Ir para conteúdo
Anúncios

Como é possível descobrir o modelo de um veículo sem vê-lo pessoalmente? Lendo o número do chassis. Aprenda.

leitura número chassi
chassi

Mesmo entre os amantes de veículos, poucos sabem o que está contido no número dos chassis. Você sabia que podemos descobrir muitas informações sobre o veículo em questão. Sobre o código da imagem acima, eu sei que ele é um:

Volkswagen GOLF, ano 1999, fabricado pela filial brasileira em São José dos Pinhais. Foi feito na plataforma 34X, tem motor 2.0 de 8 válvulas e airbag duplo e foi a unidade de número 60831 produzida na unidade paranaense da VW Brasil.

Você sabia que dava para saber tanto sobre um carro somente lendo o número dos chassis? Não? Surpreendente! A apostila no rodapé do post contém todos os dados quem compõem o número de chassis. Agora vou detalhar cada dígito do código:

9 – Região geográfica de fabricação – neste caso, representa a região que contém Brasil, Chile e Colômbia. Este carro foi fabricado no Brasil

BW – Código do fabricante e região – diz qual a empresa que produziu o veículo – BW representa a Volkswagen do Brasil Ltda.

H – Carroceria/Plataforma – indica em qual plataforma o veículo foi construído – H indica a plataforma 34X, na qual a Volkswagen faz o Bora, Golf, Cordoba, Touran, etc. O modelo em questão será especificado na sétima e oitava posições.

E – Motorização – especifica o motor aplicado neste veículo. Cada montadora tem seu código. – Na linha VW de 1999, o código E representa o motor 2.0 MI 8 válvulas de 116 cv.

2 – Equipamentos de segurança – detalha com quais equipamentos de segurança o veículo está equipado. – 2 significa que este veículo possui airbag duplo.

1J – Modelo do veículo – cada montadora define o código para cada variante que produz. – O 1J é o Volkswagen Golf.

X – Ano modelo do veículo – esta numeração contém o ano modelo do veículo, o qual difere do ano de fabricação – a letra X representa o ano modelo 1999.

2 – Dígito verificador – este dígito serve para evitar falsificações. É obtido por uma fórmula de soma e divisão dos dígitos anteriores, a qual está detalhada na apostila anexa.

4 – Local de fabricação – diz em qual fábrica o veículo foi produzido. Cada montadora possui o código de suas fábricas – 4 representa a fábrica da VW Brasil em São José dos Pinhais.

060831 – número de série – número sequencial que identifica o veículo individualmente. Com ele, o fabricante pode obter todas as informações sobre o veículo. É o RG do carro. Esta sequência é utilizada para chamar consumidores para recalls e é possível saber até o dia, hora, componentes, acabamento e até os funcionários envolvidos em sua produção.

A apostila anexa, utilizada por profissionais de perícia automotiva, contém o método de leitura de um número de chassis:

APOSTILA VINTECH_2012_13_07_2014

É possível saber muito mais sobre um veículo, e existem muitas outras numerações importantes, como o número do motor e do Renavam, os quais serão objetos de outros posts. Mais uma curiosidade revelada.

E ai, gostou do artigo? Quer se manter atualizado sobre os novos posts do Educação Automotiva? Clique aqui e curta nossa fanpage no Facebook!

Anúncios

10 comentários em “Como é possível descobrir o modelo de um veículo sem vê-lo pessoalmente? Lendo o número do chassis. Aprenda. Deixe um comentário

    • Alguns modelos importados não seguem o padrão atual, que foi estabelecido em 1997. Após a abertura das importações, muitos modelos tem muitos X ou Z que significam que aquela característica é desconhecida, porque o importador não informou. Na dúvida, sugiro consultar um catálogo da Toyota com mais informações, especialmente para os modelos anteriores a 1998.

      Curtir

  1. Tudo bem Pedro, seu post foi o único que pode esclarecer algo em relação a identificação do veiculo, porem tentei, tentei e me perdi rsr, não consigo descobrir essas seguintes informações do polo que pretendo comprar, se puder me ajudar, agradeço
    9BWH B 0 9A 13 P 019263
    motorização segurança modelo Local fabric.

    Curtir

  2. Caro Pedro,
    Antes de mais nada, parabéns pela matéria. É de grande ajuda.
    Eu tenho uma saveiro 2006 sportline mas no documento vem escrito apenas saveiro 1.8. como faço pra saber a versão do carro pelo número do chassi? existe uma tabela de equipamentos / versões para eu consultar?
    obrigado!

    Curtir

    • Na apostila Vintech anexa, há a tabela com os códigos de motores. Nela, deverá ter os códigos.

      Verifique se o motor já foi substituído, pois ele tem o número próprio. A troca de motor não altera o número do chassi, claro.

      Eventualmente, o antigo dono pode ter dúvidas sobre o motor, como se é 1.6 ou 1.8. Consulte um mecânico experiente em AP para confirmar o modelo e se já foi trocado.

      Curtir

  3. Na figura da descrição dos 17 números da composição do número do chassi há um erro na posição do nono e décimo digito -estão invertidos !.
    O nono dígito (esquerda à direita) é o digito verificador e o décimo é o ano de fabricação (que dependendo da época pode ser uma letra ou um número – exemplos de ano: 2007 = 7; 2009 = 9; 2010 = A; 2012 = C; 2013 = D; 2014 = E; 2015 = F.

    Por favor, queiram conferir.
    Muito grato.
    Jose Manoel Borges.
    18 FEV 2017

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: