual ele obteve grande sucesso comercial com a propulsão de equipamentos industriais. Mas o senhor Benz tinha um sonho maior: construir um veículo leve movido por um motor de combustão interna.
Após seis anos de trabalho e aprimoramentos, o lançamento do primeiro automóvel em escala comercial ocorreu em 1885. O veículo de dois lugares, o qual ilustra as fotos deste artigo, era equipado com um motor de um cilindro e quatro tempos instalado horizontalmente na parte traseira.
A unidade de lançamento em 1885 entregava 0,75 cv, chegando a 16 cv em 1900.
Já em versão aprimorada, suas principais tecnologias consistiam em coletor de admissão automático, válvula de escape com controle, vibrador de ignição de alta voltagem com velas e refrigeração a água com termo-sifão. O bloco foi montado em um chassi tubular de três rodas.
A patente de número 37435 foi emitida em 29 de janeiro de 1886 e o primeiro automóvel entrou em comercialização. Um caminho sem volta.
No início, os céticos duvidaram da utilidade da invenção do Senhor Benz, como é de praxe em qualquer novo invento. Para comprovar a viabilidade do automóvel, ele empreendeu uma viagem de 180 quilômetros entre Mannheim e Pforzheim com sua esposa Bertha ao volante e seus dois filhos, Eugen (15) e Richard (14), a bordo. Apesar de alguns desvios na rota, o percurso foi concluído com sucesso em uma versão aprimorada do modelo inicial.
Outras inovações patenteadas por Karl Benz foram a direção de duplo pivô, essencial para o esterçamento das rodas dianteiras e utilizada em muitos veículos e máquinas até os dias de hoje, e a caixa de marchas com engrenagens planetárias.
Confira abaixo algumas fotos do primeiro modelo de automóvel lançado em escala comercial e alguns de seus contemporâneos.
5 Comments »