Ir para conteúdo
Anúncios

Os carros preferidos das pessoas descoladas

os carros preferidos das pessoas descoladas

casal

A escolha do carro se mostra uma forma pela qual as pessoas expressam sua personalidade. Olhando para ele, podemos ter diversas pistas sobre a idade, sexo, perfil e preferências de seu proprietário. Assim como a moda, a culinária e as artes ajudam seus consumidores a expressar sua personalidade, os carros também têm seu código. Este é o tema desse post.

Independentemente de seu poder aquisitivo, gênero, idade ou estado civil, as pessoas mais descoladas escolhem os carros abaixo:

O QUE OS HOMENS BUSCAM EM UM AUTOMÓVEL?

Contrariando o senso comum, os consumidores do sexo masculino tratam o automóvel de forma mais emocional em relação às mulheres, pois recebem estímulos para interagir e apreciar o mundo dos carros desde a mais tenra idade.

Ao observar a predominância dos homens no automobilismo, assistir a filmes nos quais os mocinhos e galãs dirigem carros esportivos e potentes, assim como frequentar oficinas mecânicas junto de seus pais, irmãos, tios e amigos, eles tendem a manter uma relação homem/máquina mais visceral.

Os homens, em especial os mais jovens, possuem maior propensão a buscar acessórios para seus carros, tais como rodas de liga leve, equipamentos de som e imagem e preparações para melhorar a performance do veículo. Entre as moças, isto se mostra bastante raro, por isso as car girls recebem grande  admiração do público masculino. Leia mais sobre elas neste artigo.

Para constatar esta afirmação, sugiro visitar uma loja de acessórios para carros e oficinas mecânicas, assim como conferir a lista de alunos de cursos de engenharia mecânica e técnicos automotivos.

Abaixo, os tipos de carros preferidos pelos homens:

2017-opel-astra-101-876x535

HATCHES MÉDIOS

Os homens, especialmente os mais jovens, sempre mostraram predileção por hatches médios como VW Golf (foto), Ford Focus e Audi A3. Seu design arrojado e aparência máscula transmitem a imagem de juventude e virilidade, expressas em sua plenitude nas variantes esportivas, com nomes como GT, GTI, RS, ST, entre outras. Eles são o sonho de muitos universitários e recém-formados devido à relação preço/potência mais acessível.

preferências automotivas de que caro gosta homem mulher jovem velho família playboy

SEDÃS

Entregando altas doses de requinte, conforto, sofisticação e tecnologia, somando muito espaço interno e de bagageiro, os sedãs são a preferência de muitos homens, especialmente os que têm família e buscam uma direção segura e tranquila.

De todas as carrocerias, os sedãs trazem a combinação mais equilibrada, pois incluem motores potentes e eficientes, alto desempenho, ótima estabilidade, muitos equipamentos de segurança e conveniência e são fáceis de dirigir. Para um homem seguro e que sempre anda em boa companhia, não existe melhor escolha que um Honda Civic, Toyota Corolla, BMW Série 3 ou Mercedes S500 (foto).

ferrari_360_1

ESPORTIVOS

Os superesportivos são o sonho de consumo de nove entre dez homens, de todas as idades, formações e classes sociais. Seu apelo junto às mulheres é inquestionável, assim como o altíssimo desempenho. Que rapaz nunca quis ter um carro que anda como um Fórmula 1?

O mercado de autopeças oferece uma imensa quantidade de acessórios para fazer veículos comuns parecerem esportivos, e o volume de vendas é proporcional. E a idade não faz a paixão arrefecer, posto que a maioria dos proprietários de Ferrari, Porsche e Lamborghini (foto) são maiores de 60 anos. Clássicos como o Ford Escort XR3, o VW Gol GTi e o Chevrolet Opala SS têm forte apelo entre os homens como um todo.

Leia também: As dificuldades de andar de carro esportivo. Será que é mesmo tão legal?


O QUE AS MULHERES BUSCAM EM UM AUTOMÓVEL?

Uma analogia comum entre os especialistas em marketing automotivo consiste no interesse feminino em carros se mostrar proporcional ao masculino em produtos de moda e beleza, e vice-versa.

A partir deste enunciado, sabe-se que o homem consome produtos de moda e beleza, mas tende a gastar com maior parcimônia e racionalidade nesta área, sem a voracidade das mulheres. Para eles, apenas o necessário para manter uma aparência bem cuidada basta.

No caso dos automóveis, esta é a tônica da relação feminina com eles. Para elas, sua função se resume em proporcionar conforto, liberdade e praticidade nos deslocamentos do dia-a-dia, tanto pessoais quanto da família. Tratar o veículo como extensão da casa não é algo incomum.

A mulher deseja se arrumar para sair bem cedo, deixar as crianças na escola, ir ao trabalho e após um longo dia, buscá-las e levar à consulta médica, passar no mercado, visitar a mãe para depois voltar para casa. Por sua vez, o homem costuma sair de casa direto para o trabalho e do trabalho para casa, sem escalas.

O cérebro feminino se ocupa de questões muito mais relevantes do que cuidar de um carro, equipá-lo e se preocupar em arranhar rodas, saias dianteiras ou levar no mecânico todo mês. Para elas, quanto mais simples, racional, prático e descomplicado, tanto melhor. Assim, sua mente fica liberada para assuntos mais importantes.

Dada a abordagem mais prática e racional delas em relação a eles, as preferências se mostram distintas, com uma exceção.

Abaixo, os tipos de carros preferidos pelas mulheres:

os carros preferidos das pessoas descoladas

COMPACTOS PREMIUM

Como esperado, o gosto feminino se mostra muito diferente, mas o bom gosto fica no mesmo nível. Mulheres gostam de veículos de design diferenciado, fáceis de dirigir e com muitas opções de personalização, pois gostam de “deixar do jeito delas” ou “ter um carro que ninguém tem outro igual”. Nesse aspecto, os compactos premium são imbatíveis.

Carros como Citroën DS3 (foto), Mini Cooper, smart fortwo, Fiat 500, entre outros, possuem dezenas de cores externas e internas, ótimo acabamento e ainda são fáceis de dirigir, práticos para estacionar e ágeis no trânsito. E ainda chamam a atenção. Tudo que uma mulher descolada deseja.

os carros preferidos das pessoas descoladas

UTILITÁRIOS ESPORTIVOS (SUV´s)

O design imponente, a posição elevada de dirigir, conforto, acabamento caprichado e amplo leque de cores e opções de personalização fez esta carroceria ser a preferida de muitas mulheres (e muitos homens também). Transmitem sensação de segurança e chamam a atenção por onde quer que passem.

Muitas mulheres têm filhos e desejam um automóvel espaçoso, versátil, confortável, com bons recurso de infotenimento para entreter as crianças, amplo espaço de bagagem e claro, bonito, potente e de acabamento caprichado. Da mesma forma com a qual esperam que artigos de moda, beleza e cuidados com a família devem proporcionar conforto, praticidade e estilo.

Todos os tamanhos fazem sucesso. Desde os compactos, como Renault Duster e Honda HR-V, médios como Hyundai iX35 e Mitsubishi Outlander e os grandalhões como Chevrolet Trailblazer e Toyota Hilux SW4. Mas o objeto do desejo são os utilitários de luxo como o Range Rover Evoque (foto), BMW X1 ou Porsche Cayenne, dentre dezenas de opções. Este é o segmento que mais cresce em todo o mercado e é a preferência de oito entre dez mulheres.

os carros preferidos das pessoas descoladas

ESPORTIVOS

Eles são a menina dos olhos da maioria dos homens, os quais se sentem atraídos pelas supermáquinas. Junte uma mulher e o sonho estará completo. Sim, esportivos são joviais, e que mulher não gosta de se sentir jovem, bonita e desejada.

Aqui, predomina o aspecto aspiracional que os carros esportivos exercem sobre todos os motoristas, estimulado pelas competições automobilísticas e pela propaganda subliminar feita pelas novelas, filmes e cultura de maneira geral, nas quais pessoas descoladas e bem-sucedidas aparecem pilotando superesportivos de sonho de marcas como Ferrari, Porsche e Lamborghini.

O fascínio exercido por estes modelos nos homens também influencia as mulheres, pois muitas desejam atenção e companhia masculina, transmitir imagem de descolada e bem-sucedida e desfrutar de um carro bonito e muito prazeroso para dirigir se mostra algo valorizado por ambos os sexos.

Por isso, as moças ficam muito bem em qualquer veículo dessa proposta, especialmente de cores e linhas mais chamativas. Esportivos são uma unanimidade e quase todo mundo se sente bem em um deles. Não é diferente com as mulheres. Apesar de não serem práticos para dirigir, a sensação de ser o centro das atenções compensa o sacrifício.

MODELOS “DE IMAGEM” E “ASPIRACIONAIS”

Estes dois termos do marketing representam a forma com a qual cada indivíduo enxerga os carros na ótica mais emocional, relativa à manifestação de sua individualidade.

A quase totalidade dos motoristas se enquadra em um desses perfis, mesmo se não se identificar com nenhum deles. Ou se identificar com dois ou mais deles. Os perfis mais entusiastas provavelmente gostam de todos os tipos de carro simplesmente por serem carros, ou de outros que não aparecem nesta matéria. Alguns não desejam chamar a atenção e/ou não se considera descolados, e também recebem atenção dos publicitários.

O foco deste artigo não reside em criar estereótipos, mas apenas em descrever uma pequena amostra do inconsciente coletivo por trás das razões pelas quais um determinado carro é percebido pelos compradores normais e entusiastas. Vale ressaltar os aspectos emocionais que os automóveis despertam nas pessoas, os quais exercem grande influência nas decisões de compra, quando não se mostram predominantes.

CARRO TAMBÉM É CULTURA

Da mesma maneira que moda, música, arte, literatura, gastronomia e viagens constituem algumas das formas de o indivíduo manifestar sua personalidade e aspirações, a cultura automotiva também exerce seu papel no imaginário popular. O desejo de comprar o modelo A ou B – ou efetivamente fazê-lo – não rotula ninguém, mas contribui como forma de expressão da individualidade.

Os automóveis possuem seu código próprio, como descrito sucintamente nesta matéria, trará muitos benefícios para estudos de todas as áreas do conhecimento técnico e acadêmico, desde a publicidade até a filosofia, passando pelas engenharias, psicologia, economia, administração, finanças e quase todas as atividades humanas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: