Ir para conteúdo
Anúncios

As 4 melhores faculdades para quem quer trabalhar com carros

campus da fei
fei
Entrada da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), em São Bernardo do Campo

Muitos jovens e adolescentes apaixonados por carros sonham em trabalhar na indústria automobilística, bastante desenvolvida no Brasil. Eles sonham em projetar carros e componentes, ser pilotos de testes, desenvolver tecnologias mais avançadas, atuar no chão de fábrica ou até na área de automação, programando os robôs das linhas de montagem. Você é um deles? Saiba onde estudar.

Como todos sabem, o ABC paulista é o berço da indústria automobilística brasileira. Até o final dos anos 90, a quase totalidade das montadoras estava instalada nesta região. Mesmo com a abertura de fábricas no interior de São Paulo ou em outros estados, as cidades de São Bernardo e São Caetano do Sul ainda formam uma parte considerável da mão-de-obra dos fabricantes de veículos, com seus cursos técnicos e universidades especializadas na área. Segue abaixo uma lista de três universidades para quem quer trabalhar com carros:

  1. Faculdade de Engenharia Industrial (FEI)

Campus da FEI, em São Bernardo do Campo
Campus da FEI, em São Bernardo do Campo

Localizada na cidade de São Bernardo do Campo, é a única que oferece o curso de Engenharia Mecânica Automobilística. Foi fundada em 1946 pelos jesuítas, e com a expansão da indústria automotiva na região, se especializou em fornecer engenheiros e para as montadoras lá instaladas, como Volkswagen, Ford, Mercedes, Scania, dentre outras.

Todos os anos, as empresas de diversos setores fazem feiras de recrutamento nesta instituição, a fim de contratar estagiários, trainees e efetivos, Muitos alunos saem empregados antes de se formarem. Diversos projetos como o Mini Baja, o Fórmula FEI, o Robô FEI, empresa júnior, pesquisas aplicadas e intercâmbios são oferecidos aos alunos, com diversas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional. Muitos ex-alunos ganham oportunidades de trabalhar no exterior e em matrizes das montadoras nos EUA, Alemanha, Japão, Itália e outros países.

Para saber mais sobre a FEI, acesse www.fei.edu.br

2. Instituto de Tecnologia Mauá

Instituto de Tecnologia Mauá, em São Caetano do Sul
Instituto de Tecnologia Mauá, em São Caetano do Sul

Fundada em 1961 em São Caetano do Sul, o Instituto Mauá de Tecnologia também é reconhecido como uma universidade de excelência pela indústria automobilística. O curso mais procurado é o de Engenharia de Controle e Automação. Suas especialidades residem na área de robótica, automação industrial e metrologia, sendo o Instituto Mauá de Metrologia uma referência na área de testes e ensaios. Muitos profissionais que atuam na área de consultorias e perícias se formaram no IMT.

Assim como a sua concorrente FEI, a instituição possui diversos projetos acadêmicos, sendo a engenharia de aplicação, para tecnologias já existentes, assim como parceria com instituições estrangeiras. Um diferencial consiste no estímulo ao empreendedorismo e as matérias de administração possuem grande carga horária nesta instituição. A empregabilidade dos egressos da Mauá se mostra muito alta, inclusive para a indústria automobílistica.

Conheça mais sobre o Instituto Mauá de Tecnologia no site maua.br

3. Escola Politécnica da USP

Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo
Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo

A Escola Politécnica da USP, ou Poli, é a mais antiga faculdade de engenharia do Brasil e possui 17 cursos. Seu vestibular, a FUVEST, consiste em um dos mais concorridos e atrai muitos talentos. Seus formandos atuam em uma ampla gama de setores, desde o setor de serviços, passando pelo mercado financeiro e, claro, a indústria automobilística.

O diploma de engenharia da Poli fornece acesso a diversas carreiras, e os apaixonados por carros terão grandes oportunidades nesta instituição, a qual fornece acesso à maior estrutura de pesquisas acadêmicas da América Latina e parcerias com diversas instituições públicas e privadas, de diversos países. Para quem sonha em atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, os cursos de mestrado e doutorado estão entre os mais conceituados do mundo e dão acesso a muitas oportunidades.

Saiba mais sobre a Poli em www.poli.usp.br

4. Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA)

Campus o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos
Campus o Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos

Apesar de não ser uma fornecedora tradicional de engenheiros para a indústria automotiva, o Instituto de Tecnologia Aeronáutica merece ser mencionado por também pertencer ao ramo da indústria de alta tecnologia e a mais conceituada universidade de engenharia do Brasil. O nível altíssimo de dificuldade do vestibular e o fato de os alunos morarem no campus durante o curso aumenta a aura de ser o curso de engenharia mais difícil do país.

Muitos apaixonados por carros também adoram aeronaves, por isso também aceitariam a oportunidade de estudar nesta instituição, a qual fornece excelente empregabilidade e oportunidades de atuar no exterior. O formando pode trabalhar até na NASA, como diz a anedota mais famosa sobre o ITA.

O endereço do ITA é www.ita.br

Os cursos técnicos oferecidos pelo SENAI também consistem de ótimas portas de entrada para o mercado de trabalho na indústria automotiva. Outras instituições também oferecem oportunidades, apesar de menos tradicionais. A única certeza sobre o jovem que aspira trabalhar com carros é a de que ele vai ter que estudar muito durante muitos anos. Boa sorte.

Anúncios

Um comentário em “As 4 melhores faculdades para quem quer trabalhar com carros Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: