Ir para conteúdo
Anúncios

Acabei de tirar minha CHN. Por que devo buscar educação automotiva?

CNH nova

Quase todos os jovens sonham em tirar a CNH ao fazer 18 anos. Depois de muitas aulas e a tensão das provas teórica e prática, muitos chegam lá. Então alguns pensam: agora, sou habilitado e já sei tudo. Preciso continuar a aprender sobre trânsito e carros?

Correto! Mesmo motoristas experientes devem procurar educação automotiva, pois cultivam alguns vícios de comportamento na direção, e um novo ciclo de aprendizado os tornaria ainda mais aptos. Para os recém-habilitados, é a hora certa de adquirir conhecimentos avançados, os quais serão transformados em hábitos de direção saudáveis e permanentes. Topa?

Todos sabem que a educação no Brasil é deficiente de modo generalizado, e nas autoescolas não é diferente. O objetivo deste post não é criticar os serviços prestados pelas empresas, que ensinam à risca o que é solicitado no exame, mas conscientizar os motoristas de que precisam continuar aprendendo.

Possuir a CNH é apenas o primeiro passo, equivale ao ensino fundamental da matéria de trânsito. Hoje em dia, é muito difícil ser um bom profissional tendo apenas até a 8ª série, pois as exigências do mercado pedem muito mais que isso. Quando se fala de trânsito, é a mesma coisa. O tráfego e os veículos atuais são muito mais complexos que os de 40 anos atrás, quando foi elaborado o atual currículo e as provas de habilitação de motoristas.

Ao contrário do que ocorre em outros países, nossos exames não representam o que ocorre na vida real, pois precisamos apenas fazer baliza, sair em subida e dar todas as setas para ser habilitados. E para quem dirige em estrada, em estradas de terra ou tem carro automático, como aprende? Só na prática. Talvez orientado por uma pessoa que sabe tão pouco quanto. E vai ensinar errado, perpetuando vícios de direção.

Então pensamos: e aí, quem vai ensinar certo? Como o Estado não nos provê o ensino necessário, devemos consegui-lo por nossa conta. Para isso já existem alguns cursos avançados de direção e de mecânica, assim como cursos práticos, a maioria muito bons, geralmente dados para pilotos e motoristas profissionais. Entretanto eles possuem custo alto e são acessíveis a poucas pessoas, pois sua oferta ainda é pequena. Nosso mercado ainda é novo e tem muito para crescer.

Enquanto a educação automotiva não ganha força por aqui, este blog dá sua pequena contribuição para a difusão de conhecimento sobre carros. Caso deseje tirar dúvidas ou indicação de material e/ou cursos, estamos à disposição. Basta enviar um comentário que responderemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: