Pular para o conteúdo
Anúncios

5 dicas para conservar o motor do seu carro

Alguns motoristas dirigem há alguns anos e percebem que seus carros duram menos do que gostariam. Outros se queixam da conta da oficina. A vida chama alguns à responsabilidade e agora suas prioridades mudaram, precisam economizar com o veículo. Muitos compreendem seus comportamentos inadequados, ao passo que a grande massa nem imagina que pode salvar muito tempo e dinheiro com pequenas mudanças nos hábitos ao volante.

O motor é o coração do automóvel. Naturalmente, os cuidados com o sistema de motor e câmbio se mostram importantíssimos para o veículo rode com conforto, economia e segurança por muitos anos. As cinco dicas abaixo trarão redução significativa nas suas despesas com combustível e manutenção, além de prolongar sua vida útil.

1 – Não abuse da rotação – Aperte o pedal de acelerador apenas o necessário para o veículo se deslocar, procurando sempre manter a rotação entre 1500 e 2500 rpm. Aumentar excessivamente os giros aumenta o consumo de combustível e reduz a vida útil do motor. Aprenda a usar corretamente o conta-giros – aquele marcador ao lado do velocímetro – e se esforce para fazê-lo girar dentro da faixa acima o máximo de tempo possível.

2 – Dirija de modo suave – Para complementar a prática de manter o motor girando apenas o necessário, o motorista deve acelerar e frear de modo progressivo e suave. Arrancadas e freadas bruscas devem ser evitadas em trajetos urbanos. Respeitar a velocidade do fluxo de tráfego, evitando costurar, cortar e colar nos veículos da frente, ajuda a economizar combustível. mínimo de acelerador, o mínimo de freio e aproveitar a energia cinética do automóvel consiste no principal segredo para conservar o motor.

3 – Conheça o plano de manutenção do fabricante – Como toda máquina, o propulsor necessita da substituição de seus itens de desgaste, como o óleo lubrificante, filtros, velas, cabos de vela e demais itens no prazo especificado pelo fabricante. Vale lembrar que marcas e modelos diferem entre si nos prazos, tanto por tempo quanto por quilometragem. Leia o manual de instruções ou ligue para o suporte do fabricante para obter o plano de manutenção.

4 – Utilize peças originais – Em complementação ao item 3, a aplicação de peças especificadas pela montadora contribui para preservar a performance e durabilidade de seu motor. O uso de componentes fora do padrão de qualidade – chamados de “paralelos” – trará perdas no rendimento do combustível e redução da vida útil. Na maioria dos casos, a economia no preço dos itens será perdida pelo aumento do consumo e frequência de manutenção. O barato sai caro.

5 – Abasteça sempre com combustível de boa qualidade – Os motoristas mais atentos aos custos de seu veículo sabem que o combustível consiste em seu maior gasto. Entretanto, abastecer em postos de qualidade duvidosa pode reduzir drasticamente a vida útil de seu propulsor, principalmente se o hábito persistir por longos períodos. Economias de 3 a 5 reais por tanque podem gerar despesas na casa dos milhares com retíficas de cabeçote, troca de juntas e partes móveis como pistões e válvulas corroídas por solventes e outras impurezas. Utilizar álcool, gasolina, GNV ou diesel de fontes confiáveis se mostra indispensável a conservar o motor por muitos anos.

Se você é o responsável por comprar e manter seu veículo e deseja mantê-lo bonito, potente e econômico por muitos anos e deseja que seus amigos e familiares desejem aprender mais sobre como manter seu motor sempre em ordem, compartilhe este post em suas redes sociais.

Anúncios

3 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: