Pular para o conteúdo
Anúncios

O que esperar dessa nova onda de SUVs compactos?

Em um passado mais ou menos recente, ouvir a sigla SUV, era sinônimo de luxo, de carro caro, que trazia status, que poucos podiam ter. Mas em 2003 a Ford acabou com essa ideia lançando seu SUV compacto, o EcoSport. E assim foi criada a categoria de SUV compacto.

Ford EcoSport 2003

Ford EcoSport 2003

Rapidamente o carro fez um estrondoso sucesso, com seu porte robusto e digamos assim, com um preço até que “acessível” para um SUV e tendo meses de fila de espera para comprar esse carismático jipinho. De lá pra cá, o EcoSport vem nadando de braçada em relação às vendas, roubando clientes de outras marcas e que procuravam carros de categorias diferentes, como minivans, peruas (ou station wagons) e sedans médios. A única que acordou para vida e encarou o EcoSport de frente foi a Renault, lançando o Duster. Deu certo no início, mas depois da renovação que o Ford sofreu em 2012 (modelo atual), o Duster caiu nas vendas.

Ford EcoSport 2012 e Renault Duster 2012

Ford EcoSport 2012 e Renault Duster 2012

Parece que várias marcas viram chance nesse setor e decidiram investir. Já no mês que vem, a Honda lança seu novo SUV compacto, o HR-V e a Jeep, o Renegade, o qual já está sendo transmitido um comercial na televisão. Em Maio, a Peugeot lança o 2008. Desses três novos lançamentos, o Jeep é a que vem com mais “sangue nos olhos” para encarar o EcoSport, tendo até construído uma fábrica aqui no país. Todos vêm com propostas bem interessantes, oferecendo mais refinamento do que o bom e velho EcoSport. Mas será que os três vão conseguir desbancar o Ford facilmente?

Jeep Renegade

Jeep Renegade

O que joga à favor dos três novatos aqui, é o cheiro de novidade, projetos modernos e maior refinamento do que o concorrente. Mas o trunfo do EcoSport aqui é a tradição e a confiança que o consumidor tem no carro, que são fatores importantíssimos na hora da compra.

Honda HR-V

Honda HR-V

Analisando um por um, podemos citar alguns fatores que não facilitam a vida dos novatos: o que pesa para o Jeep Renegade é a falta de tradição da marca no Brasil, apesar de ter sido celebre com o Willys Jeep aqui no país, não podemos levar isso em conta, pois de lá pra cá se passaram mais de 50 anos. E também a falta de um número maior de rede autorizada no país. Para o Peugeot 2008, falta a confiança do consumidor na marca francesa, pois sua imagem no Brasil é manchada por inúmeros clientes insatisfeitos com os serviços da rede autorizada e pela fragilidade dos carros da Peugeot. Já para o Honda HR-V, poucos fatores pesam contra. Por mais que o número de autorizadas seja pequeno, ainda sim é maior do que o da Jeep e tem um pós-venda bem melhor do que o da Peugeot e da própria Ford, tendo sido eleita o pós-venda Honda o melhor do país pela revista Quatro Rodas e tem os clientes mais satisfeitos. E o preço do Honda é um pouco elevado comparado ao EcoSport. Enquanto o Eco tem o preço na casa dos 70 mil reais, o HR-V que compete com a versão mais vendida do EcoSport, está na casa dos 75 mil (preço estimado pelas revistas especializadas).

Peugeot 2008

Peugeot 2008

Apesar dessas deficiências, que no Renegade pode ser considerada momentânea, se as marcas vierem com uma campanha de lançamento agressiva e se os carros se mostrarem bons para a necessidade do brasileiro, a trinca tem real chance de tirar a coroa do EcoSport. O Ford vai ter uma árdua batalha pela frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: