Pular para o conteúdo

LatinNCAP, nova rodada: Jeep Renegade recebe nota máxima e Fiat Palio, 4 estrelas

jeep crash

Na nova rodada de crash tests da LatinNCAP, instituição certificadora de segurança veicular para os mercados latino-americanos, foram testados três modelos: o recém-lançado Jeep Renegade, o veterano Fiat Palio com a estrutura atualizada e o chinês Chery QQ. O vídeo acima foi feito pelo site Noticias Automotivas.

Temos observado boas notas nos ensaios de veículos médios, grandes e SUV´s mais recentes, e o Jeep Renegade não fugiu à regra: obteve nota máxima tanto nos testes de adultos como no infantil. Ford Ecosport e Focus, Volkswagen up!, Jetta e Golf, Toyota Corolla também alcançaram 5 estrelas em pelo menos um quesito. O Jeep Renegade é o primeiro veículo feito no Brasil a alcançar a marca.

Entre os compactos, uma boa surpresa. O Fiat Palio melhorou sua para 4 estrelas para adultos e 3 para crianças, ante 3 e 2 no ensaio anterior. Por ser um veículo de grande volume de vendas, a melhoria na segurança é louvável para a redução da mortalidade no trânsito. Por outro lado, há concorrentes no segmento que já obtiveram nota máxima. Mas toda melhoria no que tange à segurança merece elogios.

A decepção ficou por conta do novo Chery QQ, que não obteve estrela alguma em ambos os testes. No popular, este veículo é o famoso “bateu, morreu”. Apesar de observarmos ligeira melhoria na qualidade dos veículos chineses, este teste de impacto mostra que esses fabricantes ainda têm um longo caminho a percorrer. Em um país desenvolvido, um carro com este padrão de segurança não poderia sequer ser comercializado.

Desde o início dos testes do LatinNCAP em 2010, as montadoras têm investido bastante na melhoria da segurança em impactos de seus produtos, e a melhora começa a aparecer lentamente com os anos. Uma consequência consiste nas boas notas obtidas por diversos veículos, o que é um ponto positivo. Mas como segurança nunca é demais, fica uma pergunta para a instituição latina:

SERÁ QUE NÃO É HORA DE REVISAR A METODOLOGIA DE TESTES PARA UM PADRÃO MAIS RÍGIDO, A FIM DE MELHORAR A QUALIDADE DOS PRODUTOS PARA O MESMO NÍVEL DOS MERCADOS DESENVOLVIDOS?

E outra para os órgãos de homologação e legisladores:

NÃO É HORA DE APROVAR LEIS QUE EXIJAM REQUISITOS MÍNIMOS DE SEGURANÇA PARA QUE UM VEÍCULO POSSA SER VENDIDO, COMO NOTA MÍNIMA DE 3 ESTRELAS?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: