Ir para conteúdo
Anúncios

Volkswagen up! TSI. Os motores turbo chegaram aos populares.

vw up! up tsi
speed up!
VW speed up!, o primeiro veículo 1.0 turbo lançado no Brasil.

Há cerca de um ano, a Volkswagen lançou o up!, um subcompacto muito conhecido na Europa e de conceito inovador no Brasil. Porém, ele não vem obtendo sucesso por aqui, devido ao seu formato de caixinha e design excessivamente funcional, pensado apenas na utilidade. Definitivamente, não caiu no gosto do brasileiro, mesmo obtendo nota máxima nos testes de segurança e se situando entre os modelos mais econômicos, sem pecar no desempenho.

Agora a Volkswagen fez uma inovação mecânica que pode dar uma nova chance para seu carro de entrada no Brasil: o motor TSI (turbo com injeção direta).

Os motores turbinados têm o estigma de serem associados a alta performance em detrimento da durabilidade, alto consumo, carros de corrida, rachas, entre outras coisas. Apesar de os fãs de desempenho ainda utilizarem essa aplicação, as montadoras refinaram esta tecnologia para entregar algo muito desejado pelo mercado:

ALTO DESEMPENHO ASSOCIADO A BAIXO CONSUMO, COM GRANDE DURABILIDADE.

Em suma, a engenharia de motores moderna resolveu os problemas de consumo e durabilidade com o aprimoramento da tecnologia dos turbocompressores e demais componentes móveis, trazendo grande avanço técnico para os propulsores e benefícios para os consumidores.

Vamos aos números do up!. Este veículo é vendido nas versões turbo e aspirada. Os dados abaixo comparam as marcas do aspirado/turbo:

  • Aceleração de 0 a 100 km/h (em segundos): 14,4  contra 9,5
  • Retomada de 40 a 80 km/h em 3a marcha (em segundos): 8,6/6,4
  • Retomada de 80 a 120 km/h em 4a marcha (em segundos): 24,2/9,8
  • Velocidade máxima (km/h): 165 ante 184
  • Potência (cv, no álcool): 82 contra 106
  • Torque (kgf.m, no álcool): 10,4 contra 16,8
  • Consumo urbano (km/l, álcool/gasolina): 9,1/13,2 contra 10,2/14,2
  • Consumo rodoviário (km/l, álcool/gasolina): 9,9/14,3 contra  14,0/18,7

A diferença é brutal. O VW up! 1.0 TSI anda como um veículo com motor 2.0 aspirado e ainda consegue ser o carro mais econômico do Brasil, excetuando os híbridos. Ele custa a partir de R$ 43.990,00, um valor alto para um carro de entrada, mas que pode ser ajustado conforme a aceitação do mercado.

Muitos consumidores torcem o nariz para o up! por diversos motivos, mas do ponto de vista meramente técnico, ele se mostra o mais avançado de seu segmento. Certamente deve ser olhado com atenção pelos consumidores e pelos concorrentes, pois o setor automotivo vive uma grave crise, e essa é a hora de buscar transformações benéficas para o consumidor e para a indústria.

E para aqueles que não gostam do up!, uma boa notícia: os motores turbo já estão em desenvolvimento por outros fabricantes, e em breve serão o padrão no mercado. Que venha a concorrência!

Anúncios

3 comentários em “Volkswagen up! TSI. Os motores turbo chegaram aos populares. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: