Ir para conteúdo
Anúncios

As maiores rivalidades do mundo dos automóveis, parte 2: marcas americanas

mclaren x ferrari

Assim como no futebol, as rivalidades no mundo dos carros geram discussões acaloradas. Esta segunda parte trata de rivalidades de carros dos fabricantes norte-americanos. Ela se mostra mais idealizada do que prática, pois a esmagadora maioria dos motoristas dirigiu essas máquinas apenas no Need for Speed, Gran Turismo ou Forza Motorsport. Ou nem isso, pois a maioria não é comercializada por aqui.

Por não envolver uma escolha real nem um grande desembolso de recursos, as discussões se restringem às preferências pessoais e, claro, à mística criada por cada fabricante, com o intuito de promover à marca ao status de carro dos sonhos de muitos “pilotos”. Abaixo estão listadas as maiores rixas do segmento de alto luxo e esportivos.

Mustang x Camaro

Mustang x Camaro, o superclássico dos esportivos americanos
Mustang x Camaro, o superclássico dos esportivos americanos

Há mais de cinquenta anos, estes dois esportivos de digladiam para conquistar a preferência do motorista americano e, recentemente, do consumidor global. Design, mecânica, potência, manutenção, refinamento, desempenho nas competições, enfim, tudo é motivo de disputa entre os pony cars mais famosos.

Como dito anteriormente, existe uma forte rivalidade entre os clientes da Ford e Chevrolet, assim como entre as outras marcas de ambos os grupos, e discussões acaloradas se estendem sobre elas se estendem até os dias de hoje. Sua personificação mais forte reside nestes dois icônicos modelos, defendidos por seus entusiastas no melhor estilo Palmeiras x Corinthians.

Fica uma menção para um terceiro competidor, o Dodge Challenger, o qual possui a mesma proposta. Porém, ele não obteve o mesmo prestígio dos outros dois, apesar de competir em pé de igualdade em termos técnicos.

 Chevrolet Corvette x Dodge Viper

Corvette x Viper: qual o melhor superesportivo americano?
Corvette x Viper: qual o melhor superesportivo americano?

Os americanos sempre foram e sempre serão fascinados por carros superpotentes, especialmente os projetados dentro da sua escola. Motor V8 ou V10, tração traseira, torque altíssimo, capô longo e ronco grosso são essenciais. Não existe carro que represente melhor tais preferências que o Corvette e o Viper.

Por ser fabricado desde 1953, o Corvette está nas mentes e corações ianques de todas as idades há muitas décadas. Por outro lado, o Viper surgiu quarenta anos depois e também conquistou seu espaço com o motor V10 de oito litros (isso mesmo, 8.0!) e seu design exuberante. Foi o suficiente para fazer frente ao Chevrolet e criar uma rivalidade, mesmo que não tão acirrada quanto a do seu irmão menor, Camaro, com o Ford Mustang.

A disputa do Corvette com o Viper ocorreu pelo fato de a arquirrival Ford não concorrer neste segmento por muitos anos, algo que só aconteceu em 2005 com o Ford GT, o qual não amealhou o mesmo prestígio dos concorrentes.

Ford F Series x Chevrolet Silverado

Ford F Series x Chevrolet Silverado: as picapes mais vendidas do mundo.
Ford F Series x Chevrolet Silverado: as picapes mais vendidas do mundo.

O mundo inteiro sabe que os norte-americanos são apaixonados por picapes e utilitários, e este é o segmento que mais mexe com os brios de muitos Chevistas e Fordistas. Apesar de a marca do oval azul liderar com folga nesta categoria, muitos consumidores se mantém fiéis à marca da gravata dourada e os argumentos são inumeráveis, especialmente os que remetem à robustez, potência, durabilidade e capacidade de enfrentar qualquer terreno, os quais são postos em comparação o tempo todo, acirrando ainda mais a velha rivalidade.

A menção honrosa neste segmento fica para a Dodge RAM, a qual também atua com grande sucesso. Sua proposta e público-alvo se mostram diferenciados das demais concorrentes, inclusive em preço, desempenho e requinte. Assim, ela ganha destaque em relação aos utilitários mais vendidos e fica alheia à disputa.

Cadillac x Lincoln

Cadillac Escalade x Lincoln Navigator: sim, os americanos também fazem carros de luxo.
Cadillac Escalade x Lincoln Navigator: sim, os americanos também fazem carros de luxo.

Estas duas marcas americanas de luxo se mostram desconhecidas da maioria dos brasileiros, ou remetem apenas aos modelos mais antigos, feitos até a década de 70, auge da indústria automobilística de Detroit. Por terem ficado restritas ao mercado local, esta rivalidade ocorre apenas na terra do Tio Sam e entre os consumidores de maior faixa etária, mais apegados à tradição e aos veículos made in USA.

E mais uma vez, ressurge a rixa GM versus Ford, pois a Cadillac pertence ao primeiro conglomerado e a outra à marca de Dearborn. As mesmas discussões acaloradas ocorrem freneticamente, em especial sobre qual possui a suspensão mais macia, maior deslocamento do motor (“cilindrada”) e qual representa melhor a tradição americana na fabricação de automóveis. Por consistirem no estado-da-arte da indústria local e serem os maiores ícones de uma nação muito patriótica, seus produtos são acompanhados de perto pelos entusiastas.

Outra grande rivalidade, além desta entre a Cadillac e Lincoln, é a entre os veículos premium norte-americanos e os estrangeiros. Fabricantes como Mercedes-Benz, BMW, Audi, Lexus, Jaguar e Acura conquistaram uma enorme fatia deste segmento. Atualmente, os mais jovens migraram para fabricantes premium alemães ou japoneses, mas aqueles nascidos antes de 1970 se agarram com unhas e dentes às joias da icônica indústria de Detroit. Em suma, a maior rivalidade do segmento de luxo americano é com as marcas estrangeiras.

Aqui estão relatadas as rivalidades diretas entre marcas e modelos norte-americanos, os quais geram polêmicas e animosidades há muitas décadas. Mas com o advento da globalização, novas disputas se criaram no maior mercado automotivo do mundo, com fabricantes de outros países, como Toyota, Nissan, Honda, Hyundai, Kia, Volkswagen, e muitos mais. Em segmentos como sedãs médios, SUV´s, minivans e compactos, as disputas ocorrem com veículos japoneses, coreanos, ingleses, italianos ou alemães. Foi-se a época em que havia apenas três fabricantes na mente dos consumidores.

Anúncios

Um comentário em “As maiores rivalidades do mundo dos automóveis, parte 2: marcas americanas Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: