Honda: 5 estrelas no LatinNCAP, mas só até o fim do ano
Foram publicados em 16/11/2015 os resultados de uma nova rodada de testes de impacto feita pelo LatinNCAP, instituição responsável pela homologação de veículos vendidos na América Latina. Foram avaliados o Ford Ka+, que obteve 4 estrelas para adultos e 3 para crianças, e três modelos da Honda, os quais compartilham plataforma: Fit, City e o novo best-seller da marca, o HR-V.
O SUV compacto obteve cinco estrelas para adultos e crianças, enquanto os outros dois ganharam nota máxima para adultos e quatro estrelas para crianças, com pontuação muito próxima do grau de proteção máxima. Apesar de todos serem equipados apenas com airbag duplo, o comportamento estrutural se mostrou exemplar, como mostra o vídeo acima.
Assim, pode-se afirmar que a Honda vende veículos seguros e bem construídos, podendo ser recomendados para o consumidor. Nos links abaixo, entenda como funciona a pontuação dos testes de impacto e por que o consumidor deve priorizar a segurança sobre outros fatores, ao comprar um novo veículo:
- Entenda o ranking de zero a cinco estrelas do LatinNCAP
- Por que é importante priorizar a segurança na escolha de um veículo
Os bons resultados dos Honda merecem ser destacados, mas fica um ressalva: a partir de 2016, os veículos deverão ser equipados com controles de tração e estabilidade para obter a nota máxima, e todos os veículos passarão por reavaliação e testes de impacto lateral. É provável que a maioria dos modelos avaliados recebam notas menores com a nova metodologia.
Nenhum dos três modelos possui os controles eletrônicos de tração e estabilidade, então urge para a montadora nipônica equipá-los com os dispositivos, a fim de não perder a nota máxima. Nos links abaixo, estão mais cinco links para outros posts sobre segurança:
- Entenda como funcionam os controles de tração e estabilidade.
- Como funcionam os airbags.
- A extrema importância do uso de cinto de segurança em carros com airbags.
- Para quem tem filhos, como o sistema Isofix os protege em caso de acidentes.
- Por que a segurança veicular é prioridade para os alemães, e o que podemos aprender com eles.