Ir para conteúdo
Anúncios

Como eram os carros nos anos 80 e 90 – relatos de quem testemunhou

como era andar de carro nos anos 80 e 90

Os brasileiros, de modo geral, se queixam sistematicamente sobre a defasagem dos carros vendidos aqui, em comparação com os disponíveis aos residentes em países desenvolvidos. As críticas se acirram ao se abordar o estado de conservação de nossas ruas, avenidas e estradas.

Todas procedem e os brasileiros têm toda a razão em clamar por melhorias. Por outro lado, pessoas que viveram naqueles tempos compreendem que houve uma enorme evolução nas condições de tráfego, qualidade, performance e disponibilidade dos veículos e seus custos de aquisição e manutenção.

O vídeo abaixo, publicado pelo Canal Sprex Japan, mostra a dura realidade do trânsito de São Paulo em 1988. Veja como tudo que está ruim já foi muito pior:

Após este longo vídeo, os cinco artigos abaixo relatam as agruras, impressões e boas lembranças da infância desse autor de trinta e tantos anos da forma mais detalhada possível.

PARTE 1 – MODELOS DISPONÍVEIS

Na parte 1 desta série de posts, falei sobre o mercado de veículos dos anos 80 e 90, do oligopólio das quatro grandes (VW, GM, Fiat e Ford) e da falta de opções de compra.

PARTE 2 – PREÇOS DE COMPRA, FINANCIAMENTO E MANUTENÇÃO

Na segunda matéria, a pauta foi finanças e economia automotivas, contextualizados com o cenário econômico dificílimo daqueles tempos, com baixo crescimento econômico e hiperinflação, assim como todo o desdobramentos para os consumidores.

PARTE 3 – SEGURANÇA

No post 3, os aspectos de segurança e costumes dos motoristas daqueles tempos foram abordados, em comparação com os atuais.

PARTE 4 – EVOLUÇÃO TÉCNICA DOS CARROS

O post seguinte trata de questões técnicas dos automóveis de trinta anos atrás, no que concerne à dirigibilidade, conforto, estabilidade, performance, ruído e emissões e como era o ato de dirigir naqueles tempos.

PARTE 5 – EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS

A penúltima matéria aborda as condições das ruas e estradas àquele tempo, detalhando a evolução ao longo das décadas e futuras necessidades.

PARTE 6 – CONDIÇÃO DAS RUAS E ESTRADAS

Para concluir, o último artigo traz algumas boas memórias dos anos 80 e 90, como as corridas de Fórmula 1 da época e propagandas de modelos desejados quando novos e cujos fã clubes mantêm as boas memórias até os dias de hoje.

RESUMO DA ÓPERA

Em poucas décadas, a evolução da indústria automobilística se mostrou brutal, e muito mais ainda nos espera. O escopo desta série de posts residiu em expor todos os aspectos positivos e negativos daqueles que possuíam e/ou trafegavam de carro nos anos 80 e 90. Para os mais velhos relembrarem, e os mais novos compreenderem como todo o processo de desenrolou. Espero que tenham gostado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: