Ir para conteúdo
Anúncios

Preferências automotivas: Carro de homem ou de mulher? De jovem ou de velho?

preferências automotivas carro de homem ou de mulher de jovem de velho de família e playboy

preferências automotivas carro de homem ou de mulher de jovem de velho de família e playboy
SUV´s são os preferidos das mulheres.

O modelo da imagem acima retrata um dos estigmas que alguns tipos de carros ganham, por ganhar a preferência de alguns públicos. Alguns afirmam que há criação de estereótipos, “generalizações” e “rótulos”, o que não se mostra algo ruim ao se utilizar os dados corretamente, visando à elaboração de veículos mais alinhados ao gosto doe seu público-alvo.

Todos os fabricantes mantém departamentos de marketing enormes e investem milhões de dólares todos os anos em pesquisas de mercado para descobrir o que seus clientes desejam. comprovam que cada veículo tem seu público-alvo, e elas investem pesado em marketing específico para tais compradores, com sucesso.

Saiba as preferências de cada grupo de motoristas, de acordo com a pesquisa dos departamentos de marketing dos fabricantes.

Pesquisadores de empresas e universidades estudam há muitas décadas as influências dos grupos de cada população na compra de determinadas marcas e modelos de veículos. Nos Estados Unidos, descobriram até que a orientação político-ideológica do motorista influência o tipo de veículo a ser comprado.

A matéria do site Carplace, SUV é “coxinha” e sedã é “mortadela”, diz pesquisa americana  aborda o assunto. Nota: a análise é válida apenas para o mercado norte-americano, não se aplicando ao Brasil nem a outros lugares, posta a enorme variação de preferências locais. O link serve para ilustrar o grau de detalhamento sobre o consumidor perseguida pelos estudiosos de marketing automobilístico.

HOMENS DE 18 A 35 ANOS

audi_s3_2
Audi A3, desejado pelos jovens devido à sua pegada esportiva, com alto desempenho

O sonho da maioria dos jovens é possuir um esportivo como Porsche ou Ferrari. Visto que a esmagadora vive com orçamento limitado, a tendência é escolher um veículo médio mais arrojado como o VW Golf ou Ford Focus, ou fazer modificações em seu popular como Gol, Palio, HB20 ou Ônix.

Os rapazes também gostam de colocar rodas maiores, aumentar a potência do motor com turbos e outras preparações, rebaixar a suspensão e fazer todo tipo de modificação para deixar seu “possante” com cara de carro de corrida.

Veículos antigos também fazem sucesso entre esse público fiel. Modelos dos anos 70, 80 e 90 fazem sucesso entre os aficionados, como Gol, Opala, Tempra, Marea, Santana, entre outros. Carros com design agressivo e parrudo fazem sucesso. É o público mais versátil e todos os tipos de automóvel fazem sucesso entre ele, incluindo SUV´s, motocicletas e até caminhões.

Essa faixa etária compõe a maior parte dos aficionados por automóveis e é o público mais ativo, recebendo grande atenção dos fabricantes de veículos, peças e acessórios. Gostam de veículos como os VW Gol e Golf de todas as gerações, qualquer esportivo e carros de luxo potentes, como BMW e Audi.

MULHERES DE 18 A 35 ANOS

preferências automotivas de que caro gosta homem mulher jovem velho família playboy
Citroën C3, um dos modelos mais desejados pelas mulheres

As meninas adoram carros “fofinhos”, como compactos de linhas suaves e SUV´s de pequeno porte. Valorizam muito a beleza do veículo, que tenha equipamentos diferenciados, que seja  versátil e fácil de dirigir. Espaço interno e amplo porta-malas também são valorizados, mesmo que não andem com o veículo carregado com frequência.

Ao contrário de suas contrapartes masculinas da mesma idade, preferem um veículo compacto, descomplicado, fácil de dirigir e de manusear os comandos.

Equipamentos de conforto como direção hidráulica e vidros elétricos são valorizados, mas aspectos como potência do motor e itens de segurança ficam em segundo plano. Em suma, elas gostam de um veículo bonito, espaçoso, confortável, gostoso de usar, altinho e não muito grande.

Modelos como o VW Fox, Citroën C3, Peugeot 208, Honda Fit, Nissan Kicks e Ford EcoSport fazem sucesso entre esse publico. Para aquelas com um orçamento reforçado, modelos como o Mini Cooper, Fiat 500, o antigo VW New Beetle, Range Rover Evoque e Audi Q3 aparecem na lista dos desejos delas.

MULHERES ACIMA DE 35 ANOS E/OU COM FILHOS

carros que farão você parecer rico R$ 50 a R$ 100 mil range rover vogue

Os SUV´s e minivans dão as cartas entre este público muito importante para as montadoras. Como as decisões de compra de veículos costumam ser feitas em conjunto entre pessoas casadas, o marido não toma nenhuma decisão de compra sem consultá-las.

Como este perfil possui  maior poder aquisitivo em relação aos dois citados acima, exercendo grande influência na quase totalidade das compras de veículos para a família,  elas costumam ser muito exigentes. Em 80% dos casos, o fechamento do negócio – ou não – está em suas mãos. Daí a enorme atenção que os departamentos de marketing dispensam às mulheres com filhos.

Costumam se mostrar muito atentas a equipamentos de segurança mais modernos, pois a proteção da família é um valor preponderante sobre todos os demais. Amplo espaço interno vem em segundo lugar, pois precisam levar e buscar as crianças, carregar compras, bicicletas, brinquedos e os cachorros. Modelos com a terceira fileira de assentos se mostram muito desejáveis, pois concede mais versatilidade e as crianças adoram se aboletar por lá.

Elas veem um sentido muito prático no automóvel e sabem que eles devem servir a suas famílias acima de tudo. Exemplos de seus veículos preferidos são o Hyundai iX35, a Chevrolet Spin, Fiat Palio Adventure e Kia Sportage.

HOMENS ACIMA DOS 35 ANOS

preferências automotivas de que caro gosta homem mulher jovem velho família playboy
Você pegou esse carro emprestado do seu pai?

Nessa fase da vida, o homem deseja conforto, elegância e discrição. Assim, o objeto de desejo passa a ser aquele sedã preto, bem sóbrio. Muitos ainda alimentam a paixão por esportivos, mas os desejam apenas para passear de final de semana. No resto do tempo, o conforto dá as cartas.

Aquele hatch esportivo perde a preferência para o sedã confortável e espaçoso, desde que tenha a mesma potência e torque – ou mais. Este público maduro e exigente mantém muitos pontos mantém alguns pontos em comum com seus estagiários: o desejo por um motor potente e equipamentos estéticos e tecnológicos, como faróis de LED e centrais multimídia.

De todos o perfis, o homem com mais de 35 anos se mostra o arquétipo mais exigente em  praticamente tudo, pois podem pagar por isso e exigem os veículos de melhor qualidade, acabamento, tecnologia e confiabilidade.

Por terem longa experiência como motoristas e demonstrar maior interesse por carros,  na média, são os consumidores que mais influenciam os departamentos de engenharia das montadoras, não sendo suscetíveis a jogadas de marketing. Seus preferidos são o Toyota Corolla, Ford Fusion e todos os Mercedes-Benz – clássicos ou esportivos.

PESSOAS QUE FAZEM USO PROFISSIONAL DO CARRO

dicionário gearhead tomar benga bengador

Para esse público, tempo é dinheiro e carro tem que dar lucro, não despesa, O melhor carro tem que ser barato de comprar e manter e gastar pouco combustível. Este perfil enxerga o automóvel como ferramenta de trabalho. Por outro lado, tais veículos ganham o estigma de “carro de empresa”, “carro de frota” ou “carro de entrega”, como o Fiat Mille, VW Gol G4 e up!, Toyota Etios e Fiat Fiorino, sem contar os veículos comerciais.

Os modelos “pé-de-boi”, básicos ao extremo e sem nenhum item que possa vir a dar problemas e gerar despesas com manutenção dão a tônica para este público. Alta durabilidade, espaço para cargas e passageiros e economia de combustível consistem, de longe, nos itens mais importantes. Afinal de contas, o Fiat Uno da image acima possui a mesma importância da escada pendurada no teto: a de uma ferramenta de trabalho.

RÓTULOS? NÃO, MARKETING

Agora que foi dada a explicação, não se surpreenda quando disserem que o Toyota Corolla é “carro de velho”, o Fiat Uno Mille é “carro de firma”, o VW Golf é “carro de playboy”, o Peugeot 208 é “carro de menina” ou o Kia Sorento é “carro de mãe”. A Nissan utilizou estes estereótipos para fazer a campanha de lançamento do Sentra, em 2007, baseada em um estudo sobre seu principal concorrente. Assista:

Naturalmente, não se deve levar os rótulos muito a sério. Por outro lado, tais indicativos revelam as preferências automobilísticas de cada público, de acordo com seus anseios e necessidades. Os consumidores possuem, claro, ampla liberdade para dirigirem o modelo que mais lhes agradar, mas os estudos de marketing e até científicos comprovam os pendores de cada motorista por um determinado tipo ou modelos de carro.

Os departamentos de marketing da empresas buscam usar as preferências de maneira muito positiva para desenvolver produtos mais próximos do desejado pelos clientes e para a comunidade autoentusiasta cultivar e preservar a cultura automotiva.

Anúncios

2 comentários em “Preferências automotivas: Carro de homem ou de mulher? De jovem ou de velho? Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: