Pular para o conteúdo

Conheça os gases poluentes que seu carro emite

emissões

Todo mundo está careca de saber que os automóveis, motocicletas e utilitários são grandes responsáveis pela emissão de poluentes, especialmente nas grandes cidades. Por outro lado, poucos conhecem os tipos de gases que eles colocam no ar e seus malefícios, tampouco a legislação em vigor para mitigar seus efeitos. Neste post, será feito um breve relato deste assunto tão complexo, de forma descomplicada e de fácil entendimento.

Os principais gases tóxicos emitidos pelos automóveis são:

CO (monóxido de carbono)

É um gás asfixiante. Diminui a oxigenação no sangue, causando tonturas, vertigens e alterações no sistema nervoso central. Uma vez na corrente sanguínea, transforma-se em CO2 e participa de reações fotoquímicas. Agrava problemas cardíacos e respiratórios. Em concentrações muito elevadas, leva à morte. São emitidos por todos os veículos, e sua emissão foi reduzida em mais de 90% desde o início do programa de redução de emissões (PROCONVE), em 1988.

NOx (Óxidos de nitrogênio)

São gases irritantes. Provocam desconforto respiratório, diminuição da imunidade e alterações celulares. Agrava os problemas respiratórios, como alergias, asma e bronquite. Sua emissão é feita majoritariamente por veículos movidos a diesel. Sua emissão foi reduzida em mais de 95% desde o início dos controles ambientais.

HC (hidrocarbonetos)

Assim como os óxidos de nitrogênio, provocam irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório. São cancerígenos. Sua emissão é feita pelos motores de ciclo Otto (álcool e gasolina) e diesel. Sua emissão foi reduzida em 99% para os primeiros e em 80% para os demais.

CH4 (metano)

Apesar de não trazer grandes malefícios ao corpo humano, é um gás estufa. Seu excesso de emissão contribui para o aquecimento global. Não é avaliado pelo PROCONVE.

CHO (aldeídos)

Também é um gás irritante e provoca os mesmos efeitos do HC e NOx, e também é cancerígeno. Pelo fato de sua emissão ser menor que a dos demais poluentes, foi reduzida em 70% desde o início do programa de emissões veiculares. Aparece em ambos os ciclos de combustão.

MP (material particulado)

É a famosa fumaça, a qual aparece principalmente nos motores diesel. Além de causarem grandes danos ao sistema respiratório, pois ficam retidas nos alvéolos pulmonares, causando grande irritação e desconforto, também contribuem para agravar o efeito estufa. Desde o início do PROCONVE, sua emissão foi cortada em 95% para veículos novos.

CO2 (dióxido de carbono)

Assim como o metano, não é prejudicial à saúde, mas é o principal causador do efeito estufa, por ser o gás emitido em maior quantidade. Do ponto de vista da engenharia de motores, um aumento em seu volume costuma ser visto como algo positivo, pois ele é resultado de combustão completa, ou seja, o motor está trabalhando de maneira eficiente. A melhor forma de reduzir sua emissão reside na redução de consumo de combustível.

Desde a entrada em vigor da legislação PROCONVE, em 1988, a emissão de poluentes caiu mais de 90% para veículos novos. Ela ocorreu em cinco fases, com suas datas e principais inovações:

  • PL-1 – 1988 a 1991 – início do controle de emissões e inovações mecânicas para reduzi-las
  • PL-2 – 1992 a 1996 – catalisadores e injeção eletrônica. Controle de ruído.
  • PL-3 – 1997 a 2004 – reduções drásticas das emissões e consumo de combustível. Avanço tecnológico.
  • PL-4 – 2005 a 2008 – grande redução das emissões de HC e NOx. Melhoria na eficiência da combustão.
  • PL-5 – 2009 a 2013 – continuação no aprimoramento da eficiência energética.

Os documentos abaixo, de autoria do Ministério do Meio Ambiente e da SPTrans, descrevem com mais detalhes os avanços no controle de poluição e características da legislação:

Clique para acessar o proconve_163.pdf

Clique para acessar o PCPV.pdf

Você sabe a quantidade de poluentes que o seu carro emite? Confira neste link

1 Comentário »

  1. gostaria de saber qual a lei no código civil que proíbe ligar um carro dentro de uma garagem de condomínio por tempo superior a 5 minuto ou mais. Preciso de uma reposta para contrapor o condômino porque ele acha que e normal e no regimento interno consta a proibição.

    Curtir

    • Olá Eduardo.

      Este blog aborda temas relacionados a engenharia automobilística.

      Para informações sobre assuntos jurídicos, a competência é de profissionais formados em direito. Recomendo buscar orientação de um advogado.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.