Ir para conteúdo
Anúncios

Ferrari X Lamborghini: o superclássico dos carros

rivalidade ferrari x lamborghini

ferrari vs lamborghini

Ferrari e Lamborghini. Ambas as marcas despertam fortes desejos nos apaixonados por carros, e também são capazes de despertar o interesse daqueles que não são. Suas linhas se mostram estupidamente atraentes e entregam desempenho fenomenal. Sem contar no ronco dos motores, semelhantes aos bólidos da Fórmula 1. Quando um deles trafega pelas ruas, é impossível não olhar e admirar.

Nas conversas sobre carros, as duas fabricantes são citadas frequentemente. Entre os entusiastas, gasta-se horas discutindo qual é melhor, com análises minuciosas sobre todos os dados técnicos, design, história dos modelos e sobre baboseiras como “qual chama mais a atenção das mulheres”. As discussões sempre correm acaloradas e terminam sem vencedor, pois todos os modelos são incríveis. Por outro lado, poucos conhecem a história de como a rivalidade começou.


Em 1962, a Ferrari já tinha forte reputação na construção de carros esportivos, com títulos de construtores e pilotos na Fórmula 1 e diversas categorias. Seus modelos de rua também gozavam de grande prestígio no mundo inteiro e tinha clientes fiéis. Um deles se chamava Ferrucio Lamborghini, dono de uma fábrica de tratores e proprietário de alguns modelos da marca de Maranello.

Ele se encontrava insatisfeito com o veículo que acabara de comprar. O excesso de ruído e embreagem pesada o desagradaram, e resolveu relatar sua queixa diretamente para o dono da fábrica, Enzo Ferrari. Ao ouvir seu cliente, o irascível construtor disse: “meus carros não tem nenhum defeito e suas críticas não procedem, pois o senhor sabe apenas fazer tratores”.

O tratamento provocou a ira do Sr. Lamborghini e ele prometeu construir um esportivo mais rápido e confortável de que qualquer Ferrari já fabricada. E iniciou o seu projeto, auxiliado por Giotto Bizzarrini, ex-engenheiro da Ferrari, Gianpaolo Dallara, ex-funcionário da Ferrari e Maserati. O desenho foi elaborado pelo estúdio Carrozzeria Touring. O resultado da empreitada foi o 350GT (foto abaixo).

lambo 350GT

O cupê de dois lugares foi equipado com um motor 3.5 V12 de 320 cv, que o levavam de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e 250 km/h de velocidade máxima. Números colossais para seu tempo, superiores a qualquer Ferrari produzida até então. E para fechar com chave de ouro, sua embreagem era mais suave e o motor emitia menos ruído que o da rival. O modelo foi apresentado na edição de 1964 do Salão de Genebra e despertou grande interesse do público, causando a ira de Enzo Ferrari.

A partir de então, a rivalidade se tornou cada vez maior. Enquanto o emblema da marca de Maranello contém um cavalo que empina, a rival de Santa Agata é simbolizada por um touro de cabeça abaixada, pronto para o ataque. A cada novo projeto da Lamborghini, os parâmetros de desenvolvimento exigiam que o modelo entregasse desempenho pelo menos 10% superior à Ferrari que concorre diretamente. Quando esta atualiza seus veículos, dá o troco.

A Ferrari nomeia os seus automóveis com números que representam o deslocamento volumétrico de um cilindro do motor, acrescido de uma palavra ou sigla. Por exemplo: 458 Challenge. O motor tem 3.664 cm3 de deslocamento (“cilindrada”) e oito cilindros, resultando em 458 cm3 cada cilindro, número a partir do qual deriva o nome. O complemento Challenge significa que esta é uma versão preparada para competição, diferente das variantes Italia (de rua, o “normal”) e Spider (conversível).

Com exceção do primeiro modelo, os demais Lamborghini foram batizados com nomes de touros lendários, pois o criador da marca era apaixonado por touradas. Espada, Miura, Jarama, Diablo, Murciélago, Gallardo, Veneno, Huracán, Aventador e Reventón são alguns exemplos. Muito mais simples que sua arquirrival.

O resultado todos conhecem: superesportivos lendários que povoam o imaginário dos apaixonados por carros. A grande maioria das pessoas, especialmente homens, tem ou já teve um modelo dessas marcas estampado em um poster no quarto, mouse pad ou fundo de tela do computador. A galeria abaixo contém fotos de modelos de ambas montadoras de todas as décadas, a partir da fundação da Lamborghini.

Anúncios

2 comentários em “Ferrari X Lamborghini: o superclássico dos carros Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: