Ir para conteúdo
Anúncios

Trocar o banco original de tecido por couro influencia no acionamento dos airbags?

airbags laterais bancos de couro
airbags laterais bancos de couro
A leitora Andrea enviou a dúvida abaixo, a respeito do acionamento dos airbags:
O fato de um consumidor trocar o banco original do banco de tecido por um de couro influencia no acionamento dos airbags? A concessionária pode ser acionada por um consumidor em razão do banco de couro ter atrapalhado seu acionamento?

Resposta do EA

Primeiramente, compreende-se que a questão se refere a airbags laterais – os side bags –  os quais têm seu mecanismo de acionamento embutidos na estrutura dos assentos dianteiros. Assim, precisa-se aprofundar como eles funcionam.

Os airbags de cortina estão anexos às colunas B (centrais, entre as portas dianteiras e traseiras) do veículo, ao passo que o airbag do motorista está contido no volante e os do passageiro do banco dianteiro e os para joelhos, no interior do painel.
Em veículos de entrada e/ou mais antigos, os assentos possuem uma tampa plástica pela qual o airbag dispara, como os mecanismos dos airbags frontais e de joelho embutidos no painel.
No acionamento, a peça se projeta para o assoalho e a bolsa infla em décimos de segundo, a uma velocidade em torno de 300 quilômetros por hora. Este sistema de airbag não recebe revestimento, e o serviço de instalação de couro não interfere no mecanismo.
Em modelos de luxo e/ou mais modernos, o mecanismo de acionamento do airbag fica embutido por baixo do revestimento e não pode-se observar cobertura aparente, e consegue-se saber sua posição ao tatear o assento. Em caso de acidente, o sistema rompe o revestimento e o airbag dispara.
No projeto da peça, feito pela montadora em conjunto com o fornecedor, é feito um manual de instalação do revestimento a ser seguido pelo fabricante, montadora e prestadores de serviço.
No ato da instalação de bancos em couro, o prestador de serviço recebe um mapa de instalação para veículos com bolsas laterais (side bags) para sua execução correta. Boa parte dos assentos com airbags embutidos também possuem mecanismos de regulagem e aquecimento/ventilação elétricos, o que torna a peça muito sensível e exige grande cuidado dos profissionais em seu manuseio, não apenas na instalação do revestimento como da ligação dos comandos elétricos.
O instalador precisa ligar corretamente o chicote dos airbags, regulagens elétricas e climatização dos assentos, quando houver. A montagem incorreta pode gerar falha no acionamento das bolsas, assim como quedas ou erros de montagem podem danificar a peça.

Respondendo às questões

O fato de o consumidor trocar o banco original de tecido por couro não influencia no acionamento dos airbags, quando o serviço é executado corretamente.

A concessionária ou oficina independente, prestadora do serviço, pode ser acionada pelo cliente em caso de falha no funcionamento dos airbags.

Em caso de processo judicial, o magistrado solicitará uma perícia a um engenheiro mecânico para concluir se a falha foi causada pela instalação do couro, por um erro da montadora/fornecedor ou por outro serviço feito no assento alheio à instalação do revestimento
 O fabricante possui histórico de aprovação de controle de qualidade e deve comprovar que o veículo foi aprovado e entregue com o sistema em plenas condições de funcionamento. Por sua vez, a concessionária deve manter histórico de serviços prestados e sua aprovação técnica.
O proprietário do veículo deve manter o registro de revisões e manutenções. O resultado sairá após a perícia técnica de engenharia e juntada de provas documentais das três partes.
Gostou do artigo? Siga Educação Automotiva cadastrando seu e-mail na opção “Seguir Educação Automotiva” no rodapé da página e receba todas as novidades em tempo real.

⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓⇓

Anúncios

3 comentários em “Trocar o banco original de tecido por couro influencia no acionamento dos airbags? Deixe um comentário

  1. Atualmente todos veículos deverão vir com essa cortina ,trabalho com instalação de bancos de couro há mais de quinze anos.ja instalamos em inúmeros veículos e até hoje não tivemos incidentes .Hoje se tem máquinas modernas que costuram conforme as normas de seguranças das montadoras,mas o mais importante é ter profissionais capacitamos para instalação dos bancos de couro!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: