Carros que marcaram época: VW Santana
O Santana, segunda geração do Passat na Europa, recebeu este nome no Brasil por ter sido fabricado juntamente com a primeira geração por cinco anos, até o primeiro sair de linha em 1989 por aqui.
Marcou época, consistindo no concorrente mais forte do Monza em sua época, travando batalha feroz pela liderança do segmento. Deixou muitas lembranças em quem viveu os anos 80 e 90, e até hoje há as discussões sobre qual foi o melhor sedã médio da época: o Santana ou o Monza?
Foi produzido de 1984 a 2006 no Brasil, e ainda é produzido em várias versões na China, onde é um dos carros mais vendidos. Possui uma versão totalmente renovada, a qual a VW cogitou em produzir por aqui, mas desistiu, para a tristeza dos fãs.
Iniciou sua carreira como referência em luxo, conforto e espaço interno. Era um carro de prestígio. A tecnologia dos motores AP (alta performance) amealha fãs de todas as idades, com grande número de simpatizantes. Com o passar do tempo e a entrada de novos concorrentes no final dos anos 90, ele ainda manteve um mercado cativo, baseado em sua robustez mecânica. Ganhou a pecha de “carro de taxista”, por ser o preferido deste público até o fim de sua produção, em 2006.
Confira mais sobre a história do Santana, incluindo os modelos chineses em produção por lá. Muito bom!:
1 Comentário »