Economia e respeito ao meio ambiente: compre somente veículos nota A em eficiência energética
A maioria das pessoas que compram eletrodomésticos, tais como geladeiras, fogões, freezers, máquinas de lavar e condicionadores de ar, dentre outros, já têm como hábito basear sua decisão nas etiquetas de eficiência energética do Inmetro, como forma de economizar dinheiro e ajudar na preservação do meio ambiente. Mas você sabia que os automóveis, motocicletas, vans, ônibus e veículos de carga também levam a certificação?
Todos os veículos levam a etiqueta do Instituto, a qual se mostra muito parecida com a de eletrodomésticos. É muito simples e intuitiva e qualquer consumidor está apto a compreender seus dados. Tem-se um exemplo abaixo:
Na parte superior, constam os dados do veículo: categoria, marca, modelo, versão, motor e transmissão. Esses são os dados determinantes para determinar a eficiência energética.
A escala de A a E é uma escala comparativa por categoria. Ela dá nota A para o mais eficiente e vai até E, para o que consome mais combustível. A nota é concedida de acordo com a escala colorida ao lado. Vale lembrar que o consumo de veículos de categorias diferentes não devem ser equiparados, pois as escalas são individuais para cada uma. Por exemplo, não podemos comparar a nota de um VW Gol com a de uma Toyota Hilux, pois os dados de um compacto diferem muito dos de uma picape. Mas podemos comparar um Fiat Palio com um Honda Fit, pois ambos são compactos.
No rodapé, temos a medição de autonomia em quilômetros por litro, medidos em um teste padronizado pelo Inmetro. Ele tende a ser conservador com o intuito de cobrir um espectro de 90% dos condutores que atingem esses números. Deve-se considerar que o trajeto habitual e modo de condução de cada motorista geram grandes variações nos números. Neste caso, um motorista que circula em trânsito pesado e dirige de modo mais agressivo pode fazer médias abaixo de 7 km/l, enquanto outro que roda predominantemente em avenidas livres e guia de forma suave pode atingir mais de 11 km com um litro de combustível.
Faço uma ressalva para a etiqueta do Inmetro: em diversos países, principalmente na Europa, é um hábito consolidado divulgar os índices de emissões em gramas de CO2 por quilômetro rodado. Infelizmente, ele não é medido e divulgado no Brasil, apesar de os fabricantes possuírem os dados prontos para divulgação. A cultura da preservação ambiental ainda é incipiente em terras tupiniquins, e incluir esta informação na etiqueta contribuiria significativamente para isso.
O Inmetro divulga uma tabela de eficiência energética para todos os veículos testados desde 2009. Cultive o hábito de verificar a eficiência energética de todos os automóveis.Confira no link abaixo a nota do seu veículo ou daquele que você pretende adquirir:
http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas_pbe_veicular.asp
1 Comentário »