Ir para conteúdo
Anúncios

As maiores rivalidades do mundo dos automóveis, parte 1: marcas generalistas

maiores rivalidades automotivas marcas de carro
Ford x Chevrolet, uma das rivalidades mais antigas do mundo automotivo
Ford x Chevrolet, uma das rivalidades mais antigas do mundo automotivo

No mundo do futebol, a rivalidade entre equipes é o combustível do esporte. Sem ela, não haveria nenhuma graça em acompanhar o seu time do coração. Quem acompanha o universo dos carros sabe muito bem que isso também ocorre entre as marcas, algo desconhecido dos que não são apaixonados por veículos. Neste post você conhecerá as disputas mais ferrenhas entre os fabricantes pela preferência do consumidor, objeto de discussões acaloradas entre os entusiastas. Vamos começar.

Volkswagen x Fiat

volkswagen x fiat
Volkswagen x Fiat, uma rivalidade tipicamente brasileira

Esta é uma rivalidade que ocorre somente no Brasil, pois nos outros mercados cada marca atua com uma linha distinta de produtos, para nichos de mercado diferentes. Por aqui, ambas as montadoras disputam os mesmos segmentos de mercado com produtos semelhantes, mas provocam discussões intensas sobre qual é a melhor.

Os amantes da marca de Wolfsburg ressaltam a durabilidade, facilidade de revenda e manutenção simples, enquanto os defensores da montadora de Turim apreciam o custo/benefício, suspensão confortável e acabamento mais bonito. Durante muitos anos, ambas concorreram cabeça a cabeça pela liderança do mercado em unidades, fator o qual acirrou os ânimos dos consumidores, alimentando essa rixa tupiniquim. Outra parcela dos consumidores prefere veículos de outras marcas.

Volkswagen x Opel

Na Europa, a disputa da Volkswagen é com a Opel
Na Europa, a disputa da Volkswagen é com a Opel

O maior mercado consumidor da Volkswagen sempre foi a Europa, e por lá também há muita rivalidade. Porém, os desafiantes por lá é outro: a também alemã Opel, braço da General Motors naquele continente.

Apesar de a primeira liderar por boa margem há décadas, a desafiante sempre conquistou expressiva participação nas vendas e alimenta as discussões dos consumidores no velho continente e também no Brasil. Vale lembrar que diversos projetos da Opel são comercializados aqui como Chevrolet.

Entretanto, após a crise de 2008 a GM enfrentou problemas financeiros e abriu espaço para outra forte rival, a Ford, eterna rival nos EUA. Esta tomou o segundo lugar em vendas da Opel e pretende destronar a maior fabricante de carros do mundo em unidades.

General Motors x Ford

ford x chevrolet
GM x Ford, a eterna rivalidade americana

De todas as rivalidades, esta é a mais famosa. As duas grandes empresas de Detroit se digladiam há mais de sessenta anos. Inclusive nas pistas de Nascar, categoria de automobilismo mais tradicional dos EUA.

Sua influência se mostra tão grande que o resultado da última corrida afeta as vendas de ambas as marcas. Nos automóveis, a GM manteve a liderança na maior parte do tempo, enquanto na categoria de utilitários e picapes a hegemonia da Ford perdura até os dias de hoje. Considerando apenas as duas marcas, a dona da Chevrolet sempre esteve à frente no ranking geral, mas após a crise de 2008 e alguns escândalos de segurança com os veículos Cobalt a montadora do oval azul desbancou a arquirrival.

Ao contrário do brasileiro, o consumidor americano costuma se manter fiel às marcas e as defende de modo feroz, como faz com seu time esportivo. Esta característica se observa com mais frequência na faixa etária acima de 50 anos, mas não se observa tanto entre os mais jovens. Tal público defende sua marca favorita com unhas e dentes, descartando totalmente a possibilidade de comprar um carro do concorrente.

Também se observa outra rivalidade entre este público: a disputa entre os fabricantes americanos com os de outros países, também mais presente entre os mais velhos. Os novos consumidores possuem a mente mais aberta a novidades e não valorizam tanto o tradicionalismo da escola americana de projeto veicular. Por isso, GM e Ford tem perdido muito mercado para fabricantes estrangeiros, especialmente os japoneses, coreanos e alemães.

Honda x Toyota

Honda x Toyota: a rixa japonesa que corre o mundo todo
Honda x Toyota: o derby japonês que roda o mundo

As duas maiores fabricantes japonesas disputam a preferência dos consumidores no mundo todo, desde que resolveram se internacionalizar há quarenta anos. Apesar de se basearem nos mesmos pilares, alta confiabilidade, robustez mecânica, manutenção barata e bom atendimento, disputam consumidores de perfis parecidos, para os quais pequenos detalhes fazem diferença.

A Toyota aposta em conforto, potência, sobriedade e uma proposta mais familiar. A Honda, por sua vez, investe em um design mais jovem e esportivo, assim como a associação com as motocicletas e competições, algo que a empresa sempre cravou presença. Outro ponto crucial reside na economia de combustível e versatilidade de seus produtos.

Apesar de serem as protagonistas da indústria automobilística japonesa, que goza de boa fama como um todo, suas compatriotas também amealham muitos consumidores, especialmente a Nissan, com seus produtos de bom custo/benefício. No segmento dos utilitários e off-road, a Mitsubishi se mostra forte, enquanto a Subaru tem bom conceito entre os veículos familiares.

As duas últimas possuem veículos esportivos conceituados como o Lancer Evolution X e o Impreza WRX STi. A primeira fabrica o superesportivo GT-R, o qual compete com Ferrari, Lamborghini e Porsche. Nestes segmentos, Honda e Toyota não têm vez, apesar de liderarem as vendas.

Curta Educação Automotiva no Facebook e confira nossos memes!

Anúncios

3 comentários em “As maiores rivalidades do mundo dos automóveis, parte 1: marcas generalistas Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: