Pular para o conteúdo
Anúncios

Descubra o fabricante de veículos nacionais pelas 3 primeiras posições do número do chassi

Os artigos sobre a composição do VIN Code – o código de 19 caracteres de identificação dos veículos – frequentam a lista dos mais populares do Educação Automotiva.

Já abordamos a formação de cada posição do número do chassis, o dígito que identifica o ano/modelo, os que indicam o país de fabricação e a tabela com os estados de cada sigla das placas atuais.

Este artigo continua a série de detalhamento do significado de cada posição do VIN Code. Este artigo traz a tabela que identifica os principais fabricantes nacionais pelas três primeiras posições do código, para automóveis, veículos pesados e motocicletas. Confira.

DECIFRANDO AS REGIÕES DO WMI

Os 3 primeiros dígitos identificam a região de fabricação e o fabricante do veículo. Eles compõem a primeira seção do VIN Code chamada WMI – World Manufacturer Identifier – Identificador Mundial de Fabricante, em tradução do inglês. Esta sigla é autoexplicativa.

Este artigo traz os principais fabricantes que produzem em solo brasileiro, divididos em três tabelas: automóveis e comerciais leves, veículos pesados e motocicletas.

A tabela 1 traz os principais fabricantes de automóveis e comerciais leves.

tabela de fabricantes brasileiros de automóveis e comerciais leves

A tabela 1 trata dos caminhões e utilitários

A tabela 3 traz a lista das principais fabricantes de motocicletas nacionais

DEMAIS VEÍCULOS

As três tabelas acima não contemplam todos os fabricantes e veículos produzidos em território brasileiro. Para não torná-las muito longas, marcas de produção fora-de-série, com vendas menores que 500 unidades anuais, de implementos rodoviários ou extintas foram excluídas.

Consulte a apostila VINTECH anexa nos links do segundo parágrafo para ver a lista completa.

IMPORTADOS

As tabelas trazem apenas veículos e fabricantes que são ou foram produzidos em território nacional. Se o WMI pesquisado não constar na lista, consulte o artigo com as tabelas dos códigos de países e descubra a origem do exemplar pesquisado.

IDENTIFICAÇÃO DE REGIÃO

Este artigo sobre os modelos fabricados na região WMI do Brasil agregam o fabricante do veículo na primeira seção do código de chassis. Decifrando as três primeiras posições, é possível saber marca e local de fabricação sem a necessidade de ver o veículo presencialmente.

As três tabelas deste artigo listam os principais produtores nacionais. Naturalmente, outras tabelas com modelos importados comuns no Brasil serão interessantes. Porém, dada a maior diversidade de códigos WMI, este trabalho se mostra mais complexo e deve ser feito para cada empresa.

É possível adquirir no mercado ferramentas que fazem este trabalho, usadas por empresas de perícia de veículos. 

Gostou do artigo? Curta  Educação Automotiva no Facebook e cadastre seu e-mail em nossa newsletter no rodapé da página para receber novos artigos em tempo real!

Anúncios

2 Comments »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: