Pular para o conteúdo
Anúncios

Como descobrir o ano/modelo de um veículo lendo o número do chassis

Um dos artigos mais lidos de Educação Automotiva aborda a leitura do número do chassi de um veículo e sua composição completa. Leia aqui.

Através da decomposição dos 17 dígitos do número de chassis, também conhecido como VIN code, podemos descobrir as informações mais relevantes sobre o veículo sem precisar vê-lo pessoalmente.

De todos os dados, o mais fácil de descobrir é o ano/modelo do veículo, o qual aparece na última parte do código, no nono dígito. Confira na tabela abaixo a sequência de códigos de ano/modelo.

O dígito de ano/modelo é o primeiro da sequência gravada nos vidros do veículo. Não é necessário ter em mãos o documento ou buscar o número completo, o qual se encontra em lugares de difícil acesso com frequência.

Confira a tabela com todas as sequências de 1971 a 2030

tabela chassis ano modelo educação automotiva

Perceba que a sequência de códigos exclui as letras I, O e Q, as quais foram suprimidas para evitar equívocos na leitura devido à semelhança com números 0 (zero) e 1 (um). A letra Z também foi retirada da sequência de ano/modelo por ser usada como caractere “curinga”, utilizado quando a especificação não existe ou não pode ser identificada.

INTERVALOS DE 30 ANOS

Repare também que a sequência se iniciou em 1971, com o número 1 e terminou em 2000, com a letra Y. Ela se repete de 2001 a 2030, com os mesmos caracteres, sempre com 30 anos de diferença entre eles. Na tabela, fica fácil visualizar o intervalo devido ao alinhamento entre as linhas.

descobrir ano do carro vin code

Na imagem acima, o número 8 – na nona posição do VIN code e a primeira a constar no código abreviado, o qual consta nos vidros do veículo, indica o ano modelo do veículo. Na tabela, o número 8 aparece em 1978 e 2008.

Evidentemente, se trata de um modelo 2008, posto que as características dos automóveis muda bastante em trinta anos, não é mesmo?

A imagem da capa do artigo traz a letra “A” como indicador de ano/modelo, indicando a possibilidade de ser do ano 1980 ou 2010. Dada a facilidade de distinguir veículos com trinta anos de diferença de idade, este é do ano 2010.

VOCÊ ACABA DE GANHAR UM NOVO HÁBITO

Excetuando os profissionais da área de avaliação e documentação automotiva e pessoas que já sabem de cor a sequência – e já incorporaram este procedimento – você acaba de ganhar um novo vício: toda vez que avistar um carro, passará a olhar o primeiro dígito gravado nos vidros e dirá qual seu ano/modelo.

Com a prática, saberá de cor a sequência da tabela acima e descobrir o ano/modelo de qualquer automóvel, comercial ou pesado se tornará extremamente simples, excetuando alguns poucos casos como veículos fabricados antes de 1971 ou alguns de chassi remarcado.

Descubra também o estado onde seu veículo foi emplacado.

Curta a página Educação Automotiva no Facebook e confira mais artigos. Cadastre seu e-mail em nossa newsletter no rodapé da página e receba como ler as demais informações do número de chassi (VIN code).

 

Anúncios

3 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: