Ir para conteúdo
Anúncios

Por que o ABS e os controles de tração, frenagem, e estabilidade são tão importantes

abs ebd

A maioria dos motoristas já ouviu falar de ABS e que ele traz segurança. Desde 2014 se tornou item obrigatório em todos os veículos novos. Mas o que significa esta sigla?

ABS significa anti-lock braking system, ou sistema de freios antitravamento. Sua função é evitar o arrastamento dos pneus durante um frenagem de emergência, mantendo o veículo sobre o controle do motorista. Explicando de modo simples, todo mundo já passou por aquela situação em que o trânsito para de repente, e pisamos no freio com força. O perigo está em que as rodas travam e o carro derrapa por um longo trecho e o motorista não tem nenhum controle sobre ele, muitas vezes resultando em acidente. O ABS não deixa isso acontecer, e possibilita ao condutor mudar a trajetória, como na figura acima.

Felizmente, a tecnologia evoluiu e o sistema antitravamento ganhou alguns aliados: os controles de frenagem, tração e estabilidade.

O controle de frenagem, ou electronic braking distribution (EBD) é um sistema auxiliar ao ABS, pois verifica a aderência de cada roda do veículo e redistribui a força de frenagem nas que proporcionam melhores condições de parada. Ou seja, tira a força de frenagem das rodas com menos contato e coloca nas com mais, enquanto o ABS impede que elas travem.

O controle de estabilidade, ou ASC (automatic stability control),  controla o comportamento do veículo em curvas e corrige eventuais falhas do motorista, cortando a aceleração do motor e freando de modo automático, com ajuda do ABS e do EBD. Em suma, se o motorista fizer uma curva com velocidade excessiva, derrapar ou passar por um piso escorregadio, o ASC fará automaticamente a correção e manterá o automóvel na pista.

O controle de tração é mais simples. Evita que o veículo arraste pneus ao arrancar por excesso de aceleração nas saídas ou rampas. Grosso modo, não deixa o motorista “sair cantando pneu”.

O ABS é obrigatório em todos os veículos novos desde 2014, mas os demais controles não. Ao comprar um veículo, dê preferência aos que possuem todas as assistências, pois uma frenagem de emergência ou uma derrapagem em piso escorregadio não avisam quando vão acontecer. Segurança em primeiro lugar!

O vídeo abaixo, feito pela revista Autoesporte, mostra a grande diferença que o ABS e os controles de frenagem, tração e estabilidade fazem para  a segurança dos ocupantes. Assista:

Veja também: Árvore de jamelão provoca quedas e derrapagens em Goiânia. Veja os acidentes e como os controles eletrônicos poderiam evitá-los

Anúncios

7 comentários em “Por que o ABS e os controles de tração, frenagem, e estabilidade são tão importantes Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: