Pular para o conteúdo
Anúncios

Descubra o modelo de um veículo sem vê-lo pessoalmente – lendo número do chassis

Mesmo entre os amantes de veículos, poucos sabem o que está contido no número dos chassis. Você sabia que podemos descobrir muitas informações sobre o veículo em questão. Sobre o código da imagem acima, eu sei que ele é um:

Volkswagen GOLF, ano 2002, fabricado pela filial brasileira em São José dos Pinhais. Foi feito na plataforma 34X, tem motor 2.0 de 8 válvulas e airbag duplo e foi a unidade de número 60831 produzida na unidade paranaense da VW Brasil.

Você sabia que dava para saber tanto sobre um carro somente lendo o número dos chassis? Não? Surpreendente! A apostila no rodapé do post contém todos os dados quem compõem o número de chassis.

O VIN Code é dividido em três seções e revela muito sobre qualquer veículo. Clique neste link para saber mais sobre sua história e peculiaridades.

Os parágrafos a seguir descrevem o significado cada posição do VIN Code:

9 – Região geográfica de fabricação – neste caso, representa a região que contém Brasil, Chile e Colômbia. Este carro foi fabricado no Brasil

Confira a tabela completa para descobrir o país de origem de todos os veículos

BW – Código do fabricante e região – diz qual a empresa que produziu o veículo – BW representa a Volkswagen do Brasil Ltda.

Descubra o fabricante de veículos nacionais pelas 3 primeiras posições do número do chassi

H – Carroceria/Plataforma – indica em qual plataforma o veículo foi construído – H indica a plataforma 34X, na qual a Volkswagen faz o Bora, Golf, Cordoba, Touran, etc. O modelo em questão será especificado na sétima e oitava posições.

E – Motorização – especifica o motor aplicado neste veículo. Cada montadora tem seu código. – Na linha VW de 1999, o código E representa o motor 2.0 MI 8 válvulas de 116 cv.

2 – Equipamentos de segurança – detalha com quais equipamentos de segurança o veículo está equipado. – 2 significa que este veículo possui airbag duplo.

1J – Modelo do veículo – cada montadora define o código para cada variante que produz. – O 1J é o Volkswagen Golf.

X – Dígito verificador – este dígito serve para evitar falsificações. É obtido por uma fórmula de soma e divisão dos dígitos anteriores, a qual está detalhada na apostila anexa.

2 – Ano modelo do veículo – esta numeração contém o ano modelo do veículo, o qual difere do ano de fabricação – a letra X representa o ano modelo 2002.

Confira a tabela completa de anos/modelo neste link

4 – Local de fabricação – diz em qual fábrica o veículo foi produzido. Cada montadora possui o código de suas fábricas – 4 representa a fábrica da VW Brasil em São José dos Pinhais.

060831 – número de série – número sequencial que identifica o veículo individualmente. Com ele, o fabricante pode obter todas as informações sobre o veículo. É o RG do carro. Esta sequência é utilizada para chamar consumidores para recalls e é possível saber até o dia, hora, componentes, acabamento e até os funcionários envolvidos em sua produção.

A apostila anexa, utilizada por profissionais de perícia automotiva, contém o método de leitura de um número de chassis:

APOSTILA VINTECH_2012_13_07_2014

É possível saber muito mais sobre um veículo, e existem muitas outras numerações importantes, como o número do motor e do Renavam, os quais serão objetos de outros posts. Mais uma curiosidade revelada.

Descubra também em qual estado o seu carro usado foi licenciado pela primeira vez e como funciona o sistema de emplacamento brasileiro.

E ai, gostou do artigo? Quer se manter atualizado sobre os novos posts do Educação Automotiva? Clique aqui e curta nossa fanpage no Facebook!

Anúncios

20 Comments »

    • Alguns modelos importados não seguem o padrão atual, que foi estabelecido em 1997. Após a abertura das importações, muitos modelos tem muitos X ou Z que significam que aquela característica é desconhecida, porque o importador não informou. Na dúvida, sugiro consultar um catálogo da Toyota com mais informações, especialmente para os modelos anteriores a 1998.

      Curtir

  1. Tudo bem Pedro, seu post foi o único que pode esclarecer algo em relação a identificação do veiculo, porem tentei, tentei e me perdi rsr, não consigo descobrir essas seguintes informações do polo que pretendo comprar, se puder me ajudar, agradeço
    9BWH B 0 9A 13 P 019263
    motorização segurança modelo Local fabric.

    Curtir

  2. Caro Pedro,
    Antes de mais nada, parabéns pela matéria. É de grande ajuda.
    Eu tenho uma saveiro 2006 sportline mas no documento vem escrito apenas saveiro 1.8. como faço pra saber a versão do carro pelo número do chassi? existe uma tabela de equipamentos / versões para eu consultar?
    obrigado!

    Curtir

    • Na apostila Vintech anexa, há a tabela com os códigos de motores. Nela, deverá ter os códigos.

      Verifique se o motor já foi substituído, pois ele tem o número próprio. A troca de motor não altera o número do chassi, claro.

      Eventualmente, o antigo dono pode ter dúvidas sobre o motor, como se é 1.6 ou 1.8. Consulte um mecânico experiente em AP para confirmar o modelo e se já foi trocado.

      Curtir

  3. Na figura da descrição dos 17 números da composição do número do chassi há um erro na posição do nono e décimo digito -estão invertidos !.
    O nono dígito (esquerda à direita) é o digito verificador e o décimo é o ano de fabricação (que dependendo da época pode ser uma letra ou um número – exemplos de ano: 2007 = 7; 2009 = 9; 2010 = A; 2012 = C; 2013 = D; 2014 = E; 2015 = F.

    Por favor, queiram conferir.
    Muito grato.
    Jose Manoel Borges.
    18 FEV 2017

    Curtir

  4. Boa tarde! Se alguem ouber decifrar chassi, agradeço a ajuda! No documento do meu carro nao especifica qual o modelo do meu gol 1.0 8v, so fala isso . Alguem sabe qual modelo é, se é” trend, power ou outro.O Chassi é. :
    9BWA05U6CP020624

    Curtir

    • Alexandre, boa tarde. O número do chassi não permite identificar versões, exceto se houver mudanças na motorização, local de fabricação ou presença de airbags, dentre outros itens.

      A melhor forma de descobrir a versão é pegar o catálogo de vendas do ano/modelo do seu carro e identificar por itens de acabamento, como tecido dos bancos, painel, calotas ou outros detalhes.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

  5. Alexandre, boa tarde!
    Eu gostaria de saber o contrário. Se eu tenho um VW GOLF 2.0 2016, como posso saber qual a composição do chassi? 9BD….. Onde encontro o o catálogo de versões por montadoras?
    Grato

    Curtir

    • Olá Milton,

      O 5º dígito do número do chassis indica a motorização do veículo. Em geral, há distinção entre os códigos utilizados para powertrains equipados com caixas automáticas, manuais, automatizadas, CVT, etc. Algumas marcas podem não fazer distinção. Na lista de motorizações disponíveis para o modelo, é possível descobrir o tipo de câmbio pelo quinto dígito do VIN Code, na maioria das vezes.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: