Ir para conteúdo
Anúncios

Colocar rodas maiores no carro melhora o desempenho?

colocar rodas grandes no carro melhora o desempenho?
rodas grandes

Para aqueles que gostam de customizar seu carro, um dos desejos mais comuns é trocar as rodas por outras maiores. Existe uma vinculação muito clara entre jantes grandes e performance, visto que os esportivos e utilitários off-road possuem essa configuração. Mas fazer esta modificação no seu veículo de uso diário o fará andar mais?

Na verdade, não. Colocar rodas maiores em um veículo comum vai piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. O efeito é meramente estético e o resultado é o contrário do esperado.

O tamanho das rodas influi muito no desempenho do veículo. O importante não é o aro, mas o diâmetro externo do pneu, que está em contato com o solo. Existe uma relação simples para explicar o efeito da alteração do seu tamanho.

  • RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
  • RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA

O ponto é a velocidade máxima. Como os veículos esportivos possuem motores muito potentes, o prejuízo na aceleração é mínimo e o ganho na velocidade máxima é grande, por isso esses veículos justificam o uso de aros grandes. Mas no caso de um veículo comum, com motores de 1.0 a 2.0, não haverá ganho nenhum na velocidade final, devido à potência e torque limitados, e o prejuízo à aceleração será grande.

Para a medida do pneu ficar proporcional, a largura da banda também será aumentada. Nos superesportivos, isso se justifica pela grande melhoria na estabilidade, necessária para o que eles se destinam. No caso de um carro comum, o resultado é um pneu superdimensionado que trará estabilidade que não será usada, com a contrapartida de aumento substancial no consumo de combustível.

Então o que fazer para melhorar o desempenho do veículo? O ideal seria colocar rodas MENORES, como os engenheiros da Fórmula 1 descobriram há 40 anos. Estes veículos usam rodas aro 13 a 15 polegadas, pois otimizam a performance. Melhoram a aceleração e o consumo de combustível, trazendo benefícios inclusive para os nossos carros do dia-a-dia. Então por que ninguém faz isso? Por pura questão estética.

O que você conseguirá colocando rodas grandes no seu carro? Saídas fracas no sinal, ganho nulo na velocidade máxima, direção pesada, aumento do consumo de combustível e piora da dirigibildade. Qual o ganho? Fica bonito. Só. Por isso, não recomendo.

Se deseja aprofundar seu conhecimento sobre rodas e pneus, confira outros artigos de Educação Automotiva:

Deseja aprender mais sobre carros? Curta a nossa página no Facebook.

 

Anúncios

39 comentários em “Colocar rodas maiores no carro melhora o desempenho? Deixe um comentário

  1. Tenho uma Idea ELX 2009 com aro 15 de fábrica e gostaria de trocar as rodas por aro 14, no entanto gostaria de saber se isso irá influenciar negativamente o funcionamento do carro? Se isso também vai causar reprovação na vistoria?

    Curtir

    • Alexandre, boa tarde. Normalmente nos baseamos pelo aro da roda, mas para efeitos de vistoria , o que importa é o diâmetro externo do pneu. Você pode reduzir o aro sem grandes diferenças de performance, mas tem que respeitar a seguinte regra:

      Para rodas menores, coloca-se um pneu de perfil mais alto para manter o diâmetro externo do pneu. Em trocas para aros maiores, os coloca-se um pneu de perfil mais baixo pelo mesmo motivo. Segue anexa uma tabela de conversão de medidas:

      http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

      Um exemplo para o seu caso: se sua medida original é de 195/55 R15 e deseja mudar para aro 14, os pneus devem ser trocados para 185/65 R14.

      Verifique as medidas de seus pneus e use a calculadora do link.

      Obrigado.

      Curtir

    • Boa noite Douglas. Como a diferença entre os perfis é pequena, não há muito ganho de aceleração. É difícil estimar o ganho de aceleração, pois isso depende de outras características do seu carro.

      Sendo conservador, seu carro ficaria entre 0,2s a 0,3s mais rápido na aceleração de 0 a 100. Você deve perceber uma melhora sensível na aceleração, vai sentir o carro “mais esperto”.

      Outros benefícios são leve redução no consumo e melhora na estabilidade em curvas. Os pontos negativos são a facilidade para raspar em lombadas e valetas, suspensão mais dura e a necessidade de maior cuidado com buracos e pisos irregulares, pois o perfil mais baixo é mais sensível a asfalto ruim.

      Curtir

    • Saulo, boa noite. A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm. A medida que mais influencia no desempenho do veículo é o diâmetro externo do pneu, que é o mesmo no seu caso.

      Não haverá grande diferença de performance no seu carro, talvez um pequeno aumento no consumo de combustível.

      Curtir

  2. Pedro, parabéns pelo post. Queria tirar uma dúvida: tenho um Ford Ka 1.0 ano 2007, com rodas/pneus 165/70 R13. Queria trocá-los por 185/60 R14, visando ganhar mais estabilidade e porque tenho maior facilidade para encontrar bons pneus nessa medida. Perderei muito em aceleração com essa alteração? Se sim, será que rebaixando um pouco o carro com suspensão/molas adequadas ajudaria na questão da estabilidade, considerando o uso em rodovias?

    Curtir

    • Caio, bom dia.

      Você pode aumentar o aro de 13 para 14 polegadas sem problemas, respeitando o diâmetro externo do pneu. Ou seja, ao aumentar o aro, coloca-se um pneu de perfil mais baixo, como você exemplificou.

      Na oficina de rodas, eles se baseiam na tabela de conversão de medidas para colocar os pneus corretos. O desempenho e consumo do seu carro vão ficar inalterados. A altura da suspensão também permanece a mesma.

      Alterações na suspensão são desaconselhadas no seu caso, pois mudam bastante o comportamento do veículo, além de serem muito caras.

      Obrigado por acessar o site e pelo comentário.

      Curtir

    • Anderson, bom dia.

      Ao alterar as medidas das rodas, observe a tabela de conversão, que mantém o diâmetro externo do pneu. Assim, não haverá mudanças em desempenho e consumo.

      Certamente, os pneus 175/70 R14 não são os adequados para o seu carro. O mecânico escolherá a medida correta na oficina, seguindo a tabela de conversão.

      Curtir

  3. Pedro, primeiro, parabens pelo site e suas explicações.

    Tenho um Civic 2014 com pneus 205/55r16, e fiquei analisei que o Civic 2015 tem pneus 205/50r17…

    Minha vontade seria colocar 215/50r17, porém minha preocupação é o Velocimetro, Odometro e computador de bordo, eles ficariam mto fora da realidade?

    Curtir

    • Thomas, bom dia.

      Para efeitos de marcação do hodômetro, a medida importante é o diâmetro externo do pneu.

      Trocando o perfil 55 pelo 50, ele ficará o mesmo. Faça a comparação pegando um conjunto roda/pneu de cada (um aro 16 e outro 17) e coloque-os de pé, um encostado no outro. Devem ser da mesma altura.

      Obedecendo o diâmetro externo do pneu, o comportamento do carro fica mantido, assim como a marcação do hodômetro.

      Curtir

  4. Olá Pedro parabéns pelas suas explicações.
    Vou precisar da sua ajuda. Tenho um Peugeot 206 1.4i, e estou a pensar trocar os pneus originais 175/65 r14 por 185/60 r14. Poderá p f dizer-me se vou notar diferenças, tipo mais consumo, menos conforto, pior desempenho no
    arranque ?
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Cumps.
    Barbosa

    Curtir

    • Olá Serafim.

      A alteração de medidas que você pretende fazer não segue a tabela de conversão anexa. Portanto, gerará mudanças no comportamento, as quais explicarei por partes.

      Ao reduzir o perfil de 65 para 60, a altura livre do solo ficará de 1 a 2 centímetros mais baixa. Parece pouco, mas faz diferença ao passar por lombadas e valetas. A saia dianteira poderá raspar com mais facilidade devido à “rebaixadinha” feita pelo pneu de perfil mais baixo.

      O perfil mais baixo tende a deixar a suspensão mais dura e mais estável, mas como a mudança no perfil é pequena, o comportamento sofrerá pouca alteração, perceptível apenas para motoristas mais atentos.

      A largura maior – ou “tala mais larga” – tenderia a causar pequeno aumento de consumo. Devido à redução no diâmetro externo do pneu, a aceleração terá pequena melhora, assim como o consumo, levando a pouca ou nenhuma diferença no consumo. Desde que a pressão correta para os pneus respeitem a nova medida.

      De maneira geral, desaconselho a alteração da medida original dos pneus devido ao fato de alterar a geometria original da suspensão, a qual pode causar desgaste prematuro de alguns componentes. Por outro lado, a alteração feita por um profissional competente, conhecedor de seus resultados, pode fazê-la de forma a melhorar o desempenho e informá-lo de seus prós e contras.

      Obrigado pelo contato.

      Curtir

  5. Olá Pedro.
    Muito obrigado pela sua resposta tão rápida.
    Não me leve a mal, mas acho que ao reduzir o perfil de 65 para 60 e alterando a largura de 175 para 185, como é que a altura livre do solo baixará 1 ou 2 centímetros ? Concerteza você é que tem razão, mas gostava de entender.
    Desculpe o tempo que lhe estou a roubar.
    Um abraço,
    Serafim Barbosa

    Curtir

    • Existe uma forma muito simples de compreender a diferença que o perfil traz: vá à loja e pegue um pneu 185/60 R14 e outro 175/65 R14 e coloque-os lado a lado. Um encostado no outro.

      Você perceberá que o de perfil 60 tem a circunferência externa menor que o de perfil 65, a causa do “rebaixamento” ao trocar o perfil.

      Curtir

  6. Viva Pedro. Desculpe incomodá-lo novamente. Já tive a oportunidade de colocar os 2 pneus 175/65 e 185/60 lado a lado e a diferença de altura é quase impercetível (serão 2/3 mm), o que me leva quase arriscar pelo 185. Tenho é receio que os orgãos mecânicos com esta alteração venham a deteriorar-se com o tempo, e também tenho receio que o carro fique um pouco mais lento nos arranques ou será o contrário ? Estou muito confuso. Por isso mais uma opinião sua seria bem-vinda.
    Agradeço desde já as suas noticias.
    Um abraço,
    Barbosa

    Curtir

      • Ok Pedro, nunca me lembraria desse detalhe, e com esse pormenor importante desisto de vez de alterar para 185/60. Os 185/65, fora a questão do erro do velocímetro, não aconselha ?
        Muito obrigado pela sua atenção.
        Meus cumprimentos
        Barbosa

        Curtir

  7. Olá , possuo um Corsa 1.0 mpfi e gostaria de ganhar mais estabilidade em curvas , como ele usa rodas aro 13 , gostaria de saber se eu colocar rodas aro 15 nele eu ganharia em estabilidade ? Ou se seria melhor eu permanecer com umas rodas 13 com a tala maior por exemplo .

    Curtir

    • Olá Vicente.

      Sim, é possível trocar os conjuntos de rodas/pneus de aro 13 para melhorar a estabilidade. Salvo engano, os pneus originais do Corsa são 165/70 R13 e a mudança para a tala 175 não traria grandes melhorias na estabilidade. A alteração para aros 14″ ou 15″ é necessária.

      Para não alterar a geometria da suspensão, altura livre do solo, aceleração e consumo, é necessário seguir as medidas da tabela de conversão anexa no post, fazendo somente as alterações para melhorar a estabilidade.

      Para melhorar a estabilidade, colocar pneus de largura maior funcionam, mas afetam o consumo e o esforço para esterçar o volante aumenta.

      Se o carro for equipado com direção hidráulica, é preciso manter os pneus sempre calibrados para não prejudicar o sistema.

      Para manter o diâmetro externo do pneu, uma roda aro 15″ precisa ter um perfil muito baixo e vai deixar o carro duro. Com pouca borracha para amortecer impactos, a chance de danificar os pneus e formar bolhas é grande.

      Avalie com seu instalador se um modelo aro 14″ atinge o objetivo. O conjunto custa mais barato, é mais resistente e os pneus são mais fáceis de encontrar.

      Obrigado pelo contato.

      Curtir

  8. Boa tarde
    Pedro, segue um caso atípico. Tenho um santana quantum 2.0, com um cilindro de gnv (15m, 70kg), eventualmente puxo um trailer (média de 700kg), o veículo tem rodas 14, 165 60. Porém, quando ando com ele vazio, principalmente em altas velocidades em rodovias, sinto muito instável em curvas até suaves, chuva também não sinto segurança. Você aconselha a troca para aro 15?
    agradeço a atenção

    Curtir

    • Boa tarde Julio

      165/60 R14 não é o pneu correto para o seu carro.

      A troca do aro tem pouca influência no seu caso. Usar um pneu mais largo, como um 185/60 R14 resolve o seu problema de uma forma mais barata. Esta medida é muito comum e fácil de encontrar.

      O uso de 195/55 R15 traz resultados melhores a um custo muito mais alto e com perda de conforto, devido ao perfil mais baixo.

      Em ambos os casos você terá um aumento sensível no consumo devido à maior largura, responsável por melhorar a estabilidade.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

  9. Olá
    Parabéns pelos comentários
    Tenho uma Pajero Full 2015 com conjunto roda/pneus 265/50 R20 e o veículo é muito duro, barulhento e desconfortável nas vias irregularidades.
    Posso trocar o conjunto para 265/70 R16?
    Se é possível, qual será o resultado é os cuidados?

    Curtir

    • Olá Jaime.

      Certamente, os conjuntos aro 20 não são os originais do veículo, e a instalação de um jogo de rodas e pneus de medidas idênticas às que saiu da fábrica entregarão o resultado esperado: restauração do conforto original.

      Obrigado pelo contato.

      Curtir

  10. Boa noite tenho uma doblo 2003 1.3 16v a gasolina,o consumo dela ta muito alto so 8km/l na cidade.Ela foi alterada suas rodas,estao com aro 15(os pneus nao sei te falar agora).Você acha que se voltar para o padrao de fabrica (aros 14)
    vou ter um ganho significante no consumo.Obrigado

    Curtir

    • Boa noite João Paulo.

      Ao aumentar o diâmetro externo do pneu, por causa da troca do aro 14 para o 15, é normal o aumento de consumo.

      Caso não haja outros motivos, o consumo deve melhorar após montar os conjuntos roda/pneu originais.

      Obrigado pelo contato.

      Curtir

  11. Boa tarde! Muito bom e esclarecedores seus comentários. Estou comprando uma Pajero Sport HPE 2007, diesel 2.5, automática. Andei e considerei muito fraca a retomada de velocidade. Estou pensando em reduzir um pouco o tamanho dos pneus. Já vi que o recomendado é 265/70/16. Existe um algum pneu um pouco menor, que não viesse a deixar a camioneta muito feia? Velocidade final menor, mas retomada melhor?

    Curtir

    • Olá Plínio.

      Instalar um jogo de rodas com diâmetro externo menor é possível. Vale lembrar que rodas menores darão uma “rebaixada” no utilitário, interferindo na capacidade off-road.

      Recomendo consultar a tabela de conversão de medidas e ir a uma loja especializada para verificar o conjunto mais adequado às suas necessidades.

      Obrigado pelo contato

      Curtir

  12. Sobre este tema queria dizer o seguinte,
    tem carros que no livrete traz varias medidas diferentes , mas se medirmos o diâmetro total de todas as medidas ele não altera significa mente , ou seja, num pneu 195/55 e 185/ 55 o perfil é igual mas o 195/ 55 é ligeiramente maior porque a altura do pneu é 55% da largura (195) = 10,725 cm e 55% da largura do pneu (185)= 10,175 cm .Sendo assim o pneu mais pequena pode dar sensação que o carro fica mais rápido e rotação sobe mais rápido também , só que o velocímetro marca errado em relação ao pneu maior , ou seja o pneu mais pequeno percorre menos espaço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: