Pular para o conteúdo
Anúncios

Você sabia que já existem carros que estacionam sozinhos? Conheça.

O momento mais temido de muitos motoristas, mesmo alguns mais experientes, é a hora de fazer uma baliza ou estacionar. Os engenheiros automotivos sabem disso e desenvolveram esta nova tecnologia, a qual se torna cada vez mais popular: o assistente de estacionamento. O vídeo acima demonstra como ele funciona.

Do ponto de vista técnico, o sistema possui um hardware relativamente simples, o qual consiste de dispositivos elétricos nos sistemas de direção, transmissão, aceleração e frenagem, responsáveis por fazer a movimentação do veículo de forma automatizada, poupando a tarefa do motorista. A parte eletrônica e de software se mostra mais complexa, com diversos sensores e radares para avaliar as possibilidades de manobra, gerando sugestões para o condutor. Basta escolher e deixar o sistema fazer o trabalho. Se preferir, os passageiros podem até descer do veículo.

O primeiro automóvel lançado no Brasil com este dispositivo foi o Volkswagen Passat. Hoje, Ford e BMW já oferecem em alguns modelos por aqui. Com o aperfeiçoamento da tecnologia, se tornará cada vez mais comum e fará parte do cotidiano em um futuro próximo.

O sistema abaixo, do BMW Série 7, é um pouco mais avançado: o assistente de estacionamento funciona pela chave do veículo, conforme mostra o vídeo abaixo:

Não gosta de fazer baliza e estacionar em vagas apertadas? Esse problema está perto de chegar ao fim.

Anúncios

1 Comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: