Como eram os carros nos anos 80 e 90 – relatos de quem testemunhou
Os brasileiros, de modo geral, se queixam sistematicamente sobre a defasagem dos carros vendidos aqui, em comparação com os disponíveis aos residentes em países desenvolvidos. As críticas se acirram ao se abordar o estado de conservação de nossas ruas, avenidas e estradas.
Todas procedem e os brasileiros têm toda a razão em clamar por melhorias. Por outro lado, pessoas que viveram naqueles tempos compreendem que houve uma enorme evolução nas condições de tráfego, qualidade, performance e disponibilidade dos veículos e seus custos de aquisição e manutenção.
O vídeo abaixo, publicado pelo Canal Sprex Japan, mostra a dura realidade do trânsito de São Paulo em 1988. Veja como tudo que está ruim já foi muito pior:
Após este longo vídeo, os cinco artigos abaixo relatam as agruras, impressões e boas lembranças da infância desse autor de trinta e tantos anos da forma mais detalhada possível.
PARTE 1 – MODELOS DISPONÍVEIS
Na parte 1 desta série de posts, falei sobre o mercado de veículos dos anos 80 e 90, do oligopólio das quatro grandes (VW, GM, Fiat e Ford) e da falta de opções de compra.
PARTE 2 – PREÇOS DE COMPRA, FINANCIAMENTO E MANUTENÇÃO
Na segunda matéria, a pauta foi finanças e economia automotivas, contextualizados com o cenário econômico dificílimo daqueles tempos, com baixo crescimento econômico e hiperinflação, assim como todo o desdobramentos para os consumidores.
PARTE 3 – SEGURANÇA
No post 3, os aspectos de segurança e costumes dos motoristas daqueles tempos foram abordados, em comparação com os atuais.
PARTE 4 – EVOLUÇÃO TÉCNICA DOS CARROS
O post seguinte trata de questões técnicas dos automóveis de trinta anos atrás, no que concerne à dirigibilidade, conforto, estabilidade, performance, ruído e emissões e como era o ato de dirigir naqueles tempos.
PARTE 5 – EQUIPAMENTOS E ACESSÓRIOS
A penúltima matéria aborda as condições das ruas e estradas àquele tempo, detalhando a evolução ao longo das décadas e futuras necessidades.
PARTE 6 – CONDIÇÃO DAS RUAS E ESTRADAS
Para concluir, o último artigo traz algumas boas memórias dos anos 80 e 90, como as corridas de Fórmula 1 da época e propagandas de modelos desejados quando novos e cujos fã clubes mantêm as boas memórias até os dias de hoje.
RESUMO DA ÓPERA
Em poucas décadas, a evolução da indústria automobilística se mostrou brutal, e muito mais ainda nos espera. O escopo desta série de posts residiu em expor todos os aspectos positivos e negativos daqueles que possuíam e/ou trafegavam de carro nos anos 80 e 90. Para os mais velhos relembrarem, e os mais novos compreenderem como todo o processo de desenrolou. Espero que tenham gostado.