Ir para conteúdo
Anúncios

Conta-giros: um grande aliado para o motorista dirigir bem

para que serve o conta-giros tacômetro
contagiros

A maioria dos veículos, especialmente os mais modernos e equipados, possuem um reloginho que se movimenta loucamente no painel, mas poucos motoristas dão a ele a devida atenção: o tacômetro, mais conhecido como conta-giros. O que ele marca? Como funciona? Para quê serve?

O conta-giros marca a rotação em que o motor trabalha, isto é, a velocidade em que ele gira. Ela é medida em rotações por minuto (rpm), que é o número de voltas que o propulsor dá no período de um minuto. Quando o tacômetro marca 3000 rpm, significa que o motor gira três mil vezes por minuto.

Os motores dos veículos mais comuns costumam girar entre 800 rpm (marcha-lenta) e 7000 rpm (rotação máxima), sendo que a faixa entre 1800 a 4000 rotações o ponto ótimo de trabalho da maioria dos propulsores, conforme a marca e modelo. Para efeito de comparação, motos e carros de corrida podem girar até 22000 rpm e alguns caminhões não passam de 2000 giros.

Como eu faço para utilizar o conta-giros corretamente? Quais os benefícios? Ao dirigir e fazer as trocas de marcha nas rotações ideais, você economizará combustível, aumentará a durabilidade do motor, diminuirá a quantidade de gases de escape lançados na atmosfera e diminuirá os ruídos e vibrações gerados, dentre outros ganhos.

A função principal do tacômetro é a de auxiliar o motorista nas trocas de marcha, contribuindo para evitar que o motor opere em regimes prejudiciais, como as rotações muito baixas (abaixo de 1200 rpm) ou o excesso de rotação, o qual gera trabalho desnecessário do motor e aumenta o consumo de combustível, a poluição e o desgaste dos componentes. Consulte o manual do seu veículo ou pergunte a um consultor técnico quais as rotações ideias de funcionamento.

Muitas pessoas que dirigem há anos sempre acharam este reloginho nervoso um mistério, e hoje veem que sua função é muito simples. Outros que estão começando agora estarão aptos a utilizar este recurso para dirigir melhor e adquirir um hábito saudável. Devido à grande importância do tema, voltarei a falar sobre ele em outros posts.

 

Anúncios

3 comentários em “Conta-giros: um grande aliado para o motorista dirigir bem Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: