Ir para conteúdo
Anúncios

Dica simples para comprar um carro de qualidade

dica simples para comprar um carro de qualidade
Os modelos desta imagem são vendidos no Brasil.
Os modelos desta imagem, retirada de uma revista inglesa, são vendidos no Brasil, à exceção do Kia Rio (foto superior à esquerda).

O fato de o Brasil ter os carros mais caros do mundo é de conhecimento público. Por outro lado, outro problema mais grave, mas negligenciado pelos consumidores, reside na baixa qualidade de grande parcela dos carros vendidos por aqui. Ele se mostra mais acentuado nos modelos de entrada, mas persiste em todas as categorias. Ainda podemos encontrar veículos com zero estrela em testes de impacto (JAC J3) e utilitários de R$ 190 mil (Toyota Hilux SW4) sem controles de tração e estabilidade à venda.

Este blog sempre enfatiza o estudo e pesquisa antes da aquisição de um veículo, mas existe uma dica que simplifica bastante o trabalho:

PREFIRA COMPRAR MODELOS DISPONÍVEIS NOS PAÍSES DESENVOLVIDOS

Em países como Estados Unidos, Japão e Alemanha, a legislação de segurança, emissões e eficiência energética costumam ser muito rígidas. Outro fator consiste no alto grau de exigência  dos consumidores, o qual força os fabricantes a oferecer produtos de maior qualidade. Felizmente, muitos desses automóveis estão disponíveis em terras tupiniquins, apesar de seu elevado preço de compra e manutenção.

Em relação aos produtos com foco em mercados emergentes, seus projetos se mostram mais modernos e elaborados, com atualização mais frequente. Costumam ser bem avaliados em sua quase totalidade no processo homologação para venda por aqui. Apesar da retirada de conteúdo e simplificação do padrão de acabamento, comumente chamado de “depenar o carro”, carros vendidos em países desenvolvidos oferecem maior segurança, desempenho, eficiência e qualidade.

Nas categorias de entrada, até R$ 50 mil, existe diversas opções de produtos semelhantes aos mercados desenvolvidos, como o VW up!, Ford Fiesta e Peugeot 208. Ao mesmo tempo, outros veículos são comercializados somente em mercados emergentes, como Fiat Palio, VW Gol e Chevrolet Celta, por valores próximos. Na dúvida, escolha os primeiros.

Outro fator muito importante consiste na idade do projeto, o qual impacta fortemente na qualidade e performance do veículo. Alguns veículos saíram de linha há muito tempo em seus países de origem, mas continuam sendo vendidos no Brasil, como o Mitsubishi Pajero TR4 e o VW Polo. Projetos defasados também devem ser excluídos, pois não entregam o melhor para o cliente.

Dicas auxiliam a escolher bons veículos, mas o interesse do consumidor em aprender mais sobre o modelo desejado são essenciais para uma boa compra. Procurar veículos de projeto moderno, os quais atendem aos consumidores exigentes de países avançados, se mostra o melhor começo.

Anúncios

2 comentários em “Dica simples para comprar um carro de qualidade Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: