Ir para conteúdo
Anúncios

Se você tem crianças, conheça o sistema Isofix

sistema isofix segurança para crianças

crianças no banco traseiro isofix segurança

A resolução 277 de CONTRAN regulamenta o uso de cadeirinhas e assentos de elevação para crianças menores de dez anos ao circular de carro. O não-cumprimento da lei, contida no artigo 168 do CTB, configura infração gravíssima, punida com multa de R$ 293,47, sete pontos na carteira e retenção do veículo. Se quiser conferir o conteúdo da Resolução, clique aqui.

O foco deste post não reside nas questões jurídicas, mas na segurança de nossos filhos e demais crianças as quais circulam de carro conosco. A tecnologia de proteção aos mais novos evoluiu muito nos últimos quinze anos, e o tema passou a ser discutido mais frequentemente após a regulamentação pelo CONTRAN.

Assim, pode-se afirmar que o sistema Isofix consiste no maior avanço na proteção de crianças que andam de carro, além de serem muito fáceis e práticos de instalar, como o vídeo abaixo, da Revista Autoesporte, mostra:

Para quem utilizou as cadeirinhas mais antigas, sabe que sua instalação é complexa, exige força para apertar os cintos e prática para que a fixação seja firme. Ela foi mostrada na parte final do vídeo e deve ser feita nos automóveis sem o sistema Isofix. O dispositivo deve ser montado de costas para o assento dianteiro.

No sistema mais moderno, basta encaixar o assento nos pontos de fixação e travar a cadeira,a qual fica presa na estrutura do veículo, passando a ser parte integrante. Por último, deve ser feita a fixação dos cintos, a qual se mostra muito mais simples e proporciona mais firmeza. A desvantagem reside no preço do equipamento, ligeiramente superior ao convencional. Confira de que o modelo possui certificação do Inmetro.

No caso dos assentos de elevação, ou booster, os quais protegem crianças de 4 a 10 anos, seu funcionamento se mostra mais simples: basta encaixar nas travas da parte inferior do assento, regular a altura e afivelar o cinto de segurança na criança.

Segundo estudo da ABRAMET de 2006, o uso das cadeirinhas pode reduzir os ferimentos de crianças entre zero e quatro anos em até 29%. Veja mais neste link.

Conhecidos todos os benefícios das cadeirinhas e assentos os quais utilizam o sistema Isofix, cabe ao consumidor buscar veículos que possuam esse sistema, enquanto não for obrigatório. Se for comprar um carro zero-quilômetro, não abra mão deste dispositivo, mesmo que você não tenha crianças. No caso dos usados, dê preferência aos que o possuem.

Veja aqui a lista de veículos equipados o sistema Isofix.

Anúncios

6 comentários em “Se você tem crianças, conheça o sistema Isofix Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: