Pular para o conteúdo
Anúncios

Por que dois carros podem ter mesma potência com “cilindradas” diferentes?

mesma potência cilindradas diferentes

O leitor Marcelo enviou ao Educação Automotiva a dúvida abaixo, a qual contém um conceito muito importante sobre números de potência e torque dos motores:

O Corsa 2011 1.0 e o Peugeot 207 2011 1.4 possuem 83 cv, descrito no documento dos dois carros. Como explicar a mesma potencia com cilindradas diferentes?

Resposta do EA

A entrega de potência e torque depende de diversos fatores, como nível de tecnologia, engenharia de componentes, ponto de corte de rotação, filosofia de calibração dos engenheiros da montadora, dentre outros fatores.

Neste caso, é importante lembrar que a rotação na qual as potências e torque máximos são obtidos exercem grande influência no resultado final de desempenho e consumo. Quanto menor o giro no qual são extraídos, maior a sensação de boa performance.

É perfeitamente possível um motor 1.0 ter a mesma potência de um 1.4, como no exemplo dado, pois o valor obtido pelo propulsor de 1 litro do Corsa ocorrer a uma rotação alta – 6400 rpm – algo que favorece o ganho de potência. Vale ressaltar que o Peugeot a alcança a apenas 5250 rpm.

Por outro lado, o torque máximo do mil é de apenas 9,7 kgf.m a altos 5.700 giros, ante 12,8 kgf.m do 1.4 francês, obtidos a apenas 3.250 rpm. Devido ao maior torque disponível em baixa rotação, o Peugeot passará a sensação de ser bem mais potente e entregará melhor dirigibilidade.

Potência é importante, mas a diferença de torque, e em quais rotações eles são obtidos, fará grande diferença no desempenho, consumo e dirigibilidade de cada modelo. Na aceleração de 0 a 100, o Peugeot se mostra um pouco mais rápido – 13,1 s contra 13,6 do Corsa. Ambos consomem 7,4 km/l na cidade.

Resumo

Motores de cilindradas diferentes podem facilmente obter um mesmo valor de potência, o que não significa que o desempenho será similar, devido a outras características.

Não podemos considerar somente o valor da potência do motor para avaliar o desempenho de um carro. Muitos outros aspectos também influenciam bastante, como o torque disponível em baixas rotações e o tipo de veículo. Sugiro ler este outro artigo, que descreve outros fatores que influem na dirigibilidade:

Um motor potente sempre faz um carro ter bom desempenho?

Anúncios

1 Comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: