Ir para conteúdo
Anúncios

Colocar rodas maiores no carro aumenta o desempenho?

rodas enormes
rodas grandes

Para aqueles que gostam de customizar seu carro, um dos desejos mais comuns é trocar as rodas por outras maiores. Existe uma vinculação muito clara entre jantes grandes e performance, visto que os esportivos e utilitários off-road possuem essa configuração. Mas fazer isso no seu veículo comum faz ele andar mais?

Na verdade, não. Colocar rodas maiores em um veículo comum vai piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. O efeito é meramente estético e o resultado é o contrário do esperado.

O tamanho das rodas influi muito no desempenho do veículo. O importante não é o aro, mas o diâmetro externo do pneu, que está em contato com o solo. Existe uma relação simples para explicar o efeito da alteração do seu tamanho.

  • RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
  • RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA

O ponto é a velocidade máxima. Como os veículos esportivos possuem motores muito potentes, o prejuízo na aceleração é mínimo e o ganho na velocidade máxima é grande, por isso esses veículos justificam o uso de aros grandes. Mas no caso de um veículo comum, com motores de 1.0 a 2.0, não haverá ganho nenhum na velocidade final, devido à potência e torque limitados, e o prejuízo à aceleração será grande.

Para a medida do pneu ficar proporcional, a largura da banda também será aumentada. Nos superesportivos, isso se justifica pela grande melhoria na estabilidade, necessária para o que eles se destinam. No caso de um carro comum, o resultado é um pneu superdimensionado que trará estabilidade que não será usada, com a contrapartida de aumento substancial no consumo de combustível.

Então o que fazer para melhorar o desempenho do veículo? O ideal seria colocar rodas MENORES, como os engenheiros da Fórmula 1 descobriram há 40 anos. Estes veículos usam rodas aro 13 a 15 polegadas, pois otimizam a performance. Melhoram a aceleração e o consumo de combustível, trazendo benefícios inclusive para os nossos carros do dia-a-dia. Então por que ninguém faz isso? Por pura questão estética.

O que você conseguirá colocando rodas grandes no seu carro? Saídas fracas no sinal, ganho nulo na velocidade máxima, direção pesada, aumento do consumo de combustível e piora da dirigibildade. Qual o ganho? Fica bonito. Só. Por isso, não recomendo.

Se deseja aprofundar seu conhecimento sobre rodas e pneus, confira outros artigos de Educação Automotiva:

Deseja aprender mais sobre carros? Curta a nossa página no Facebook.

 

Anúncios

18 comentários em “Colocar rodas maiores no carro aumenta o desempenho? Deixe um comentário

  1. Tenho uma Idea ELX 2009 com aro 15 de fábrica e gostaria de trocar as rodas por aro 14, no entanto gostaria de saber se isso irá influenciar negativamente o funcionamento do carro? Se isso também vai causar reprovação na vistoria?

    Curtir

    • Alexandre, boa tarde. Normalmente nos baseamos pelo aro da roda, mas para efeitos de vistoria , o que importa é o diâmetro externo do pneu. Você pode reduzir o aro sem grandes diferenças de performance, mas tem que respeitar a seguinte regra:

      Para rodas menores, coloca-se um pneu de perfil mais alto para manter o diâmetro externo do pneu. Em trocas para aros maiores, os coloca-se um pneu de perfil mais baixo pelo mesmo motivo. Segue anexa uma tabela de conversão de medidas:

      http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/

      Um exemplo para o seu caso: se sua medida original é de 195/55 R15 e deseja mudar para aro 14, os pneus devem ser trocados para 185/65 R14.

      Verifique as medidas de seus pneus e use a calculadora do link.

      Obrigado.

      Curtir

    • Boa noite Douglas. Como a diferença entre os perfis é pequena, não há muito ganho de aceleração. É difícil estimar o ganho de aceleração, pois isso depende de outras características do seu carro.

      Sendo conservador, seu carro ficaria entre 0,2s a 0,3s mais rápido na aceleração de 0 a 100. Você deve perceber uma melhora sensível na aceleração, vai sentir o carro “mais esperto”.

      Outros benefícios são leve redução no consumo e melhora na estabilidade em curvas. Os pontos negativos são a facilidade para raspar em lombadas e valetas, suspensão mais dura e a necessidade de maior cuidado com buracos e pisos irregulares, pois o perfil mais baixo é mais sensível a asfalto ruim.

      Curtir

    • Saulo, boa noite. A única medida diferente é a largura do pneu, e por apenas 10mm. A medida que mais influencia no desempenho do veículo é o diâmetro externo do pneu, que é o mesmo no seu caso.

      Não haverá grande diferença de performance no seu carro, talvez um pequeno aumento no consumo de combustível.

      Curtir

  2. Pedro, parabéns pelo post. Queria tirar uma dúvida: tenho um Ford Ka 1.0 ano 2007, com rodas/pneus 165/70 R13. Queria trocá-los por 185/60 R14, visando ganhar mais estabilidade e porque tenho maior facilidade para encontrar bons pneus nessa medida. Perderei muito em aceleração com essa alteração? Se sim, será que rebaixando um pouco o carro com suspensão/molas adequadas ajudaria na questão da estabilidade, considerando o uso em rodovias?

    Curtir

    • Caio, bom dia.

      Você pode aumentar o aro de 13 para 14 polegadas sem problemas, respeitando o diâmetro externo do pneu. Ou seja, ao aumentar o aro, coloca-se um pneu de perfil mais baixo, como você exemplificou.

      Na oficina de rodas, eles se baseiam na tabela de conversão de medidas para colocar os pneus corretos. O desempenho e consumo do seu carro vão ficar inalterados. A altura da suspensão também permanece a mesma.

      Alterações na suspensão são desaconselhadas no seu caso, pois mudam bastante o comportamento do veículo, além de serem muito caras.

      Obrigado por acessar o site e pelo comentário.

      Curtir

    • Anderson, bom dia.

      Ao alterar as medidas das rodas, observe a tabela de conversão, que mantém o diâmetro externo do pneu. Assim, não haverá mudanças em desempenho e consumo.

      Certamente, os pneus 175/70 R14 não são os adequados para o seu carro. O mecânico escolherá a medida correta na oficina, seguindo a tabela de conversão.

      Curtir

  3. Pedro, primeiro, parabens pelo site e suas explicações.

    Tenho um Civic 2014 com pneus 205/55r16, e fiquei analisei que o Civic 2015 tem pneus 205/50r17…

    Minha vontade seria colocar 215/50r17, porém minha preocupação é o Velocimetro, Odometro e computador de bordo, eles ficariam mto fora da realidade?

    Curtir

    • Thomas, bom dia.

      Para efeitos de marcação do hodômetro, a medida importante é o diâmetro externo do pneu.

      Trocando o perfil 55 pelo 50, ele ficará o mesmo. Faça a comparação pegando um conjunto roda/pneu de cada (um aro 16 e outro 17) e coloque-os de pé, um encostado no outro. Devem ser da mesma altura.

      Obedecendo o diâmetro externo do pneu, o comportamento do carro fica mantido, assim como a marcação do hodômetro.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: