Como escolher a carroceria do seu carro
Publicado originalmente no Portal Chaves na Mão e adaptado para o formato de Educação Automotiva. Confira a publicação original clicando no link.
O comprador consciente não orienta sua escolha apenas pela opinião dos outros – ele primeiro avalia as
próprias preferências e necessidades para escolher a melhor categoria de carro ou moto.
Categorias de veículos e suas diferenças
Confira uma seleção das principais categorias de carros e motos. Depois de aprender as diferenças entre os modelos, ficará mais fácil para você acompanhar os lançamentos e as tendências do mercado de veículos
Tipos de Carros
Podemos classificar os carros de diversas maneiras. Podemos separá-los pela estrutura, pela finalidade, pela quantidade de portas, pelo tipo e potência do motor ou pelo tipo de combustível com que operam. Em nosso guia de categorias de carros, escolhemos aquelas que diferenciam os carros quanto a sua estrutura e finalidade.
Estude cada categoria e defina qual ou quais são as mais adequadas para suas necessidades. A próxima etapa é encontrar os modelos de veículos dentro dessas categorias e avaliar opções de compras à vista ou a prazo, pelas diversas modalidades de financiamento disponíveis.
SEDÃ, SEDAN OU 3 VOLUMES
VAN OU FURGÃO
A palavra van vem de caravan, nome dado às antigas carruagens utilizadas no Velho Oeste norte-americano. São carros destinados ao transporte de mercadorias, e para isso têm um grande baú na parte traseira.
A suspensão é mais elevada e há um reforço nos eixos traseiros, para dar mais suporte à carga. Geralmente não há muito conforto para passageiros, pois o foco é no transporte de cargas.
Existem vans de todos os tipos e tamanhos. A Kombi, por exemplo, é um tipo de van, bem como a Towner e Sprinter.
Exemplos de carros vans ou furgões
- Renault Master;
- Fiat Ducato;
- Hyundai HR;
- Kia K2500;
- Iveco Daily;
- Fiat Fiorino;
- Renault Kangoo;
- Fiat Doblo Cargo;
- Chana SC;
- VW Kombi;
- Asia Towner;
- Mercedes-Benz Sprinter.
MONOVOLUME, MINIVAN OU MPV
Nessa categoria de carro não há separação visível, por fora, entre o compartimento do motor e a cabine de passageiros.
Esses carros têm a finalidade de transportar passageiros com mais conforto, ao mesmo tempo em que oferecem um porta-malas grande e de fácil acesso. Seu design aproveita bem o espaço interno sem parecer, por fora, um carro grande ou comprido – o que acontece com os grandes sedãs.
São carros grandes e robustos, bastante utilizados por famílias grandes e por empresas no transporte de pessoas e suas bagagens.
Exemplos de carros monovolumes ou Station
- Citroen DS5;
- JAC J6;
- Honda Fit;
- Chevrolet Spin;
- Fiat Idea;
- Fiat Doblò;
- Nissan Livina;
- Citroën C3 Picasso;
- Chrysler Town & Country;
- Kia Carnival.
UTILITÁRIO, PICAPE OU PICK-UP
O utilitário é o carro que serve tanto para transportar pessoas como mercadorias. Em geral possuem a carroceria aberta, mas podem ter uma cobertura ou uma capota traseira adaptada. Alguns carros utilitários possuem ainda cabine estendida, dando espaço a mais uma fileira de bancos na parte de trás.
São veículos grandes e resistentes, muito utilizados no meio rural porque foram desenvolvidos para suportar terrenos irregulares e condições adversas de direção.
Exemplos de carros picapes pequenas
- Fiat Strada;
- Volkswagen Saveiro;
- Chevrolet Montana;
- Hafei Mini;
- Ford Courier.
Exemplos de carros picapes grandes
- Toyota Hilux;
- Ford Ranger;
- Mitsubishi L200;
- VW Amarok;
- Chevrolet S10.
UTILITÁRIO ESPORTIVO OU SUV
Os utilitários esportivos ou sport utility vehycles (SUV) possuem porta-malas cobertos (diferente dos utilitários originais) e integrados à estrutura da carroceria, porém são projetados para além do eixo traseiro.
São bastante utilizados no meio urbano, pois têm a potência e a força dos utilitários mas com uma aparência menos impositiva. São vendidos também como carros para aventureiros usar na cidade ou em escapadas para o campo ou praia.
Exemplos de carros SUVs
- Toyota RAV 4;
- Hyundai ix35;
- Kia Sportage;
- Peugeot 3008;
- Honda CR-V;
- Honda HR-V;
- Renault Duster;
- Hyundai Tucson;
- Ford Ecosport;
- Mitsubishi Oulander GT.
JIPE OU JEEP
O jipe também é um tipo de carro utilitário. São altos, robustos, com motor potente, traçados nas quatro rodas e com acessórios mais resistentes a choques e colisões, características herdadas do uso dessa categoria em campos de batalha.
Costumam ter maior autonomia, maior tanque de combustível e acessórios offroad como faróis auxiliares, paralamas maiores, guincho de reboque frontal ou até mesmo traseiro, além de barras na carroceria para fixar objetos e transportar pessoas. O termo jipe vem de Jeep, o nome da marca que inaugurou a categoria.
Exemplos de jipes
- Modelos da marca Jeep como Grand Cherokee;
- Troller;
- Hummer.
PERUA, STATION WAGON (SW) OU BREAK
Assim como os hatches, as peruas são divididas em 2 partes: o motor e a cabine. A diferença é que as peruas possuem um porta-malas maior e de fácil acesso. A janela traseira compõe a tampa do porta-malas – essa é a característica principal das peruas ou station wagons.
São vendidos como carros para a família, ideias para o transporte confortável de pessoas. Podem ser utilizados em viagens de longa duração pois além de oferecer maior comodidade para os ocupantes, tem um porta-malas que dá conta do recado.
Exemplos de carros Station Wagon
- Fiat Palio Weekend;
- Volkswagen SpaceFox;
- Volkswagen Space Cross;
- Volkswagen Golf Variant;
- Audi A4 Avant;
- Volkswagen Jetta Variant.
CROSSOVER
Os crossovers são veículos construídos em um chassi de carro, mas com elementos esportivos ou de SUVs. Dessa forma ele combina elementos das duas categorias: a dirigibilidade, economia de combustível e conforto de passageiros dos carros hatches; com um ponto de gravidade mais alto, motor mais potente e design esportivo das SUVs.
Exemplos de carros Crossover
- Subaru XV;
- Ford Edge;
- Chery Tiggo;
- Ford EcoSport;
- Hyundai Tucson;
- Kia Soul;
- Lifan X60;
- Renault Duster;
- Suzuki Grand Vitara;
- Suzuki SX4;
- Chevrolet Tracker.
Nota do editor: este artigo classifica as categorias de carros visando a praticidade para o consumidor comum, sintetizando as centenas de subvariantes de cada tipo de carroceria, carros de nicho e carros especiais. O rigor técnico fica em segundo plano em relação à compreensão para fins didáticos.
Gostou do artigo? Acesse o Portal Chaves na Mão e conheça um nova plataforma de compra e venda de veículos e curta Educação Automotiva no Facebook.