Você precisa saber disso antes de comprar um esportivo
Já foi abordado em um artigo anterior as dificuldades em andar em carros esportivos (confira neste link). Agora, trataremos de um fato desconhecido de muitos compradores de veículos esportivos ou esportivados, o qual gera muitas surpresas negativas em seus compradores:
ALTO PREÇO DE SEGURO
Muitos consumidores são pegos de surpresa e podem encontrar cotações de até 20% do valor do veículo, a depender do perfil do motorista e CEP da residência. A proposta de um esportivo se baseia em alto desempenho, inspirado em automóveis de competição, atraindo majoritariamente jovens solteiros com menos de 25 anos, a categoria de condutor com maior índice de envolvimento em acidentes graves.
Por outro lado, pessoas de outras faixas etárias pagam um prêmio substancialmente mais barato, levando a grandes variações.
Exemplos de cotação de seguro total anual do Honda Civic Si:
Homem solteiro de 21 anos, com 2 anos de CNH
Homem casado de 51 anos e possui CHN há 33 anos
Os valores foram cotados em simulação no aplicativo de comparação de preços de seguros auto Bidu.
O sonho de muitos jovens, principalmente do sexo masculino, reside em possuir um automóvel de alto desempenho. Os primeiros a serem lembrados são Ferrari, Porsche e Lamborghini, mas os mais vendidos são VW Golf GTI e Honda Civic Si (foto acima), pois são equipados com motores mais potentes e design genuinamente esportivo.
Como esses consumidores gostam de velocidade e tendem a dirigir de forma mais agressiva, o índice de acidentes envolvendo estes veículos se mostra muito superior à média do mercado. Em comparação com os sedãs médios, a sinistralidade dos esportivos se situa em um patamar cinco vezes maior (Fonte: SUSEP).
Outro fator que aumenta consideravelmente o prêmio é o valor das peças maior que a média do mercado. Este é o preço da exclusividade de ter um veículo de design chamativo e motor de alta performance. Também pesa o fato de tais veículos terem baixíssimos volumes de vendas, com pouca fabricação de componentes de reposição, os quais aumentam o tempo de reparo, além de mais caros. Este impacto se manifesta no valor da franquia, muitas vezes superiores a 20% da tabela dos novos.
Esportivados são os veículos que possuem acessórios esportivos, mas o mesmo motor de suas versões de série. Sugerem desempenho superior, mas entregam o mesmo de seus similares. Exemplos: Chevrolet Astra GSi, Renault Sandero GT Line e Stepway, Fiat Uno Sporting, etc. Apesar de compartilhar a mecânica, o preço de seguro costuma ser ligeiramente mais alto.
Existem vários outros aspectos que precisam ser conhecidos antes de adquirir um carro esportivo, mas o maior causador de sustos é o preço do seguro. Antes de adquirir um ou comprar para um filho jovem, fazer uma pesquisa detalhada e buscar todas as informações sobre os modelos se mostra fundamental para evitar arrependimentos posteriores e/ou comprar gato por lebre.
Republicou isso em Educação Automotiva Além da Autoescola.
CurtirCurtir