Ir para conteúdo
Anúncios

Crash tests da LatinNCAP: os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2017 são seguros?

notas de crash tests dos carros mais vendidos do brasil

Os dez modelos mais vendidos segundo o ranking da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuidores de Veículos Automotores) demonstram as preferências do consumidor brasileiro.

Por sua vez, a instituição LatinNCAP, responsável por avaliar a segurança veicular dos modelos mais vendidos na América Latina, por meio da execução de testes de impacto e a consequente atribuição de notas de zero a cinco estrelas. Confira neste link o que significam e como interpretá-las.

Em países nos quais os consumidores receberam conhecimentos sobre veículos mais avançados, pouquíssimos tomam sua decisão de compra sem consultar estas notas dos crash tests de seus respectivos países, a fim de garantir sua integridade física e dos ocupantes de seu veículo em caso de acidente de trânsito.

Todos sabem que uma pequena parcela dos compradores de veículos consultam as notas de segurança veicular divulgadas pelo LatinNCAP, infelizmente. Mas será que os brasileiros estão escolhendo veículos seguros, de forma consciente ou não?

Este artigo traz as notas de segurança veicular dos 10 modelos mais vendidos no Brasil em 2017 – e 5 menções honrosas de veículos com nota máxima nos crash tests.

PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO DO LATINNCAP

Periodicamente, os protocolos de avaliação com os critérios de pontuação dos ensaios realizados pela instituição recebem atualizações. Com o objetivo de melhorar a segurança veicular de modo a permitir a adaptação dos fabricantes, os parâmetros ficam mais rigorosos a cada mudança.

Os protocolos em vigor em 2018 receberam a quarta atualização em dezembro de 2017. O primeiro protocolo entrou em vigor em 2010 e foi atualizado em fevereiro de 2013. A versão 2.0 vigorou até janeiro de 2016 e a 3.0 até dezembro de 2017.

Deste modo, um veículo avaliado com quatro estrelas no protocolo anterior pode ver sua nota cair para duas estrelas ou até zero com a renovação dos critérios. Na maioria dos casos, a LatinNCAP possibilita aos fabricantes a oportunidade de rever os dispositivos de segurança passiva e refazer o teste, obtendo notas mais satisfatórias.

O exemplo mais recente ocorreu com o Chevrolet Onix, o qual será explicado no tópico do modelo.

Confira neste link todos os protocolos do LatinNCAP em vigência e antigos.

COMO ESCOLHER UM CARRO SEGURO

Em linhas gerais, a principal recomendação para se escolher um automóvel seguro se inicia em pesquisar um modelo de projeto mais recente, lançado há cinco anos ou menos. As plataformas de modelos há pouco tempo no mercado recebem a tecnologia mais atual para obter as melhores notas em testes de impacto segundo os critérios mais atuais.

Por outro lado, alguns modelos antigos também entregam boa proteção aos ocupantes. Veículos de marcas premium ou importados de países desenvolvidos ainda obtém ótimas avaliações em exemplares com mais de cinco anos, pois foram projetados para atender os critérios da IIHS, NHTSA ou EuroNCAP, mais rigorosos que os latino-americanos.

VAI COMPRAR NOVO OU USADO?

Este artigo traz as notas obtidas em todos os ensaios realizados desde o lançamento de cada modelo. Para a compra de um automóvel novo, vale a nota mais recente. Para seminovos e usados, a do ano/modelo que o motorista está buscando.

1 – Chevrolet Onix

7 coisas para não fazer com seu carro zero

O primeiro teste de impacto para os modelos Onix e Prisma foram realizados em dezembro de 2014, obtendo três estrelas para adultos e duas para crianças.

Após a renovação dos protocolos, o modelo foi avaliado com zero estrela para adultos e três para crianças nos ensaios de maio de 2017, recebeu atualizações estruturais e refez o teste, obtendo a reclassificação de três estrelas para adultos e crianças em janeiro de 2018.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O CHEVROLET ONIX

  • 12/2014 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 2 Estrelas
  • 05/2017 –  Adultos  – 0 estrelas / Crianças – 3 Estrelas
  • 01/2018 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

2 – Hyundai HB20

tipos de carroceria hyundai hb20
Hyundai HB20

O Hyundai HB20 passou por dois testes de impacto em 2013. Após obter notas insatisfatórias no primeiro teste realizado em março, obteve quatro estrelas para adultos e três para crianças no reteste em novembro.

Vale lembrar que os protocolos de testes receberam duas atualizações desde então e o modelo não passou por novas avaliações.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O HYUNDAI HB20

  • 03/2013 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 1 Estrela
  • 11/2013 –  Adultos  – 4 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

3 – Ford Ka

ford ka 2018 estrelas crash test

O Ford Ka passou pelos testes de impacto na ocasião de seu lançamento, no final de 2015, e obteve boas notas para o protocolo anterior: 4 estrelas para adultos e 3 para crianças.

Após a entrada do protocolo mais atual, no início de 2017, cujo destaque consiste na inclusão dos testes de impacto lateral, o modelo obteve nota zero devido a esta nova exigência. A exemplo da rival Chevrolet e seus best-sellers Onix e Prisma, a empresa trabalha nas melhorias para refazer o teste e recuperar a boa avaliação.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FORD KA

  • 11/2015 –  Adultos  – 4 estrelas / Crianças – 3 Estrelas
  • 10/2017 –  Adultos  – 0 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

4 – VW Gol

vw gol nota no crash test

O Volkswagen Gol, modelo mais vendido do Brasil por quase três décadas, foi um dos primeiros a ser testados em agosto de 2010. Os modelos sem airbags e com airbag duplo foram testados. O modelo equipado com as bolsas infláveis obteve três estrelas para adultos e duas para crianças.

Posto que todos os automóveis produzidos desde janeiro de 2014 possuem este dispositivo de segurança, esta nota deveria valer para os modelos zero quilômetro. Infelizmente, esta avaliação foi realizada há quase oito anos e sob as regras do primeiro protocolo.

O Volkswagen Gol utiliza a plataforma PQ24, concebida nos anos 90 e totalmente desatualizada. A idade do projeto pesa muito na proteção oferecida. Assim, fica a expectativa de notas muito baixas em reteste pelos critérios atuais.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O VOLKSWAGEN GOL

  • 08/2010 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 2 Estrelas

5 – Chevrolet Prisma

gm prisma 2018 nota crash test

O Chevrolet Prisma é a versão sedã do Onix, carro mais vendido do Brasil. Como ambos dividem a mesma plataforma, os resultados nos testes de impacto são comuns aos dois modelos.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O CHEVROLET PRISMA

  • 12/2014 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 2 Estrelas
  • 05/2017 –  Adultos  – 0 estrelas / Crianças – 3 Estrelas
  • 01/2018 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

6 – Renault Sandero

renault sandero nota crash test

O carro francês mais vendido do Brasil não passou pelos testes de impacto do LatinNCAP na geração atual. Assim, não é possível saber seu nível de proteção após as melhorias recebidas em sua reestilização. Em abril de 2012, o modelo antigo recebeu apenas uma estrela para adultos e duas para crianças na versão sem airbags.

Como o projeto original foi lançado há mais de dez anos, passando por pequenas atualizações ao longo do tempo. Os Renault Sandero e Logan foram submetidos a testes de impacto em junho de 2018 e obtiveram apenas uma estrela para adultos e três para os ocupantes infantis.

Seu irmão menor, o Kwid, recebeu três estrelas para adultos e crianças no ensaio realizado, já sob os critérios mais recentes.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O RENAULT KWID

  • 06/2018 –  Adultos  – 1 estrela / Crianças – 3 Estrelas

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O RENAULT KWID

  • 11/2017 –  Adultos  – 3 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

7 – Toyota Corolla

compras racionais de carros toyota corolla traseira

Nos anos 90, quando ainda era importado do Japão, o Toyota Corolla ressaltava a proteção aos ocupantes, em um anúncio no qual aparecia um exemplar completamente destruído, com os airbags deflagrados, ao lado de uma família fisicamente íntegra.

Na atualidade, a propaganda se confirma e o sedã mais vendido do Brasil obteve nota máxima nos testes da LatinNCAP realizados em outubro de 2017, já sob o protocolo mais atual.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O TOYOTA COROLLA

  • 10/2017 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 5 Estrelas – NOTA MÁXIMA

8 – Fiat Mobi

fiat mobi fiasco de vendas

O Fiat Mobi não encontra muitos fãs, nem mesmo entre os entusiastas da marca italiana. Construído sobre a plataforma do Uno, lançado em 2011, o subcompacto foi concebido para ser sua versão encurtada, de proposta mais urbana. Após um início de vendas fracas, uma política de preços mais competitivos fez o modelo entrar no top 10.

