As 4 melhores faculdades para quem quer trabalhar com carros

Um emprego em uma empresa como esta consistem sonho de consumo de muitos autoentusiastas
Muitos jovens e adolescentes apaixonados por carros sonham em trabalhar na indústria automobilística, bastante desenvolvida no Brasil. Eles sonham em projetar carros e componentes, ser pilotos de testes, desenvolver tecnologias mais avançadas, atuar no chão de fábrica ou até na área de automação, programando os robôs das linhas de montagem. Você é um deles? Saiba onde estudar.
Como todos sabem, o ABC paulista é o berço da indústria automobilística brasileira. Até o final dos anos 90, a quase totalidade das montadoras estava instalada nesta região. Mesmo com a abertura de fábricas no interior de São Paulo ou em outros estados, as cidades de São Bernardo e São Caetano do Sul ainda formam uma parte considerável da mão-de-obra dos fabricantes de veículos, com seus cursos técnicos e universidades especializadas na área. Segue abaixo uma lista de quatro universidades para quem quer trabalhar com carros:
-
Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)
Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, é a única que oferece o curso de Engenharia Mecânica Automobilística. Foi fundada em 1946 pelos jesuítas, e com a expansão da indústria automotiva na região, se especializou em fornecer engenheiros e para as montadoras lá instaladas, como Volkswagen, Ford, Mercedes, Scania, dentre outras.
Todos os anos, as empresas de diversos setores fazem feiras de recrutamento nesta instituição, a fim de contratar estagiários, trainees e efetivos, Muitos alunos saem empregados antes de se formarem. Diversos projetos como o Mini Baja, o Fórmula FEI, o Robô FEI, empresa júnior, pesquisas aplicadas e intercâmbios são oferecidos aos alunos, com diversas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional. Muitos ex-alunos ganham oportunidades de trabalhar no exterior e em matrizes das montadoras nos EUA, Alemanha, Japão, Itália e outros países.
Para saber mais sobre a FEI, acesse www.fei.edu.br
2. Instituto de Tecnologia Mauá
Fundada em 1961 em São Caetano do Sul, o Instituto Mauá de Tecnologia também é reconhecido como uma universidade de excelência pela indústria automobilística. O curso mais procurado é o de Engenharia de Controle e Automação. Suas especialidades residem na área de robótica, automação industrial e metrologia, sendo o Instituto Mauá de Metrologia uma referência na área de testes e ensaios. Muitos profissionais que atuam na área de consultorias e perícias se formaram no IMT.
Assim como a sua concorrente FEI, a instituição possui diversos projetos acadêmicos, sendo a engenharia de aplicação, para tecnologias já existentes, assim como parceria com instituições estrangeiras. Um diferencial consiste no estímulo ao empreendedorismo e as matérias de administração possuem grande carga horária nesta instituição. A empregabilidade dos egressos da Mauá se mostra muito alta, inclusive para a indústria automobílistica.
Conheça mais sobre o Instituto Mauá de Tecnologia no site maua.br
3. Escola Politécnica da USP
A Escola Politécnica da USP, ou Poli, é a mais antiga faculdade de engenharia do Brasil e possui 17 cursos. Seu vestibular, a FUVEST, consiste em um dos mais concorridos e atrai muitos talentos. Seus formandos atuam em uma ampla gama de setores, desde o setor de serviços, passando pelo mercado financeiro e, claro, a indústria automobilística.
O diploma de engenharia da Poli fornece acesso a diversas carreiras, e os apaixonados por carros terão grandes oportunidades nesta instituição, a qual fornece acesso à maior estrutura de pesquisas acadêmicas da América Latina e parcerias com diversas instituições públicas e privadas, de diversos países. Para quem sonha em atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, os cursos de mestrado e doutorado estão entre os mais conceituados do mundo e dão acesso a muitas oportunidades.
Saiba mais sobre a Poli em www.poli.usp.br
4. Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA)
Apesar de não ser uma fornecedora tradicional de engenheiros para a indústria automotiva, o Instituto de Tecnologia Aeronáutica merece ser mencionado por também pertencer ao ramo da indústria de alta tecnologia e a mais conceituada universidade de engenharia do Brasil. O nível altíssimo de dificuldade do vestibular e o fato de os alunos morarem no campus durante o curso aumenta a aura de ser o curso de engenharia mais difícil do país.
Muitos apaixonados por carros também adoram aeronaves, por isso também aceitariam a oportunidade de estudar nesta instituição, a qual fornece excelente empregabilidade e oportunidades de atuar no exterior. O formando pode trabalhar até na NASA, como diz a anedota mais famosa sobre o ITA.
O endereço do ITA é www.ita.br
Os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI também consistem de ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho na indústria automotiva. Outras instituições também oferecem oportunidades, apesar de menos tradicionais. A única certeza sobre o jovem que aspira trabalhar com carros é a de que ele vai ter que estudar muito durante muitos anos. Boa sorte.
Crie um site ou blog no WordPress.com Sou universitário e estou muito feliz porque achei uma pessoa maravilhosa que também está fazendo faculdade, se você estuda, faz faculdade ou é universitário e está solteiro ou solteira, cadastre-se no http://www.romanceuniversitario.com.br é muito legal! Fica a Dica Amigos!
Namoro Inteligente http://www.romanceuniversitario.com.br/
CurtirCurtir