Pular para o conteúdo

Segurança veicular: por que é tão importante

cinto de segurança airbag crash test

Iniciarei a série que trata da importância da segurança veicular no ato de adquirir um veículo. Em todos os países onde a educação automotiva é mais difundida, saber se um carro é seguro ou não para seus ocupantes é o primeiro e mais importante fator na decisão de compra. Resumindo: se o carro não protege os ocupantes, está riscado da lista logo de saída.

Infelizmente, este importantíssimo fator ainda não foi incorporado na cultura automotiva brasileira, por ter entrado em foco nos anos 90, um período relativamente recente. As limitações orçamentárias de nossas montadoras ao fazer um novo projeto de veículo e no bolsa das famílias na hora de pagar por um veículo acabam por sacrificar a segurança.

Um dos principais objetivos deste site consiste no fomento à escolha de veículos mais seguros, com vistas à redução de acidentes, mortos e feridos no trânsito.

A segurança veicular é avaliada em um crash test (teste de impacto), no qual o carro é projetado a 64 km/h em uma barreira, com dois bonecos que simulam seres humanos (dummies), um adulto e uma criança. Após a análise, é dada uma nota de zero a cinco estrelas. Zero significa “óbito”, isto é, os ocupantes não sobrevivem ao impacto. E cinco estrelas significa que os ocupantes saem ilesos ou com ferimentos mínimos. Qual você compraria para você?

Recomenda-se a escolha um veículo com nota de no mínimo quatro estrelas para veículos do ano/modelo a partir de 2014.

Para automóveis mais antigos, deve-se priorizar modelos bem avaliados sempre que possível.

Em outro post, explicarei como a segurança veicular é avaliada com mais detalhes.

Para concluir a importância de rodar em um carro seguro. Você e sua família precisam estar seguros o tempo todo, pois não há como prever quando um acidente ocorrerá. Escolher um veículo seguro pode ser a diferença entre viver e morrer. E lembre-se:

A segurança veicular deveria ser a prioridade número 1 dos brasileiros na aquisição de um veículo. Os consumidores de países avançados – mais notadamente a Alemanha, pioneira na cultura de segurança- descartam sumariamente modelos com notas inferiores quatro estrelas 

Automóveis que oferecem pouca proteção conta impactos devem ser descartados imediatamente.

1 Comentário »

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.