Lançado em 2015 para substituir o clássico Uno Mille, o Fiat Mobi já nasceu tecnologicamente defasado em quase todos os aspectos. Inclusive na plataforma do “Novo” Uno, cujo projeto se aproxima dos dez anos de lançamento, cujo resultado de uma estrela para adultos e duas para crianças mostra o peso da idade.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FIAT MOBI

  • 08/2017 –  Adultos  – 1 estrela/ Crianças – 2 Estrelas

9 – Jeep Compass

jeep compass nota crash test

Em julho de 2015, o irmão de plataforma do Jeep Compass, o Renegade, obteve nota máxima nos testes do LatinNCAP, algo notável em um tempo no qual a segurança veicular ficava em segundo plano. Em março de 2018, outro modelo que divide plataforma com o Compass, a picape Fiat Toro, obteve quatro estrelas para adultos e crianças nos testes mais recentes, uma ótima marca.

Apesar de o Jeep Compass não ter sido submetido a testes, ele é construído em uma plataforma moderna e os veículos com os quais a divide foram bem avaliados.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O JEEP RENEGADE

  • 07/2015 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 5 Estrelas

10 – Honda HR-V

honda hr-v nota crash test

Marcas de origem japonesa vendem projetos globais no Brasil. Com vistas a obter a homologação em mercados de alta exigência de autoridades e consumidores, a Honda logra êxito em fabricar veículos exemplares em matéria de proteção aos ocupantes.

O Honda HR-V obteve nota máxima para adultos e crianças nos ensaios realizados em novembro de 2015, ainda sob as regras anteriores. Com os aprimoramentos constantes, obteria notas exemplares no protocolo atual, dada a ênfase da marca na proteção aos ocupantes.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O HONDA HR-V

  • 11/2015 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 5 Estrelas

MENÇÕES HONROSAS

Para os consumidores que colocam a segurança veicular  como um item decisivo para a aquisição de um veículo, à frente de fatores como preço de compra e manutenção, design e facilidade de revenda, a lista abaixo traz as melhores opções de carros com nota máxima de segurança, os quais não constam no Top 10 e/ou foram lançados a partir de 2018.

Volkswagen Polo

polo 200 tsi 2018 alternativas compra

O Gol oferece baixa proteção aos ocupantes, dada a idade do projeto. Por sua vez, o “irmão” Polo oferece o estado-da-arte em segurança veicular para a linha Volkswagen.

Seus companheiros de linha up! e Golf também obtiveram excelentes notas em todos os testes realizados ao redor do mundo, conferindo à linha Volkswagen um padrão de excelência em segurança veicular. O consumidor que valoriza a proteção em acidentes deve esquecer o Gol e optar pelos demais modelos da linha.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O VOLKSWAGEN POLO/VIRTUS

  • 01/2018 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 5 Estrelas – NOTA MÁXIMA

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O VOLKSWAGEN GOLF

  • 03/2017 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 5 Estrelas

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O VOLKSWAGEN UP!

  • 01/2014 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 4 Estrelas

Ford Focus, Fiesta e EcoSport

Ford Focus Mk3 crash test

Apesar da idade do teste, datado de novembro de 2013, a excelente nota obtida pelo Ford Focus foi de cinco estrelas para adultos e quatro para crianças. Os modelos Fiesta e EcoSport também obtiveram boas notas.

Enquanto o SUV compacto conquistou o mesmo número de estrelas do hatch médio no ensaio de novembro de 2013, o hatch obteve quatro estrelas para adultos e crianças. Apesar da antiguidade dos testes, as marcas permanecem boas para os parâmetros atuais.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FORD FOCUS

  • 11/2013 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 4 Estrelas

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FORD ECOSPORT

  • 11/2013 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 3 Estrelas

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FORD FIESTA

  • 06/2012 –  Adultos  – 4 estrelas / Crianças – 4 Estrelas

Honda Fit e City

melhores compras de carro racionais honda fit frente

Reiterando o esmero que a Honda aplica na proteção aos ocupantes de seus modelos compactos, os irmãos de plataforma do utilitário esportivo HR-V – o hatch Fit e sedã City – também obtiveram ótimas notas nos ensaios da LatinNCAP, conquistando a menção honrosa nas melhores escolhas em matéria de segurança veicular.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA OS HONDA FIT E CITY

  • 11/2015 –  Adultos  – 5 estrelas / Crianças – 4 Estrelas

Toyota Etios

melhores compras de carro racionais toyota etios sedan frente

A Toyota sempre demonstrou preocupação com a segurança dos ocupantes de seus modelos. Seu compacto não escapa ao padrão da marca e recebeu diversos aprimoramentos no ano passado. Em 2012, obteve boa avaliação para o protocolo vigente à época.

Mesmo sem passar pelo reteste, a repetição das boas notas é esperada, dada a ênfase que as equipes de vendas do fabricante nipônico dão à segurança de seus modelos, quase todos classificados com a nota máxima.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O TOYOTA ETIOS

  • 10/2012 –  Adultos  – 4 estrelas / Crianças – 2 Estrelas

Fiat Toro

fiat toro crash test 2018

As picapes da Fiat, Strada e Toro, lideram o ranking de vendas da categoria. Da caminhonete compacta, cuja plataforma deriva do Palio lançado em 1996, não se espera mais do que zero estrela em um teste atual.

No caso do modelo lançado em 2015, o qual compartilha plataforma com os modelos da Jeep, as notas se mostram muito boas: quatro estrelas para adultos e crianças no protocolo mais recente. Os modelos Fiat e Jeep representam, portanto, boas escolhas em matéria de segurança veicular.

RESULTADOS DO LATINNCAP PARA O FIAT TORO

  • 03/2018 –  Adultos  – 4 estrelas / Crianças – 4 Estrelas

Fonte dos resultados: SITE DA LATINNCAP

A VIDA E A SAÚDE IMPORTAM MAIS QUE CONFORTO E STATUS

Infelizmente, o consumidor brasileiro ainda não adquiriu o hábito de checar o desempenhos em crash tests dos veículos que possui ou deseja comprar, a exemplo dos consumidores alemães, japoneses ou norte-americanos.

Ao ser indagado sobre a importância dos equipamentos de segurança, o motorista padrão a reconhece prontamente. Entretanto, na hora de buscar um modelo e escolher os equipamentos, ele privilegia itens como design, acessórios de estética, centrais multimídia, equipamentos de conforto e conveniência, custo de manutenção e facilidade de revenda, relegando os dispositivos de proteção aos último lugares.

Em conjunto com a consciência ambiental, a segurança veicular aparece nas últimas posições nas preferências do consumidor brasileiro. Por aqui, ainda não se desenvolveu a mentalidade de priorizar a saúde e segurança das pessoas em detrimento de estética, conforto e status que os veículos proporcionam.

O avanço gradativo da proteção oferecida aos ocupantes de automóveis, utilitários e comerciais leves e pesados explica a queda nas fatalidades entre ocupantes destes veículos, na contramão da explosão de mortes entre motociclistas. Apesar de o motorista  local desprezar a segurança veicular, ela tem cumprido seu papel na redução de acidentes com vítimas.

Apesar do reconhecimento da importância de se escolher um carro seguro, na prática as prioridades são outras. Os alemães reduziram as mortes no trânsito em mais de 80% em trinta anos com a ênfase em segurança veicular. Algo semelhante pode ocorrer aqui ao implantar o mesmo padrão de educação automotiva.

O BRASILEIRO ESCOLHE CARROS SEGUROS?

Nesta pesquisa da consultoria automotiva J.D. Power, a segurança veicular não aparece entre as prioridades do motorista brasileiro. O primeiro item na lista de prioridades é a qualidade. Isto leva à seguinte conclusão:

De fato, muitos brasileiros compram carros com alto nível de proteção aos ocupantes, mas de forma involuntária.

Os modelos de maior valor agregado, como sedãs e hatches médios e SUV´s compactos entregam, em sua maioria, bom nível de proteção. Isso posto, a probabilidade de se adquirir um modelo seguro se aproxima dos 100%.

Os modelos de entrada merecem atenção redobrada, pois existem modelos muito seguros e outros com avaliações sofríveis nos crash tests. Devem ser avaliados um a um e separados os que oferecem boa proteção dos conhecidos como “bateu, morreu”.

Modelos de alta qualidades costumam obter boas notas em crash tests. Assim, a busca por veículos de alta qualidade tem levado os consumidores a escolher veículos mais seguros, a despeito da falta de conhecimento sobre o assunto, por parte da grande massa de condutores.

Em resumo, o consumidor brasileiro busca comprar a qualidade e leva a segurança de brinde.

Gostou do artigo? Cadastre seu e-mail em nossa lista, na caixa “Seguir Educação Automotiva”, no rodapé da página e receba os novos artigos em tempo real.

Curta também a página do Educação Automotiva no Facebook e confira nossos memes sobre o mondo automotivo!

 

 

Anúncios

5 comentários em “Crash tests da LatinNCAP: os 10 carros mais vendidos do Brasil em 2017 são seguros? Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: