Não usar cinto de segurança em carro com airbags pode causar a morte. Saiba mais.
É inquestionável o fato de que os airbags contribuem enormemente para o aumento da segurança dos ocupantes dos veículo e já salvaram milhares de vidas no Brasil. Mas para a proteção ser efetiva, os condutores e passageiros têm obrigação de tomar uma medida tão simples quanto antiga: usar cinto de segurança.
Os airbags são inflados em poucos milissegundos quando o sensor de desaceleração é acionado. Para cumprir sua função, ele dispara a uma velocidade de cerca de 300 km/h em direção ao rosto e tórax dos ocupantes. Com o uso do cinto de segurança, não há grande deslocamento deles nos assentos, e as bolsas são acionadas corretamente, trazendo a proteção esperada.
Porém, se os ocupantes estiverem sem o cinto, serão projetados contra os airbags a 300 km/h, e estes agirão tal qual uma luva de boxe, agravando o impacto ao invés de proteger. As bolsas de ar são deflagradas em impactos acima de 35 km/h. Em um veículo sem airbags, um passageiro sem cinto seria arremessado contra o pára-brisa em um impacto frontal e sofreria ferimentos, mas dificilmente morreria.
Infelizmente, em um veículo com airbags, um impacto frontal a 35 km/h com ocupantes sem cinto pode ser fatal. Em velocidades maiores, as lesões seriam muito agravadas ou a probabilidade de ocorrer o óbito é muito grande.
Por isso, a maioria dos veículos considerados mais seguros possuem alertas sonoros quando este se encontra em movimento e os passageiros dos assentos da frente não afivelaram seus cintos. Em breve, espera-se que seja obrigatório em todos os veículos novos.
Todos sabem muito bem que não usar o cinto de segurança é infração grave e é punida com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira. Mesmo assim, apenas 67% dos brasileiros utilizam todas as vezes que andam de carro, e apenas 33% o afivelam no banco de trás.
Com o avanço da segurança veicular, muitas vidas foram salvas, mas o cinto de segurança é obrigatório em automóveis com airbags. Senão o equipamento que deveria proteger pode matar.
Gostou desta matéria? Para receber nossos novos artigos por e-mail, clique no ícone Menu, no canto inferior esquerdo e digite seu endereço no campo Insira seu endereço de email e clique no botão SEGUIR e se mantenha atualizado sobre o mundo automotivo.
Obrigado pela visita!
5 Comments »