Ir para conteúdo
Anúncios

Morte de Cristiano Araújo, parte 1: a importância de usar cinto de segurança no banco traseiro

cinto de segurança

cinto

Na terça-feira, 23 de junho de 2015, um acidente automobilístico vitimou o cantor sertanejo Cristiano Araújo, de apenas 29 anos, e sua namorada, dez anos mais jovem. A situação é naturalmente trágica, mas um ponto muito elementar a torna ainda mais triste: o casal ocupava o assento traseiro e não usava os cintos de segurança.

O veículo, um Range Rover Sport, é considerado muito seguro, obtendo 5 estrelas na avaliação de impacto do EuroNCAP. Possui 7 airbags, os quais foram deflagrados no acidente. A estrutura de deformação do veículo utiliza as melhores tecnologias e materiais nobres. Mas como não afivelaram os cintos de segurança, anularam totalmente a vantagem de proteção. Assim, podemos afirmar categoricamente:

NÃO ADIANTA NADA ESTAR NO CARRO MAIS SEGURO DO MUNDO SEM USAR CINTO DE SEGURANÇA. SEM ELE, A MORTE É CERTA, MESMO COM A TECNOLOGIA MAIS AVANÇADA DISPONÍVEL.

O mais preocupante reside no fato de que apenas Cristiano Araújo não usa cinto de segurança no banco traseiro. Segundo pesquisa do IBGE, apenas 50,2% dos brasileiros o afivelam regularmente. Um dado ainda mais estarrecedor é que somente 79,4% dos ocupantes dos assentos dianteiros o utilizam sempre. Isso significa que mais de 20% dos brasileiros dirigem desprotegidos contra impactos, apesar da aplicação de multas e ampla divulgação da importância desse cuidado.

A matéria da revista Exame compilou os dados obtidos pelo IBGE sobre o uso de cinto de segurança e envolvimento em acidentes de trânsito:

Os estados onde as pessoas são mais imprudentes no trânsito

Um fator preocupante da cultura automotiva brasileira, o descaso com o uso do cinto de segurança, foi exposta com a morte em vão de um cantor famoso, por um motivo tão primário. O país precisa avançar neste quesito, a fim de salvar milhares de vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: