5 dicas para conservar o motor do seu carro
Alguns motoristas dirigem há alguns anos e percebem que seus carros duram menos do que gostariam. Outros se queixam da conta da oficina. A vida chama alguns à responsabilidade e agora suas prioridades mudaram, precisam economizar com o veículo. Muitos compreendem seus comportamentos inadequados, ao passo que a grande massa nem imagina que pode salvar muito tempo e dinheiro com pequenas mudanças nos hábitos ao volante.
O motor é o coração do automóvel. Naturalmente, os cuidados com o sistema de motor e câmbio se mostram importantíssimos para o veículo rode com conforto, economia e segurança por muitos anos. As cinco dicas abaixo trarão redução significativa nas suas despesas com combustível e manutenção, além de prolongar sua vida útil.
1 – Não abuse da rotação – Aperte o pedal de acelerador apenas o necessário para o veículo se deslocar, procurando sempre manter a rotação entre 1500 e 2500 rpm. Aumentar excessivamente os giros aumenta o consumo de combustível e reduz a vida útil do motor. Aprenda a usar corretamente o conta-giros – aquele marcador ao lado do velocímetro – e se esforce para fazê-lo girar dentro da faixa acima o máximo de tempo possível.
2 – Dirija de modo suave – Para complementar a prática de manter o motor girando apenas o necessário, o motorista deve acelerar e frear de modo progressivo e suave. Arrancadas e freadas bruscas devem ser evitadas em trajetos urbanos. Respeitar a velocidade do fluxo de tráfego, evitando costurar, cortar e colar nos veículos da frente, ajuda a economizar combustível. O mínimo de acelerador, o mínimo de freio e aproveitar a energia cinética do automóvel consiste no principal segredo para conservar o motor.
3 – Conheça o plano de manutenção do fabricante – Como toda máquina, o propulsor necessita da substituição de seus itens de desgaste, como o óleo lubrificante, filtros, velas, cabos de vela e demais itens no prazo especificado pelo fabricante. Vale lembrar que marcas e modelos diferem entre si nos prazos, tanto por tempo quanto por quilometragem. Leia o manual de instruções ou ligue para o suporte do fabricante para obter o plano de manutenção.
4 – Utilize peças originais – Em complementação ao item 3, a aplicação de peças especificadas pela montadora contribui para preservar a performance e durabilidade de seu motor. O uso de componentes fora do padrão de qualidade – chamados de “paralelos” – trará perdas no rendimento do combustível e redução da vida útil. Na maioria dos casos, a economia no preço dos itens será perdida pelo aumento do consumo e frequência de manutenção. O barato sai caro.
5 – Abasteça sempre com combustível de boa qualidade – Os motoristas mais atentos aos custos de seu veículo sabem que o combustível consiste em seu maior gasto. Entretanto, abastecer em postos de qualidade duvidosa pode reduzir drasticamente a vida útil de seu propulsor, principalmente se o hábito persistir por longos períodos. Economias de 3 a 5 reais por tanque podem gerar despesas na casa dos milhares com retíficas de cabeçote, troca de juntas e partes móveis como pistões e válvulas corroídas por solventes e outras impurezas. Utilizar álcool, gasolina, GNV ou diesel de fontes confiáveis se mostra indispensável a conservar o motor por muitos anos.
Se você é o responsável por comprar e manter seu veículo e deseja mantê-lo bonito, potente e econômico por muitos anos e deseja que seus amigos e familiares desejem aprender mais sobre como manter seu motor sempre em ordem, compartilhe este post em suas redes sociais.
Como posso me comunicar com sua empresa
CurtirCurtir
Bom dia Celso. Meu e-mail é pedrohlguerra@hotmail.com.
Aguardo seu contato. Obrigado.
CurtirCurtir
Gostei muito das dicas, são detalhes importantes que até então não tinha percebido. Obrigado!
CurtirCurtir